Mulheres Difíceis || Roxane Gay

Mulheres Difíceis || Contos || Roxane Gay || 240 || 2019 || Globo Livros 


Sinopse:
Uma coletânea de histórias de força e beleza raras assinada por Roxane Gay, uma das mais relevantes e extraordinárias vozes da literatura contemporânea.
As personagens dos vinte e um contos magistrais reunidos em Mulheres difíceis vivem tanto cercadas por privilégios quanto na pobreza, estão em casamentos amorosos ou criminosos, são assombradas pela chantagem emocional ou pelos fantasmas que habitam suas próprias mentes. Entre elas, estão uma mulher casada que finge não ver quando o marido troca de lugar com seu irmão gêmeo; uma universitária que faz um bico como stripper e tenta afastar um cliente “excessivamente zeloso”; uma engenheira negra que se muda a trabalho para uma cidade majoritariamente branca e enfrenta a perversa curiosidade de seus colegas e a dificuldade de deixar o passado para trás.
De um clube da luta para garotas a um condomínio de luxo na Flórida, onde a principal ocupação dos vizinhos é investigar a vida alheia, Roxane Gay dá voz a um coro de mulheres inesquecíveis — muitas das quais refletem traços da sua própria trajetória —, compondo um panorama impressionante e ousado do que é ser mulher nos dias hoje.




Essa é minha primeira experiência com a autora, e apesar de não me sentir confortável com contos, muitas vezes testo a experiência dependo do tema abordado, e quando vi a sinopse da obra, fiquei bem curiosa com as mulheres apresentadas.

Roxanne tem uma escrita crua e empoderada, sem meias palavras ela vai descrevendo a vida de personagens que poderia ser apenas fictícia, mas que na nossa alma sabemos que não é. Mulheres que foram abusadas e lutam para esquecer o passado, mulheres que vivem com pouco, seja pouco dinheiro ou pouco afeto. Mulheres que passaram por perdas terríveis e que só encontram na dor a força para viver.

O livro é coletânea de contos viscerais e cruéis, histórias tristes e marcantes, personagens fortes e guerreiras que usam máscaras, que fingem não sentir ou não ver e ouvir para se manterem vivas ou confortáveis.

No livro você vai encontrar todos os tipos de histórias, coisas inimagináveis e assustadoras. Com alguns contos me identifiquei logo de cara, ou consegui compreender com maior facilidade os acontecimentos que permeavam as personagens, já outros me senti confusa e quebrada, de alguma forma desacreditada, mesmo sabendo que por trás dessa ficção existe realidade.

O livro é a realidade crua de milhões de mulheres pelo mundo a fora, mulheres que se escondem, se camuflam ou se anulam por não ter o apoio da família, da sociedade ou dos amigos. Mulheres que sofrem apenas por terem nascido mulheres!! Uma realidade que entra ano sai ano parece que nunca vai mudar, um livro que tem que ser lido por todos e de todos os sexos! Um livro que mostra poucas mulheres, mas que representa todas elas.



Postar um comentário

5 Comentários

  1. Olá, eu tenho gostado muito de ler contos e fiquei bem interessada pelo livro, espero ter a oportunidade de ler em breve!

    ResponderExcluir
  2. Oiieee


    Já ouvi falar muito bem da autora, legal saber que a narrativa dela é forte, direta e crua, gosto assim. Não curto muito contos, mas a premissa é legal, quem sabe eu leia também. ´

    Beijokas

    Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não leio contos com frequência e admito que preciso ler mais do gênero.
    Não conhecia essa autora, mas gostei da proposta. Já adicionei na lista de desejados e quero ler quando surgir oportunidade.

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Oi Kelly.

    Sua resenha foi uma surpresa pra mim, pois não conhecia este livro e sua opinião despertou muito minha curiosa. Ainda mais sabendo que a edição contém contos. Com certeza quero conferir este livro. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kelly!

    Não conhecia esse livro, mas já estou tipo QUERO MUITO!!!!
    Acho que história deste tipo e temática são mais do que importantes, principalmente quando são verdadeiros e viscerais!

    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre