[Resenha] Doniie Darko - Richard Kelly


Donnie Darko || Suspense e Mistério , Sci-Fi || Richard Kelly || 254 || 2016 || Darkside Books 


Sinopse:
A história de Donnie Darko é fácil de resumir – e talvez por isso mesmo ele tenha se transformado no filme preferido de tanta gente mundo afora: um adolescente problemático, com sintomas de esquizofrenia e sonambulismo, escapa da morte quando uma turbina de avião cai no seu quarto. Ele passa a ter visões com Frank, o humano numa estúpida roupa de coelho, ou seria o contrário? Enquanto espera pelo fim do mundo (contagem regressiva em 28:06:42:12), e pelo Dia das Bruxas, Donnie enfrenta conflitos que todos nós já experimentamos em algum momento da vida: professores autoritários, a descoberta de uma paixão, hormônios à flor da pele, diálogos reticentes entre pais e filhos, a eterna busca pelo sentido da vida – se é que ele pode mesmo ser encontrado.
Além do roteiro original, Donnie Darko, o livro surpreende pelo conteúdo extra. A começar pelo prefácio exclusivo, assinado por Jake Gyllenhaal. O astro de sucessos como Zodíaco, Soldado Anônimo, Príncipe da Pérsia e O Segredo de Brokeback Mountain, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, até hoje é parado nas ruas por admiradores que querem saber sua opinião sobre o que realmente Richard Kelly quis contar em seu filme de estreia.
E se você também está curioso, por que não ler o que o próprio diretor e roteirista tem a dizer sobre Donnie Darko, Gretchen, Frank e companhia? Kelly concede uma robusta entrevista sobre todo seu processo de criação. Uma verdadeira aula sobre o amor ao cinema e as armadilhas da indústria do entretenimento.
Para ficar ainda mais completa, a Limited Edition da DarkSide Books – em capa dura, marcador exclusivo e aquela qualidade que qualquer leitor exigente sente gosto de exibir na estante de casa – traz uma surpresinha a mais: A Filosofia da Viagem no Tempo. Isso mesmo, uma reprodução de trechos do livro escrito por Roberta Sparrow, a Vovó Morte do filme. É o livro que Donnie lê para tentar desvendar o que está acontecendo no mundo ao seu redor. Agora você tem a mesma oportunidade. Quem sabe não encontre finalmente as respostas que tanto procurava.



E
 é Páscoa!!!
E como toda boa Páscoa, o coelhinho tem que passar por aqui, mas espera... não um coelhinho comum, tem que ser aquele macabro, meio estranho e com um tempo todo especial de Darkside!

Sim, para comemorar essa Páscoa, vamos falar sobre Donnie Darko, e Frank, claro, porque Frank é a nossa estrela de Páscoa. Vou devagar para que quem nunca tenha lido ou assitido me entenda.

Donnie Darko antes de ser o livro da Darkside é um filme (e está disponível na netflix). E antes de ler o livro é melhor você ver o filme, isso porque o livro é o primeiro enredo original do filme, escrito como um enredo e não como um romance.

O livro, além de ter o roteiro original, possui uma introdução de Antônio Tibau, deixando bem claro que o livro É o filme. Também possui uma entrevista muito legal, e bastante reveladora do autor Richard Kelly feita por Kevin Conroy Scott.

Mas vamos ao enredo, Donnie Darko conta a história do adolescente que dá nome ao livro. Donnie sofre de um grau de esquizofrenia e certa noite antes de dormir, este toma seus comprimidos, mas no meio da madrugada ele é acordado por uma voz que chama por ele, e o leva para longe de sua casa, convenientemente.

Sim, foi conveniente porque nessa mesma noite, uma turbina de avião cai sobre o quarto de Donnie, e se ele não tivesse sido levado pela voz,  teria morrido.

Donnie é achado dormindo num campo de golfe da cidade e quando acorda ele vê anotado em seu braço os números: 28:06:42:12 e logo à sua frente ele encontra Frank, um humano fantasiado de coelho e ele não está ali apenas por estar, sua presença tem um objetivo.


Meu nome é Frank. Quero que você me siga. (...) Estou aqui para te salvar. O mundo está acabando, Donnie. (...) 28 dias... 6 horas... 42 minutos... 12 segundos. É quando o mundo vai acabar.

Se esse coelho não traz chocolates, traz algo muito melhor, a salvação, para Donnie claro.

A partir daí o filme/livro vira uma loucura, Donnie possui dias contados para descobrir quem é Frank, se ele é real, ou parte de sua loucura, e afinal o que são as bolhas que saem das barrigas das pessoas... opa... nada de spoiler. Donnie Darko é mais do que um suspense adolescente, ele fala sobre viagem no tempo, inclusive no final do livro tem um mini-livrinho que fala sobre como funciona a viagem no tempo na cabeça de Richard Kelly, claro que escrito por um outro personagem dele.

Não preciso nem dizer que acho Richard Kelly genial, a história é redondinha e muito bem estruturada, a leitura do livro pode parecer cansativa e estranha por ser em um formato diferente do que estamos acostumados, mas logo você se acostuma. E se tiver assistido o filme melhor ainda, já que durante a leitura você poderá ver o filme passando na sua cabeça tudo novamente.

A edição é selo caveirinha, num livro de capa dura maravilhoso e ainda vem com um marcador lindinho do avião junto. É um verdadeiro livro de fã para fã!

Espero que tenham curtido a resenha e vejam/leiam essa história, Frank precisa de vocês para garantir uma Páscoa segura para todos... afinal temos apenas mais 28 dias... 6 horas... 42 minutos e 12 segundos...

Se ficou curiosa, mas esta com receio, arrisca o filme e vê no que dá... Vou deixar o trailer só para atiçar a curiosidade hein.


O filme foi lançado em 2001 e teve como diretor Richar Kelly. Ficou curioso, acessa o Netflix e dá uma conferida.

Beijos a todos e até a próxima!

Feliz Páscoa!!!


Postar um comentário

7 Comentários

  1. Eeeeta'! Mas é surra de DarkSide!!! E meu bolso pede pra avisar: "Migas, apenas pare!"
    Esse é o tipo de leitura que não me instiga. Sem dúvida o público alvo se van gloria!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahhahaha bora tirar o pó dos Dark da estante e colocar as leituras em dia!!! Hahahhha tem varios por aqui, sem falar nos da Nana né?

      Beijokas

      Excluir
  2. Calma lá! So os que eu nao tenho apego q saem da minha casa kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quis dizer que estamos cheias de livros da Dark para ler ciumenta hahahhaha

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?

    Vi o filme e não me pegou, uma amiga leu o livro, pq amou o filme, e também não me pegou. Sua resenha é bem completinha, mas vou deixar passar essa dica.

    bjss

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Eu tenho muita vontade de ler o livro Doniie Darko e não saboi que o formato dele era de roteiro, pensei que fosse como o livro Labirinto que, apesar de ser a história do filme, é em formato de história mesmo.

    E adorei saber que é melhor assistir o filme antes, eu ia ler o livro para depois ver o filme, mas já que você disse que é melhor fazer o contrário vou seguir sua dica!

    Beijos.
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi BFF!
    Eu deve estar vivendo em um mundo paralelo porque nunca ouvi falar desse livro! :o
    Mas gostei do enredo e fiquei com vontade de ler. Vou procurar pelo filme na Netflix também.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre