[Resenha] Bom dia Sr. Mandela - Zelda La Grange


Título: Bom dia Sr. Mandela
Autora: Zelda La Grange
Editora: Novo Conceito
Páginas: 432
Ano: 2015


Sinopse:
Bom Dia, Sr. Mandela conta a extraordinária história de uma jovem que teve suas crenças, preconceitos e tudo em que sempre acreditou transformados pelo maior homem de seu tempo. A incrível trajetória de uma datilógrafa que, escolhida para se tornar a mais leal e devotada assessora de Nelson Mandela, passou a maior parte de sua vida trabalhando ao lado do homem que ela passaria a chamar de Khulu , ou avô.




Olá pessoal,
Vocês já perceberam que esse mês esta sendo especial Novo Conceito né? kkkkkkkkkk 
Com os preparativos para o casamento da Tati e a Maratona Nacional, acabamos nos atrasando em algumas leituras e estamos colocando tudo em dia como manda o roteiro.

Eu acredito que de todas as minhas leituras, Bom dia Sr. Mandela seja a mais atrasada, mas desde já me justifico, pois esse não é o tipo de livro que se devora de um dia para o outro, ele requer atenção, e leitura com afinco.


"Se eu mudar uma vida por haver tocado alguém com a minha história, terei cumprido meu dever."


Bom dia Sr. Mandela, relata a história real de Zelda, uma africana branca que teve o prazer de trabalhar como secretária pessoal para Madiba, como era conhecido entre os seus amigos mais próximos.

Nesse livro ela irá relatar com extremo carinho e admiração os anos que passou ao longo do lado desse homem incrível, que mudou um continente inteiro, fazendo as pessoas entenderem que o conteúdo do homem esta acima de seu valor.

Mandela era e sempre será na memória daqueles que o conheceram uma pessoa incrível e de imenso caráter, que lutou por anos os a favor da liberdade de seu povo e contra o racismo, um preconceito brutal e medíocre que ainda sobrevive a nossa época.

Como a própria Zelda descreve em seu prólogo, o livro nada mais é do que a sua impressão sobre todos os anos que conviveu com khulu, e os ensinamentos que teve com o mesmo, e que carregou até sua velhice.


"Sou uma bilionária emocional, e, se mais nada extraordinário acontecer no resto da minha vida, ainda estarei contente com essas lembranças até o dia da minha morte. Tive uma vida rica. A maioria das pessoas jamais experimentará o que testemunhei, portanto minha história é de transformações, de lentas metamorfoses mentais e do sistema de crenças onde me encontro hoje."

Quando escolhi essa leitura, não imaginava o que me aguardava, apesar de conhecer um pouco sobre Mandela, das aulas de história ou até mesmo de um filme feito em homenagem a ele, onde podemos conhecer um pouco da sua luta e da sua vitória. Mas ainda sim, nada se compara a ouvir ou ler a história, de uma pessoa que acompanhou toda essa luta.

É perceptível desde o inicio da leitura, o carinho que Zelda sente por Mandela e vice e versa, e apesar de suas criações totalmente distintas, a forma como Mandela, apresenta a Zelda um mundo novo, sem preconceito, onde ao contrário do que sempre foi lhe ensinado, o negro pode ser seu amigo e até mesmo seu companheiro.

"Assim era o calor do nosso relacionamento. Precisávamos da afirmação um do outro. Cuidávamos um do outro. Eu havia aprendido a amar esse homem que em outra época fora inimigo do meu povo." 

Essa é minha primeira experiência com livros que possuem biografia como tema, apesar de não ter certeza se pode ser assim considerado já que Zelda conta a história dos dois e não particularmente do Mandela, mas ainda sim, gostei muito da experiência e da leitura, não consegui ler no mesmo ritmo que leria um romance comum, já que pra mim, o fato de ser fatos reais faz com que um carinho a mais seja doado a obra, até porque Mandela pra mim é um ícone como pessoa, governante e líder.

Mais uma vez a Novo Conceito acerta em cheio em sua escolha para publicação, a diagramação é a padrão da Editora com folhas amareladas e letras em tamanho confortável, e a capa ao meu ver representa muito bem o símbolo de carinho e paz que Mandela se tornou pro Mundo.

Sendo assim, mais que indico a leitura não só para aqueles que gostam de história, mas para aqueles que querem se aventurar em um novo estilo de leitura!


"Mas como Madiba dizia, ao decidir perdoar você não apenas liberta o oprimido como liberta o opressor."

Espero que tenham gostado.

Beijokas e até a próxima 



Postar um comentário

34 Comentários

  1. Nunca fui de ler Biografias, mas esse livro parece simplesmente incrível ❤
    Amei a resenha e os quotes escolhidos.
    Valeu pela dica :)

    Abraço,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natasmi,
      Eu também nunca fui de ler biografias, na verdade essa é a primeira, e só escolhi porque tenho um grande apresso por Mandela.
      Que bom que gostou dos quotes!

      Beijokas

      Excluir
  2. Não li muitas biografias até hoje, mas sempre acho tudo relacionado ao Mandela superinteressante. Ainda não conhecia esse livro, fiquei curiosa! Beijos, Carol.

    eicarolleia.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol,
      Também acho as coisas do Mandela super interessante, pra mim ele é um exemplo de homem e liderança.

