[Resenha] Me Poupe! - Nathalia Arcuri

Me Poupe! || 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso. || Economia e Finanças || Nathalia Arcuri || 176 || 2018 || Sextante 

Sinopse:
Ela começou a poupar aos 8 anos, de olho no carro que teria aos 18. Com 24, comprou seu primeiro apartamento à vista e ainda bancou todas as obras de acabamento. Aos 30, pediu demissão do emprego dos sonhos e montou o próprio negócio, um canal no YouTube. Tinha 32 quando conquistou o primeiro milhão de reais – e também o primeiro milhão de inscritos. Aos 35, pretende ter pelo menos 5 milhões (bem) investidos, garantia de independência financeira, ou seja: só trabalhará se quiser, no que quiser e quanto quiser.A história da jornalista e youtuber Nathalia Arcuri é ao mesmo tempo inspiradora, divertida e instrutiva. Dona de uma inteligência financeira extraordinária, lapidada com cursos de especialização e coachings, Nathalia começou a compartilhar suas táticas para poupar e investir primeiro no blog poupecomSara, em 2014. No ano seguinte, valendo-se de sua familiaridade com as câmeras – foi repórter e apresentadora no SBT e na Rede Record –, lançou o Me Poupe! no YouTube, inaugurando o conceito de entretenimento financeiro.Neste livro, pela primeira vez, Nathalia explora as causas da dinheiro fobia, um mal identificado por ela que corrói o relacionamento das pessoas com o dinheiro. Além disso, apresenta, de maneira simples e organizada, os dez passos que a levaram ao sucesso financeiro:
1) Fale sobre o dinheiro antes de o dinheiro faltar (e ele não vai faltar).2) Tenha objetivos claros.
3) Cuide do autoconhecimento. Só quem se conhece bem consegue definir prioridades e planejar a vida financeira.
4) Não faça desaforo para o dinheiro que você suou tanto para ganhar!
5) Me poupe, se poupe, poupe.
6) Nos juros compostos acredite.
7) Aprendizado tem que ser constante.
8) Esqueça o que te disseram sobre aposentadoria.
9) Assuma a responsabilidade e permita-se errar.
10) Agradeça e comemore todos os dias.


Há pouco tempo, induzida pela minha amiga Nana Garces, ( valeu amiga, você é o tipo de amiga que a Nathy recomenda! ) comecei a pesquisar sobre investimentos e suas peculiaridades, e assim descobri o canal Me Poupe!.

Muitas vezes o maior inimigo das suas conquistas é você mesmo.

Assisti alguns vídeos e pronto! Já estava apaixonada e 100% cativada a criar novas formas de lidar com o meu dinheiro, e assim parti para o livro que é a minha zona mais confortável.

Veja bem, eu nunca fui feliz com a minha vida financeira, sempre gastei mais do que devia e cada vez fui me afundando mais achando que gastar era uma compensação positiva, e até poderia dar uma sensação boa, até chegar o boleto ou a fatura do cartão, aí casei com o maridão, que logo no namoro já me chamou na chincha e me fez organizar meu saldo devedor! Esse querido marido que apelidei amorosamente de tio patinhas é meu exemplo, quando penso em como quero ser mais pra frente decididamente penso nele, e agora na Naty kkkk.

O livro é um breve resumo do que ela fez e faz que da certo, dicas de como economizar e se organizar, um manual daqueles que devem e aqui em casa com certeza vai, ficar na cabeceira da cama.

A obra é dividida em 11 capítulos, cada capítulo, um passo para a riqueza onde a Nathy explixa e exemplifica as dicas deixando o mais claro possível para seus leitores, principalmente aqueles que desconhecem o mundo da economia e seus termos.

Nathy nos conta como iniciou seu rico investimento aos 8 anos de idade em um porquinho porque queria ter um carro aos 18, e daí para frente ela vai nos mostrando aos poucos suas conquistas e as formas como ele foi descobrindo o mundo das finanças e crescendo dentro dele, se tornando hoje a Deusa Soberana das Finanças hahahahah.

Lembre-se: dinheiro é igual o cara gato. Você pode até ficar com ele por uma noite. Mas isso vai te fazer feliz para sempre?

Por quê? Simples... se ela conseguiu por que eu não posso conseguir? O importante como ela mesma ensina é ver o lado positivo das coisas, agregar as coisas boas, criar metas e se tornar fiel a elas, e isso é muita fé e tudo vai dar certo.

O livro possui uma linguagem rápida, clara e dinâmica, inserindo o leitor no conteúdo e ajudando o mesmo a compreender termos e informações que se fossem passadas por outra pessoa com certeza daria um nó no cérebro. O livro não é a fórmula mágica da riqueza, mas sem dúvida é a parte mais importante, o pontapé inicial, o momento em que você decide descobrir e enfim sair da sua zona de conforto.

Em Me Poupe! Nath passa por escrito tudo aquilo que ela já passou pelo canal, mas de uma forma didática. Esse não é um livro apenas para ler e guardar, durante a leitura a autora propõe atividades nas próprias páginas do livro para levar o leitor a conscientização dos seus gastos e da forma como gasta o seu rico dinheiro. Eu me vi em quase todos os casos exemplificados, e confesso que me sinto aliviada por ter finalizado a leitura e saber que nada está perdido.

As pessoas querem consumir, querem muito, o tempo inteiro, só não sabem por quê. 

Vem conhecer a Nath, se não gosta de ler, ( o que me faz perguntar porque está aqui ... ) assista seus vídeos no canal Me Poupe! E se deixe levar por essa experiência, perca o medo e invista, se arrisque e saia da zona de conforto, porque se com a Nathy deu certo por que com a gente não daria?

E é isso, espero que ano que vem eu possa dar um depoimento bacana de como consegui mudar minha vida financeira a partir desse passo inicial.


Postar um comentário

13 Comentários

  1. Tô doida pra ler esse livro, acompanho a Nat no canal e acho ela o máximo, me ajudou muuuito!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monyque,
      O livro é um resumão da história dela e dos videos, vale muito à pena ler, ela também está me ajudando bastante!!!

      Beijokas

      Excluir
  2. Olá,
    Eu estou de olho nesse livro, por mais que eu não leia livros de youtuber esse me chama atenção por falar de finanças e como eu preciso saber mais um pouco sobre isso esse me interessou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara,
      Também não tenho o costume, mas por ser um assunto diferenciado me senti atraída, assista ao canal dela, tem várias informações legais.

      Beijokas

      Excluir
  3. Muito legal conhecer a história de alguém que se planejou tão bem, colheu bons frutos e agora procura passar as dicas adiante. Confesso que não conheço tanto o universo dos YouTubers, mas a Nat ganhou um admirador.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amilton,
      Pois é, também não conheço, mas quando comecei a assistir os vídeos e pegar as dicas dela, fiquei fascinada, pode dar certo, e se não for pra ser milionária, que pelo menos seja estável economicamente.

      beijokas

      Excluir
  4. Já li muitos elogios a esse livro, e com certeza dicas assim só ajudam. Graças a Deus eu nunca tive problemas financeiros, mas minha mãe teve e algumas outras pessoas da família também. Mãe já se organizou =)
    Confesso que ainda não tive coragem de investir meu dinheiro que está na poupança, mas prometo avaliar melhor no próximo ano. Valeu pelas dica. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Já tive vários problemas hahaha, hoje me considero uma pessoa super evoluída por conseguir guardar, e também tinha medo, as já comecei os meus investimentos e estou adorando.

      Beijokas

      Excluir
  5. Olá,
    Com certeza esse é um livro apropriado para as pessoas(que não são poucas)que(como eu)não sabem como poupar com sabedoria o seu dinheiro. Eu quero muito ler esse livro e aprender. Ótima dica.
    Abrç

    ResponderExcluir
  6. Oiii tudo bem??

    Não sou acostumada a esse tipo de leitura, mas achei bem interessante.
    Nunca pensei em ler nada que me ajudaria a poupar (e olha que eu preciso em)
    Gasto todo meu dinheiro em livros.
    Adorei.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  7. Olá, livros que propõem uma reeducação quanto ao modo de vida não são novidades, mas essa obra da autora parece ser extremamente válida para esse cenário de estabilidade econômica que está presente no cotidiano da maioria dos brasileiros. Além disso, Arcuri também consegue incentivar o leitor, da forma mais prática possível, como usar uma situação de economia para gerar lucro.

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kelly! Definitivamente, preciso desse livro!

    Tem meses que eu super consigo controlar as finanças e em outros eu sou o desastre ambulante! Então acho que este livro me ajudaria a manter o foco e assim realizar muitos dos meus sonhos!!!

    Dica mais do que anotada!

    ResponderExcluir
  9. Menina, preciso desse livro pra ontem! Eu não sou nada organizada com minhas contas e muito menos com o meu dinheiro, ao invés de otimizá-lo, gasto como se não houvesse amanhã e odeio isso. Obrigada por essa dica tão valiosa!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre