[Resenha] Dias de Chuva - Carolina Mancini

Dias de Chuva || Fantasia , YA || Carolina Mancini || 324 || 2016 || Estronho 

Sinopse:
Se neste mundo existissem bruxas e feiticeiras, se existissem criaturas das trevas, matis e visagens e estivessem todos escondidos entre os prédios, na miséria e nos nossos sonhos, as escolhas seriam tão diferentes do que conhecemos?Julia nasceu no cerne de uma família desestruturada, fruto de vícios, fome e pobreza, mas também nesse mundo, onde a magia se esconde. Ainda criança, conhece Audrick, um jovem soturno e misterioso, que vendo nela um grande dom, intervêm em sua família criando planos e moldando seu destino. Porém, na margem desse caminho, Vânia, tio de Audrick (um homem pérfido e aliciador de jogos de azar) também escreve a trama. Com o tempo, a garota descobre seus próprios segredos e mistérios, até que precisará enfrentar seu maior e mais poderoso rival.Esta é uma história sobre humanidade, sobre caminhos e destino. Sobre busca e abandono. Sobre encontrar e perder-se. Sobre plantar e colher.

Há algum tempo atrás trouxe para vocês as minhas primeiras impressões do livro Dias de Chuva, esse ano a autora me enviou o exemplar e pude finalizar a leitura e trazer minhas impressões completas para vocês.

Julia é uma jovem de 8 anos que mora com sua mãe, dois irmãos e seu pai. Como uma grande parte das família brasileiras, ela mora na periferia, sua mãe faz faxina para pagar as contas, seus irmãos são doentes e seu pai um alcoólatra viciado em jogos.

Éramos um tanto silêncio, e outro tanto escuridão.

Tudo parece estar perdido, sua mãe esta sendo vencida pelo cansaço, seu pai tentou suicídio, Lucas seu irmão mais velho esta prestes a morrer de pneumonia por não ter os remédios para o tratamento e sua irmã mais nova esta desnutrida, e é nesse momento que um jovem estranho aparece para aparentemente ser o anjo da guarda dessa família.

Audrick é um jovem bonito porém misterioso, ele se diz sobrinho do dono da casa de jogos onde o pai de Julia gastou tudo o que eles tinham, aparentemente se sente culpado e se dispôs a ser o benfeitor da família.

Mas os sonhos só se realizam se, antes de tudo, nos permitirmos sonha-los.

E assim ele o faz, Audrick cada vez ajuda mais a família, tirando eles da miséria por completo e levando-os para uma vida mais digna e bem menos sofrida, mas Julia se sente incomodada, algo em Audreck a assusta, mas ela não sabe dizer o que é, e assim a vida vai passando e acompanhamos 20 anos da vida da jovem até que enfim os mistérios começam a ser desvendados.


Muitas vezes precisamos aprender algo que nem fazemos ideia que existia, antes de aprender o que realmente se deseja.


20 anos mais velha e agora apaixonada pelo velho Audrick que de velho não tem nada, Julia começa a descobrir os segredos não só do seu parceiro como da sua vida também, e com a ajuda de uma velha amiga da família terá que aprender coisas que jamais acreditou existirem.

Quando iniciei a leitura, jurava que o contexto fantástico ia incluir anjos na trama, e que esse homem tão misterioso realmente seria um, mas confesso que não estava preparada para o que a autora inseriu na trama, e apesar de ser algo novo, pelo menos pra mim, eu não consegui me conectar da forma que gostaria.

A Julia é uma personagem forte e batalhadora, é levada muitas vezes por seus sentimentos, e os segredos que ela carrega aos poucos vão sendo revelados, Audrick é um homem sedutor com uma áurea negra, e apesar de toda a sua beleza é possível ver que por trás de tanta simpatia e beleza existe um sofrimento desconhecido. Em apenas 3 capítulos o leitor já estará se perguntando se ele é um anjo, mas independente de sim ou não, dá pra perceber que ele não é humano e Julia esta começando a desconfiar disso.

A escrita da Carol é bem leve, o livro é composto por uma junção de fatos reais e tocantes, afinal muita crianças passam diariamente pelos mesmos problemas, pai alcoólatra, mãe diarista, fome e miséria, quem nunca? As dificuldades fazem parte da história de milhares de brasileiros, e sorte daqueles que conseguiram se erguer e sair dessa triste realidade.

O livro é dividido em 3 partes, e através de uma narrativa em primeira pessoa vamos acompanhar a história de Julia através de suas palavras e desvendar os mistérios que cercam sua vida.

Carol conseguiu unir a realidade da nossa nação com fantasia e romance tornando tudo um pouco mais misterioso e encantador, e apesar de não ter conseguido me conectar 100% a leitura, não posso deixar de indíca-lo para que curte não só fantasia, mas quem sabe um pouco de feitiços e bruxaria? Uma leitura que pode sim te surpreender por ser totalmente nova.

E como presente para seus leitores e futuros leitores, a autora criou um calendário com a arte do livro, todas as ilustrações feitas por ela, e apesar de eu estar meio atrasada, já que já estamos em Setembro, nunca é tarde para se ter um lindo calendário de mesa, ou até no planner. Acesse o link e faça seu download.



Postar um comentário

12 Comentários

  1. Às vezes me pego imaginando por que as coisas não se resolvem como em um passe de mágica? Já que isso não existe, façamos nós a diferença.
    É um livro muito interessante, falar sobre humanidade faz toda diferença, precipito-me a dizer que todos deveriam ler e refletir.
    Ótima sugestão, vou adquirir!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  2. Olá! Confesso que achei a premissa super legal, mas depois veio isso dela se apaixonar pelo cara que ajudou a família dela 20 anos antes, mesmo com essa pegada de fantasia e tal, meio que perdi a graça logo aí. Desanimei mais ainda quando você disse que não conseguiu se conectar com a leitura.. Enfim, obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Acho que isso também me incomodou um pouquinho, e por ser um enredo diferente do que estu acostumada também levei um tempo para me adaptar.

      Excluir
  3. Oi Kelly.

    Fantasia não é meu gênero favorito, mas os livros que li conseguiram me surpreender bastante. como este livro, que através da sua resenha, despertou interesse. Vou adicionar na minha lista de desejados. Fiquei um pouco curiosa. Obrigada pela dica e parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kê,
      Sou suspeita porque eu amo fantasias hahahaha adoro ler esse gênero e sempre tenho um por perto. Arrisca, quem sabe você gosta.

      Excluir
  4. tinha lido antes uma resenha sobre o livro e devo confessar que não faz meu tipo de leitura.
    Porém pra quem gosta pode ser um livro interessante.
    Pena que voce não se conectou tanto com a história.

    um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê,
      Com certeza, li resenhas de pessoas que amaram, acho que vai muito de gosto né?

      Excluir
  5. Oie! Que calendário mais lindo, poxa fica, acho que vou ler a história por conta dele, juro pra você hahaha. Inicialmente o enredo me pareceu um pouquinho confuso, mas ao ver como foi sua experiência, a leitura realmente parece valer a pena, né? A capa é linda demais. Obrigada por essa dica, pretendo procurar mais a respeito e quem sabe ler em breve.

    ResponderExcluir
  6. Olá.

    Não conhecia o livro, mas gostei muito da sua resenha, principalmente da parte que você cita: "composto por uma junção de fatos reais e tocantes". Me chamou muita atenção por este trecho!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  7. Oi! Não conhecia esse livro, e apesar de envolver fantasia e romance (meus dois gêneros favoritos), a trama não conseguiu me envolver. Dessa vez deixo a dica passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiee Kelly ^^
    Eu me interessei pelo livro até você mencionar o Audrick e falar que talveeez ele seja um anjo, ou pelo menos é nisso que o leitor passa a acreditar. Eu gosto bastante de livros que abordam a realidade crua assim (periferia, crianças passando fome, etc), mas a parte fantástica me desanimou um pouco. Acho que não o leria :?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre