Despertar #01 || Octávia E. Butler

Despertar - Livro 01 || Xenogênese #01 || Ficção Cientifica , Sci-Fi || Octavia E. Butler  || 352 || 2018 || Morro Branco 

Sinopse:
Há vida inteligente lá fora e é ela que salva a humanidade de si mesma.
Quando Lilith Iyapo desperta após 250 anos de animação suspensa, descobre que o planeta Terra e os seres humanos sobreviventes de uma guerra catastrófica estão sob a guarda dos Oankali, uma espécie alienígena com habilidades e tecnologias tão impressionantes quanto sua aparência é repulsiva.
Lilith foi escolhida para despertar e preparar outros seres humanos para finalmente retornarem ao planeta natal. A Terra está novamente habitável há pouco, porém em condições bem diferentes do que conheciam. Assim, os humanos precisarão desenvolver suas habilidades de sobrevivência, enquanto Lilith terá que superar as próprias suspeitas para liderá-los nessa nova etapa – além de decidir se vale a pena andar sobre a linha do que nos define como humanos.

Em Despertar vamos acompanhar a história de Lilith, uma jovem que se encontra presa em um ciclo de acordar e dormir, ela não sabe onde está, e quem a levou, mas sabe que cada despertar é diferente do anterior, e que seus captores não se apresentam pessoalmente, mas a questionam através de um auto falante. ⁣⁣

Quando enfim seus captores resolvem aparecer, Lilith acredita estar em um pesadelo horrível, nada do que ela imaginou alcançaria a realidade de ter sido “resgatada” por extraterrestres antes da terra que ela conhecia ser distruída pela ganância do homem. ⁣

Lilith então é convidada a conviver com esses seres, entender como eles funcionam e o que reservam para a humanidade, ela foi despertada para um fim e para isso precisa ser treinada. Após ser treinada e se adaptar a espécie, Lilith recebe a missão de escolher e despertar novos humanos e treiná-los para aprender a sobreviver na nova Terra e conviver com seus parceiros Extraterrestres. ⁣

Mas o acordo é vago, eles dizem não quererem dominar a Terra, mas nada fica explícito, e nossa protagonista não sabe se quer ajudar ou fugir, e se quer fugir como faria isso? Ela precisa de aliados, e para isso precisar escolher bem que despertar, mesmo que todas as chances já estejam contra ela.

Toda vez que leio um livro da Octávia fico embasbacada com a sua narrativa e as coisas que foram criadas se levado em consideração a época em que o livro foi escrito, toda a tecnologia abrangida nesse livro, e temática, são coisas muito além do seu tempo. ⁣Octavia como sempre cria um mundo espetacular até mesmo pra nossa época, além de personagens que estão sempre fazendo o leitor questionar o certo e o errado.

A leitura é rápida, mas o contexto é complexo e nos faz refletir sobre vários aspectos da nossa vida, o nome dado a personagem, é uma analogia a Lilith original e o significado de seu nome. Durante vários momentos da leitura, me senti incomodada com os acontecimentos, mas Octávia cria um enredo extraordinário, que te confunde e ao mesmo tempo te encanta. ⁣

Você vai querer julgar a personagem em algum momento, mas no decorrer da trama o próprio leitor fica dividido entre a razão e a emoção, o certo ou o errado. o que é certo ou errado? ⁣Lilith não possui mais nada, é uma mulher fragilizada que perdeu a família, os filhos e o mundo onde vivia, quando acorda ainda possui suas lembranças, talvez uma jogada dos Extraterrestres para que ela ainda possuísse o extinto maternal e ajudasse a causa? 

Despertar é o primeiro livro da Trilogia Lilith's Brood, e pelo andar da carruagem nos promete muitas emoções e explicações com relação aos Oankali e o que eles realmente querem, além de misturar nossas espécies. 





Livro 02 - Ritos de Passagem 
Nesta sequência de Dawn, Lilith Iyapo deu à luz o que parece ser um garoto humano normal chamado Akin. Mas Akin realmente tem cinco pais: um homem e uma mulher, um Oankali masculino e feminino e um Ooloi sem sexo. Os Oankali e Ooloi fazem parte de uma raça alienígena que resgatou a humanidade de uma guerra nuclear devastadora, mas o preço exato é alto, pois os alienígenas são obrigados a fundir geneticamente suas espécies com outras raças, alterando drasticamente as duas.
Em uma Terra reabilitada, esta "nova" raça está surgindo através do acasalamento humano / Oankali / Ooloi, mas também existem humanos "puros" que escolhem resistir aos alienígenas e à salvação que eles oferecem. Esses resistentes são esterilizados pelos Ooloi para que eles não pode reproduzir o defeito genético que leva a humanidade a se destruir, mas, caso contrário, são deixados em paz (a menos que se tornem violentos).
Quando os resistentes sequestram o jovem Akin, os Oankali optam por deixar a criança com seus captores, pois ele é o mais "humano" das crianças Oankali decidindo se os resistentes devem devolver sua fertilidade e liberdade, mesmo que apenas se destruam. novamente.
Este é o segundo volume da série Xenogenesis de Octavia Butler, um conto poderoso da existência alienígena.


O futuro de ambos, seres humanos e Oankali, repousa na metamorfose bem-sucedida de um ser jovem na vida adulta.
Livro ainda não publicado no Brasil 

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Olá eu nunca li nada da autora mais tenho muita vontade de conhecer seus trabalhos, adorei sua resenha e opinião sobre a obra e anotei aqui para tentar comprar a série!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que interessante. A cada resenha que leio dos livros dessa autora fico mais curiosa. Não leio muitos livros nesse estilo, mas os poucos que li foram marcantes, sei que cada autor tem seu estilo mas acabei lembrando de 'A Hospedeira' que li e gostei muito.
    Parabéns pela leitura e valeu pela ótima dica!!!

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem?
    Eu AMO uma trilogia! Fiquei feliz em descobrir essa aqui no seu blog. Já coloquei na minha lista, pois amo leituras que me deixam dividida, sem saber o que sentir e sem saber se opto pela razão ou emoção, rsrs. Vai entender essa minha mania...


    Beijos!
    www.entresinopses.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Kelly!
    Já ouvi falar desse livro, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler, ela sua resenha deu para perceber que tem muitas emoções envolvidas e o que mais pesa na história no meu ponto de vista é Lilith ser a escolhida, treinada e para treinar outras pessoas, ela deve ser muito especial. Estou curiosa para saber mais dessa ficção e desvendar o que tem por trás desses extraterrestres, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Estou com esse livro na minha eterna lista de livros para ler... Tenho visto tantos elogios a escrita e temáticas abordadas que é difícil não querer ler!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre