Ecos - Pam Muñoz Ryan

Ecos || Fantasia , Ficção , Jovem Adulto , Fábula || Pam Muñoz Ryan || 368 || 2017 || DarkSide Books 

Sinopse:
Ecos, da premiada escritora norte-americana Pam Muñoz Ryan, é uma fábula como há muito não se via – ou se ouvia. Um conto de fadas dark, que resgata o melhor da tradição dos irmãos Grimm, combinado com delicados momentos do século XX, como as duas grandes guerras e a Depressão econômica que assolou os Estados Unidos nos anos 1930. O resultado é uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música. A aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial — “a guerra para acabar com todas as guerras” —, quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa, que conhecia apenas das páginas de um livro, e acreditava ser apenas uma lenda. Como em um passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa. E Otto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca. Ao longo dos anos, o instrumento chega à mão de novos donos: um menino que vê o sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo; um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula; uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Personagens com dramas diferentes, mas um amor transformador pela música. Cada um à sua maneira, eles são afetados pela magia das três irmãs. Assim como os leitores do livro em todos os países em que ECOS foi lançado. Prepare-se para também ser arrebatado e enfeitiçado por essa fábula harmônica.



E depois de deixar ele por muito tempo apenas embelezando a minha estante, afinal ele é lindo e merece um lugar de destaque, finalmente peguei Ecos para ler, e apesar de não ter chorado do começo ao fim, foi impossível não derramar algumas lágrimas. 

O som da música é como a água encontrando um caminho, ele viaja em muitas direções.

Ecos é um livro intenso composto por 4 histórias incríveis, cada uma com seu drama e sua mensagem implícita nas páginas. A cada criança uma nova história e um elance mais forte que o outro.

Primeiro o rapaz que inicia toda a trajetória da gaita e que salva as irmãs da floresta, depois disso o jovem Frederich que possui um talento nato de ouvido absoluto, mas que é incompreendido pelas pessoas que o cercam e vê seus sonhos serem derrubados pela segunda guerra mundial, sempre ela e seus preconceitos e crenças destrutivas.

Depois temos dois órfãos que lutam para não se separarem, deixando por muitas vezes a oportunidade de ser adotados deixada de lado, para se manterem unidos. Dois irmãos que sofreram a perda de pessoas amadas e que não são mais capazes de perder um ao outro.

E por último uma jovem mexicana vivendo a loucura e a insegurança de ser imigrante em um país onde nada é fixo, se mudando de um lado para o outro com os pais e carregando consigo apenas o sonho de um dia ter um lar fixo e se tornar uma grande musicista. 

Todos precisam de um pouco de beleza e leveza, principalmente nas piores épocas.

Três vidas complementarmente diferentes tocadas pelo mesmo amor, o som... o título do livro diz muito da sua história, e todas as três são moldadas e levadas pelo amor à música.

Quatro jovens ligados pelo mesmo instrumento mágico, uma gaita que na primeira história carrega três irmãs mágicas enfeitiçadas, a mesma gaita que ao adentrar a vida das crianças de forma inusitada as transforma transformando os mesmos em artistas.

O livro é lindo, não posso dizer que não, e pra quem gosta de musica é um prato cheio de amor e melodia, mas de todas as histórias a dos órfãos foi a que mais me emocionou, não só pela crianças, mas pelo coração maltratado que elas conseguem abrir ao conquistar enfim um lar. Todas as histórias possuem seu toque de emoção é uma lição como toda fábula deve conter.

Com uma arte impecável, Ecos é um dos livros mais lindos que já vi e li em todos os sentidos, um enredo que toca e emociona, é uma arte que encanta e impressiona, um livro que merece estar em todos os lares e que merece ser lido por adultos e crianças sem moderação.


Postar um comentário

8 Comentários

  1. Oi, Kelly.
    Já tinha visto esse livro por aí, mas não tinha ideia de que ele seria tão emocionante assim!
    Adorei a premissa e a capa é realmente linda demais!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis,
      Quando comprei já tinham me dito que ele era lindo, mas confesso que segurei demais para ler. A capa é um show a parte hhahahaha

      Beijokas

      Excluir
  2. Oi Kelly!
    Já tinha visto o livro mas nunca me interessei por ele, pois a capa não me agradou muito. É a primeira vez que leio uma resenha sobre esse livro e fiquei surpresa sobre o enredo nem imaginava que seria esse tipo de história. Fiquei curiosa sobre as emoções que ele transmite, obrigado pela dica, vou procurar para ler, parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,
      Obrigada pela confiança, espero de verdade que goste da leitura, o livro é uma fofura.

      Beijokas

      Excluir
  3. Oi, Kelly.

    Já ouvi muita gente falando desse livro, mas na verdade nunca parei para ler uma resenha. A sua me chamou muita atenção! Fiquei mega feliz em saber que o título do livro faz jus ao conteúdo. Isso deixa aquela sensação de ansiedade para ler logo, sabe? E ainda mais em saber que as histórias possuem uma ligação. Isso é incrível!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee,
      Então somos duas hahaha, vi várias pessoas falando positivo, mas nunca parei para ler nada sobre até ler ele, e confesso que já podia ter antecipado a leitura em meses hahaha.
      A história é linda, e a forma com que a autora termina é de tirar o fôlego, mas vale muito a pena.
      Espero que goste tanto quanto eu gostei.

      Beijokas

      Excluir
  4. Oi Kelly.

    A edição deste livro é linda e sabendo pela sua resenha que ele é composto por quatro histórias incríveis e intensa, só me resta tentar adquiri-lo logo para aventurar nas páginas. Obrigada pela dica e parabéns pela resenha. Ela aumentou minha vontade de conquistar o livro.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia,
      Obrigada, que bom que te cativei, espero que goste da leitura tanto quanto eu para fazer valer a confiança.

      Beijokas

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre