Resenha | A revolução dos Bichos HQ - Por Oddyr

A revolução dos Bichos  || Fábula , Política , HQs Graphic Novel || George Orwell por Odyr || 176 || 2018 || Quadrinhos na Cia 

Sinopse:
A obra-prima de George Orwell adaptada para os quadrinhos. Clássico moderno, A revolução dos bichos ganha vida e movimento no traço do gaúcho Odyr. Ao narrar a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos, a obra mostra como o conflito os leva a uma tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.
Odyr passou os últimos anos envolvido numa empreitada desafiadora: transformar em quadrinhos um dos maiores clássicos da literatura mundial, A revolução dos bichos. Em tinta acrílica, fazendo com que cada página se tornasse uma verdadeira obra de arte, Odyr deu forma à narrativa de George Orwell ― e a personagens antológicos como os porcos Napoleão e Bola-de-Neve. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945, essa breve narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. Mas não só. Mais de sessenta anos depois, A revolução dos bichos se tornou uma alegoria universal sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão de grandes ideias e projetos de revolução política.

Há muito tempo tenho curiosidade de ler A revolução dos Bichos, e se for colocar no papel, essa curiosidade já vem desde o tempo da escola, mas nunca tive a coragem suficiente, com medo de não conseguir me conectar a história, ou não conseguir compreender a mensagem implícita na obra.

Mas eis que esse ano as Hqs vem ganhando cada vez mais espaço não só nas editoras como nas estantes, e com o passar da experiência fui me tornando uma apreciadora da arte da Hqs, tanto por suas belezas e diferenças, como pelo fato de nessa modalidade as leituras acontecerem de forma mais leve e rápida, fluída e distraída, já que me alterno entre apreciar o texto e as ilustrações,  e com A Revolução dos Bichos por Oddyr não foi nada diferente.

O artista conseguiu captar a mensagem central da obra original e transmitir de forma leve e irreverente com cores e uma arte forte e marcante. O livro é um tipo de fábula que retrata a visão de Marx com relação ao governo do mundo. Em a Revolução dos Bichos os animais da Granja Solar estão cansados de serem dominados pelo humano Sr. Jones, então eles decidem criar uma revolução, a ideia é tomar a fazenda do humano e viverem cm uma democracia onde todos os animais tenham direitos e deveres e sejam felizes deixando de serem escravizados.



O problema é que o tiro sai pela culatra, após expulsar o humano os animais se veem trabalhando o dobro, tendo menos comida e sendo dominados por um porco ... Sim, agora a granja é administrada por um porco, um porco que mente, escraviza e ilude os ouros animais que acreditam estarem em melhor situação do que antes.

O livro possui uma sátira implícita em sua escrita, e o mais incrível é perceber que não importa quantas centenas de anos se passem o mundo continua igual e a sociedade continua tão cega e iludida quanto, estamos sempre lutando por um país melhor e igualitário e estamos sempre caindo na conversa de políticos que prometem o mundo e que quando chegam ao poder esquecem de tudo e pensam apenas em conseguir mais poder.

A revolução dos bichos é um livro que se mantém no auge há anos, não importa o quanto o mundo mude, os animais querem sempre uma nova revolução.

Uma leitura obrigatória para estudantes de história, e uma leitura repleta de conhecimento para aqueles que tem fome de saber, se ainda não conhece A Revolução dos Bichos se aventure e se identifique.



Resenha postada Originalmente no Quem Lê Sabe Porquê

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Oi!
    Sou extremamente apaixonada por este livro. É uma crítica social incrível! Acho que esse é o tipo de livro que todo mundo deveria ler. Adorei sua resenha e essa edição.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,
      Depois de me aventurar nesse quadrinho fofo, fiquei muito curiosa com a leitura do livro, e com certeza todo mundo deve ler, ainda mais levando em consideração o nosso país.

      Beijokas

      Excluir
  2. Esse livro é muito famoso e acrítica está sempre atual. Muito bom observar suas impressões. Com certeza a leitura através da HQ fica mais convidativa para quem não tem o hábito de ler clássicos. Parabéns pela leitura, resenha e dica maravilhosa. Amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Parece que vai século vem século e o mundo não muda né? As pessoas são tão inteligentes pra umas coisas e tão toupeiras para outras, mas fazer o quê?
      A leitura em HQ é realmente muito fácil e leve o que ajuda bastante, que bom que gostou da dica.

      Beijokas

      Excluir
  3. Oiee!
    Eu tenho inserido muito mais as HQs nas minhas leituras, ainda não é como eu gostaria, mas tenho amado a experiência.
    Anotei a dica desta, fiquei encantada com a história e as ilustrações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara,
      Também também tenho tentado incluir mais Hqs nas minhas leituras, não só porque é muito bacana, mas porque a leitura é mais rápida, o que ajuda a gerar conteúdo no meio da correria hahahaha.
      Espero que curta a leitura.

      Beijokas

      Excluir
  4. Olá.

    Adorei sua resenha. Tenho que concordar com você que as HQs estão ganhando muito espaço e isso é perfeito! Digo por experiência própria que não lia tantos livros assim, mas ano passado li alguns e me apaixonei. Esse ainda não conhecia e já vou adicionar na listinha.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Na minha estante elas estão ganhando espaço também, acho leituras mais rápidas e dinâmicas também.

      Beijokas

      Excluir
  5. Oi Kelly.

    Amei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler este HQ. A revolução dos bichos contém uma história incrível e uma critica social importantíssima. Infelizmente eu não tenho o livro, li emprestado da biblioteca. Acho que vou adicionar o HQ na minha lista de desejados para conhecer o material gráfico do livro. Pela foto ele parece maravilhoso. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia,
      Eu tinha muita vontade de ler o livro, mas tinha medo de não gostar ou não compreender a leitura, então a HQ foi minha salvação porque matei dois coelhos com uma cajadada só! Se você leu a obra original e gostou, com certeza vai gostar dessa.

      Beijokas

      Excluir
  6. Oi Kelly, sua linda, tudo bem?
    Não acredito que eles conseguiram a liberdade em relação aos humanos para continuarem escravos só que agora do porco que provavelmente os enganou. Eu também sempre tive vontade de ler esse livro. Vou tentar encaixá-lo em minha leituras desse ano. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, Tudo e você?
      Obrigada Cila, que bom que gostou haha, poi é, e no final não fazemos o mesmo? Fugimos de um tirano para cair nas mãos de outro!

      Beijokas

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre