Resenha | A Princesa das Cinzas #01 - Laura Sebastian

A Princesa das Cinzas - Livro 01 || Ash Princess Trilogy #01 || Fantasia , YA , Romance || Laura Sebastian || 352 || 2018 || Arqueiro 


Sinopse:
A jovem Theodosia tem seu destino alterado para sempre depois que seu país é invadido e sua mãe, a Rainha do Fogo, assassinada. Aos 6 anos, a princesa de Astrea perde tudo, inclusive o próprio nome, e passa a ser conhecida como Princesa das Cinzas.
A coroa de cinzas que o kaiser que governa seu povo a obriga a usar torna-se um cruel lembrete de que seu reino será sempre uma sombra daquilo que foi um dia. Para sobreviver a essa nova realidade, sua única opção é enterrar fundo sua antiga identidade e seus sentimentos.
Agora, aos 16 anos, Theo vive como prisioneira, sofrendo abusos e humilhações. Até que um dia é forçada pelo kaiser a fazer o impensável. Com sangue nas mãos, sem pátria e sem ter a quem recorrer, ela percebe que apenas sobreviver não é mais suficiente.
Mas a princesa tem uma arma: sua mente é mais afiada que qualquer espada. E o poder nem sempre é conquistado no campo de batalha.


Logo quando vi a capa de Princesa das Cinzas, me senti tentada a me aventurar nessa história, sou fanática por fantasias, e já li várias onde as mulheres são grandes protagonistas, e apesar das posições negativas com relação a nossa protagonista, tenho meu ponto de vista.

Thora é conhecida como A Princesa das Cinzas, quando era criança ela realmente era uma princesa, filha da Rainha de Astrea, uma terra que vivia em plena harmonia, até ser invadida e dominada pelos Kalovaxianos, um povo que distribui destruição por onde passa e abusa das terras até não existir mais vida.

Depois do assassinato de sua mãe, Theodosia foi criada como uma escrava de luxo, mantida em cárcere no castelo dos Kalovaxianos com o intuito de manter seu povo sobre controle, se eles achassem que a única rainha sobrevivente estava confortável com a situação, eles também estariam e assim não haveriam rebeliões. E de certa forma ela estava, depois de passar dez anos sobre o controle do Kaiser perdendo as esperanças de fuga a cada rebelião, ela se torna um animal dócil e dominado, ela se torna Thora.


Thora é muito mais simples. Ela é vazia, sem passado ou futuro. Sem desejos. Sem raiva. Somente medo. Somente obediência.


Mas algo surpreendente acontece, o Kaiser capturou mais um Astreano, mas esse não é qualquer um, é o pai de Thora, sua última esperança de liberdade, aquele que ela acreditava estar morto, e que estará em breve pelas suas próprias mãos. Matar seu próprio pai, desperta algo há muito adormecido dentro da jovem princesa. Um sentimento de repulsa e revolta desperta a princesa das cinzas que se vê obrigada a lutar para honrar seu pai e seu povo e conquistar vingança contra os Kalovaxianos.
Theodosia terá ajuda nessa sua nova jornada, um amigo há muito perdido que retorna para salvá-la, juntos eles criarão um plano de fuga e vingança quase perfeito, se não fosse pelos sentimentos confusos da princesa.

Levando em consideração os comparativos do livro, confesso que ele gera tremendas expectativas, sou fã de Jogos Vorazes e imaginar uma nova Katnes me levou ao êxtase, mas nem de longe Theodosia se equipara, apesar das duas terem despertado para a guerra em algum momento, Katnes não fraqueja e não repensa, ela sabe quem é seu inimigo e sabe o que tem que fazer, já Theodosia fica dividida entre sua vingança e seu conforto, o medo de ser vencida e se ver sendo torturada mais uma vez a deixa em cima do muro, sem falar nos seus sentimentos por sua amiga, filha do homem que matou sua mãe e o jovem príncipe.

Thora passou 10 anos sendo torturada e maltratada, apesar de viver dentro do castelo, era vigiada 24 horas, usada como troféu em cada festa ou banquete, sendo apresentada com uma coroa de cinzas, uma forma de chacota a sua mãe, a Rainha do Fogo, além do que, a cada rebelião Astreana, a menina é espancada como forma de represália. Se isso tudo não for o suficiente para apagar a chama da vida de alguém, eu não sei o que mais poderia ser... Então é claro que ela não vai virar uma revolucionária da noite pro dia, e sim, isso torna a protagonista confusa e até mesmo irritante.


Sou um cordeiro na toca do leão e não sei se sou capaz de sobreviver.


Theo se sente travada pelo medo, e por mais que saiba o que deve fazer, ela não sabe como ou se deve, se vale o risco ou se é melhor continuar na vida que já está habituada, afinal ela não tem mais ninguém, e é aí que Blaise entra, seu amigo de infância que prometeu protegê-la, dando um pouco de sentido a luta e a fuga.
Eu vi muitas críticas com relação a história e ao comportamento da protagonista, mas dentro do contexto ele faz total sentido pra mim, as pessoas conseguem entender alguém se apaixonar pelo seu sequestrador, mas não conseguem compreender o medo? Thora não é a melhor protagonista do mundo, mas prevejo que no segundo livro ela estará mais madura e mais corajosa, depois da metade do livro, mudanças sutis já começam a acontecer e é possível perceber que a autora está dando um novo rumo a vida da princesa.

Apesar de todas as críticas e dos momentos em que quis dar um bom tabefe em Thora, eu gostei da história e estou ansiosa pela continuação. A autora soube trabalhar os personagens e as cenas de suspense, em praticamente todos os momentos do livro, a confusão e indecisão da princesa tornam tudo muito nebuloso, o que faz com que o leitor não se sinta seguro em chutar o final, sendo assim só posso dizer que me surpreendi com os últimos acontecimentos que sem dúvidas foram de tirar o fôlego.

Com uma escrita curta e direta a autora leva o leitor em uma viagem cheia de dor e medo, mas acima de tudo cheia de aventura e fantasia, em um mundo incrível e avassalador. Com uma capa que representa perfeitamente a obra, Princesa das Cinzas com certeza foi uma leitura muito boa e que super indico para quem gosta do gênero.


Meu nome é Theodosia Eirene Houzzara e, como minha mãe e todas as minhas antepassadas antes dela, sou uma Rainha do Fogo, com o sangue de um deus nas veias.


 Lady Smoke - Livro 02


O Kaiser assassinou a mãe de Theodosia, a Rainha do Fogo, quando Theo tinha apenas seis anos. Ele tomou o país de Theo e a manteve prisioneira, coroando sua Ash Princess - um animal de estimação para brincar e humilhar por dez longos anos. Essa era acabou. O Kaiser achou seu prisioneiro fraco e indefeso. Ele não percebeu que uma mente afiada é a arma mais mortal.
Theo não usa mais uma coroa de cinzas. Ela tomou de volta seu título de direito, e um refém - Prinz Soren. Mas seu povo continua escravizado sob o domínio do Kaiser, e agora ela está a milhares de quilômetros de distância deles e de seu trono.

Para recuperá-los, ela precisará de um exército. Só garantir um exército significa que ela deve confiar em sua tia, o temido pirata Dragonsbane. E de acordo com Dragonsbane, um exército só pode ser produzido se Theo levar um marido. Algo que uma rainha astreana nunca fez.

Theo sabe que a liberdade tem um preço, mas ela está determinada a encontrar uma maneira de salvar seu país sem se perder.

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Um livro de fantasia com uma grande premissa.
    Já inclui na minha lista de leituras e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Olá, que premissa mais interessante, eu não sou muito ligada em fantasias e venho buscando mudar isso, então depois da sua resenha o livro certamente foi pra minha lista de próximas leituras, apesar das suas críticas construtivas, acho que eu vou simpatizar bastante com a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Day,
      Sou viciada em fantasia hahahahaha, to sempre com uma debaixo do braço, e por ser fã de Jogos Vorazes nem pensei antes de me jogar na leitura. Espero que goste da leitura, depois me conta o que achou.

      Beijokas

      Excluir
  3. Olá, a premissa é bem interessante mais eu não tenho costume em ler livros de fantasia, porém estou bem curiosa com esse livro e vou anotar a dica pois quero sair da minha zona de conforto e acho que fantasia é uma boa pedida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara,
      Eu amo fantasia, se quiser umas dicas, tem vários aqui no blog que podem te ajudar a se inserir nesse mundo fantástico.

      Beijokas

      Excluir
  4. Oi Kelly.

    Eu ainda não tinha lido nenhuma opinião sobre este livro e gostei bastante da sua resenha. Ela trouxe informações interessantes, especialmente sobre as cenas de suspense. Fiquei bem curiosa pela história. Vou adicionar na minha lista de desejados.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia,
      Que bom que gostou da resenha, espero que goste da leitura, o livro é bem legal apesar dos pesares hahahah.

      Beijokas

      Excluir
  5. Oi! Entendi perfeitamente seu ponto de vista! e concordo com ele! Adorei a premissa da história, e quero muito ler. A ideia de uma protagonista mulher, nessa situação, onde teve sua família destruída, e ficou a vida toda presa, e depois consegue forças pra lutar por seu reino e sua vida, é muito atrativa pra mim. As capas são maravilhosas, espero que a segunda acompanhe essa arte tão linda!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Oiiii,

    Não sou muito de ler fantasia, mas esse foi um lançamento que me chamou muita atenção, agora lendo a sua resenha, eu percebo que vale mesmo a pena conhecer a história.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Oi Kelly sua linda, tudo bem?
    Ontem mesmo vi uma crítica negativa do livro. Mas sua resenha está impactante e quando você disse que as pessoas entendem o amor pelo sequestrador e não o medo, foi uma tapa de luva de pelica, risos... Ninguém pode imaginar uma tortura e humilhação durante anos sem fim e não ter esperança para obter liberdade. Dizer que é difícil estar na situação dela não chega nem perto. Espero poder ler o livro e gostar como você. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  8. Olá.

    É a primeira resenha que leio deste livro e me despertou muito interesse! Acho que eu sentiria vontade de bater na personagem principal também haha. Gostei de saber que a escrita da autora é curta e direta. Isso só deixa a leitura mais prazerosa.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros com bastante aventura e fantasia! E essa sinopse me conquistou logo de cara por falar que a princesa tem a mente mais afiada que qualquer espada, já me instigou! A confusão e indecisão da princesa acho que vão me irritar um pouquinho, mas mesmo assim acho que o livro vai me conquistar, espero ter logo a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre