[Resenha] Sete Minutos Depois da Meia-Noite - Patrick Ness

Sete minutos depois da meia-noite || Histórias são criaturas selvagens || Fantasia , Infanto juvenil , Terror  || Patrick Ness || 160 || 2016 || NOvo Conceito

Sinopse:
Conor é um garoto de 13 anos e está com muitos problemas na vida. 
A mãe dele está muito doente, passando por tratamentos rigorosos. Os colegas da escola agem como se ele fosse invisível, exceto por Harry e seus amigos que o provocam diariamente. A avó de Conor, que não é como as outras avós, está chegando para uma longa estadia. E, além do pesadelo terrível que o faz acordar em desespero todas as noites, às 00h07 ele recebe a visita de um monstro que conta histórias sem sentido.

O monstro vive na Terra há muito tempo, é grandioso e selvagem, mas Conor não teme a aparência dele. Na verdade, ele teme o que o monstro quer, uma coisa muito frágil e perigosa. O monstro quer a verdade.

Baseado na ideia de Siobhan Dowd, Sete minutos depois da meia-noite é um livro em que fantasia e realidade se misturam. Ele nos fala dos sentimentos de perda, medo e solidão e também da coragem e da compaixão necessárias para ultrapassá-los.

L
ogo quando vi a capa do livro e o trailer, me encantei logo de cara, fantasia sempre foi um dos meus temas favoritos, mas esse livro é muito mais que uma fantasia, é uma história sensível e tocante como jamais vi.


Mas o que é um sonho Conor O'Malley? (...) Quem pode dizer que a vida real é que não é um sonho?


Conor tem apenas 13 anos, sofre bullying pesado no colégio e ao mesmo tempo parece ser invisível aos olhos de todos, e tudo isso acontece porque todos descobriram que sua mãe está com câncer, já em estado avançado ela passa por tratamentos e enquanto isso, ele só deseja ser tratado e visto como um criança normal, ser punido como todos quando fazem coisas erradas, mas isso não acontece.

Todas as noites Connor tem um pesadelo, até que em uma noite um monstro aparece em sua janela, o acordo é simples, o monstro lhe contará 3 histórias e no final Connor deverá lhe contar a quarta história, a sua verdade, o seu pesadelo.


Não se trata do que quero de você, Conor O'Malley - disse. - É que você quer de mim.


A partir daí, Conor será visitado pelo monstro durante algumas noites, e as 3 histórias serão contadas, cada história possui uma lição imposta, um segredo a ser revelado, mas Conor não tem medo do monstro, porque ele já viu monstros piores.

Sonho? Imaginação? Válvula de escape? Confesso que finalizei a leitura sem chegar a uma conclusão de o que realmente era o Teixo gigante, mas uma coisa era fato, ele se levantou para ajudar Conor e fez isso com esplendor!

A história de Siohban Downd e finalizada por Patrick Ness, é impressionante, possui uma sensibilidade genuína, um livro que ao primeiro olhar, parece apenas uma aventura, se torna no decorrer do enredo uma lição de moral e sobrevivência, com falas incríveis e personagens fortes, 7 minutos depois da meia noite me arrancou lágrimas e soluços.

As histórias nunca acabam como Conor deseja ou espera, acabam como deveriam lhe ensinando uma lição que no inicio não fica tão clara aos olhos do leitor nem aos de Conor, há todo momento o Monstro diz que esta ali porque foi chamado, e em alguns momentos cheguei a me perguntar se o Teixo não seria uma representação de Deus, suas falas e suas lições me fizeram refletir muito sobre isso.

Conor esta passando por um momento muito difícil, e a forma que ele irá vencer essa luta e vencer seus medos mais profundos é linda e tocante.

Após ler o livro fui assistir o filme, eme admirei muito por encontrar cenas tão perfeitas e parecidas com as da obra, algumas coisas foram acrescentadas, mas ainda sim a obra esta uma cópia perfeita da obra e merece ser assistida.




A edição da Novo Conceito esta linda, folhas amareladas, fonte confortável e diversificada para representar a fala do monstro, revisão impecável. O livro é bem curtinho, então como gostamos de dizer, é uma leitura para uma sentada só.

Se você gosta de livros que te fazem refletir as belezas da vida, e as tristezas também, que lhe traz questionamentos inteligentes e sensíveis, esse livro com toda certeza deve ocupar sua cabeceira. Um livro para a vida, seja ela qual for.


Sua mente vai acreditar em mentiras agradáveis e ao mesmo tempo vai reconhecer as verdades dolorosas que tornam essas mentiras necessárias. E sua mente vai puni-lo por acreditar nas duas coisas.


Resenha postada em parceria com o Blog Quem lê, sabe porquê


Um comentário:

  1. Obrigado pela resenha. Esta é uma história extraordinária, por isso quando soube que estrearia o filme A Monster Calls eu quería assistir é umo dos melhores filmes de fantasia , soube que devia vê-la. Parece surpreendente que esta história tenha sido real, considero que outro fator que fez deste um grande filme foi a atuação do Lewis MacDougall, seu talento é impressionante.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre

Tecnologia do Blogger.