      Beijokas

      Excluir
  3. Olá!

    Sou fã de biografias, leio todas que me chamam a atenção. Essa eu pretendo ler também. E você tem razão: esse livro não é uma biografia porque ela não contou a vida do Mandela. Na verdade, é um relato autobiográfico, pois conta como foi parte de sua vida ao lado do mestre.

    reenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamila,
      Que bom que você gosta desse tipo de leitura, sendo assim Mandela esta mais que recomendado para sua estante.

      Beijokas

      Excluir
  4. Kelly, que bom que o livro funcionou tão bem assim pra você.
    Eu não sou muito de biografias e apesar de achar admirável a história do Mandela não tenho interesse na leitura.
    Passo!

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Debby,
      Poxa vida kkkkkk Mandela é o topo do mundo kkkkkkk

      Beijokas

      Excluir
  5. Oi!
    Apesar de não ler muitas biografias, quero muito ler esse livro, pois adoro tudo que envolve o mundo desse grande homem!
    Adorei o fato de ser escrito por alguém que acompanhou tudo que ele viveu de perto, com certeza estará nas minhas leituras.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina,
      Esse livro é realmente incrível, aposto que você vai gostar muito da leitura.

      Beijokas

      Excluir
  6. Oiii!

    Eu não tenho costume de ler obras nesse estilo, mas sempre tive vontade. Sempre achei que as escolas falam muuuito pouco sobre o tema então esse tipo de livro é sempre muito bem vindo!
    Adorei a sua resenha e quando eu for sair da zona do conforto para uma biografia, será com ela :D

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Concordo com você no quesito escolar, muito do que aprendi sobre o Mandela foi em filmes e internet, por isso optei pela leitura.
      Leia sim e vem me contar o que achou.

      Beijokas

      Excluir
  7. Oi, tudo bem ?

    Há pouco tempo li uma resenha sobre esse livro, também positiva, e cheguei a conclusão de que não é um livro para mim. Não sou fã de biografias. Sua resenha ficou muito boa (parabéns!) mas ainda sim sei que não é um livro que eu leria e aproveitaria a leitura, ao menos não nesse momento.

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fê,
      Tudo sim, muito obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Também não é meu estilo de leitura, mas resolvi me aventurar e confesso que gostei bastante.

      Beijokas

      Excluir
  8. Oi Kelly, essa vai ser minha próxima leitura, também é o livro mais atrasado que eu tenho da editora aqui, andei meio sem tempo :/ mas fiquei muito feliz em ver sua resenha, me animei mais ainda para começar logo a leitura!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kétrin,
      A coisa aqui também estava bem corrida com o casamento da Tati e tudo kkkkkkkkkkk mas agora as coisas vão se ajeitar.
      Espero que goste da leitura como eu gostei!

      Beijokas

      Excluir
  9. Aquele livro que nunca li mas já amo.
    Esse livro é muito maravilhoso eu tenho admiração imenso pelo Mandela e quero pra ontem, saber como foi ele transformar a vida de uma das pessoas que tinha preconceito deve ser incrivelmente maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tay,
      Que bom que já o ama, o livro é incrível sim e tenho certeza que vai amar a leitura.

      Beijokas

      Excluir
  10. Ei, tudo bem?
    Já ouvi falar do Mandela, mas por alto, confesso que não conheço profundamente sobre sua luta. Por causa disso, não senti interesse quando vi esse livro, mas agora que entendi um pouco mais sobre o que se trata fiquei curiosa. Parece ser aquele tipo de livro que nos faz refletir sobre nós mesmos e sobre como o mundo está.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi,
      Tudo ótimo!
      O livro é muito bom, e sim, ele faz com que façamos uma auto análise, acredito que você vai gostar muito da leitura.

      Beijokas

      Excluir
  11. Oi Kelly!
    Não sou muito de ler biografias, nunca gostei. Mas Mandela é um ícone na luta contra o preconceito e discriminação e só isso já me faz querer muito esse livro. Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    B-jusss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nina,
      Obrigada amor, fico feliz que tenha ficado boa assim, essa não foi uma resenha fácil kkkkkk, me senti da mesma forma que você, por isso me arrisquei na leitura, e confesso que foi uma experiência incrível.

      Beijokas

      Excluir
  12. Livros autobiográficos ou de memórias sempre me chamam atenção, então solicitei esse livro para resenha sem pensar duas vezes. Ainda não consegui concluir a leitura, mas o pouco que li já dá pra ter uma ideia do que é abordado. Esse início está um pouco confuso devido as muitas referências, mas ainda assim estou gostando.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gaby,
      Realmente, o comecinho é meio cansativo, mas acredito que por serem relatos reais e históricos, não teria como ficar tão empolgante e animado quanto os romances que estamos acostumadas, mas se mantenha firme que vai valer a pena.

      Beijokas

      Excluir
  13. Oiii gostei muito da sua resenha, parabens.
    Mas confesso que apesar de admirar muito o Nelson Mandela não é o tipo de livro que eu leria :/
    Mas muito legal que você gostou da história.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Obrigada, fico feliz por ter gostado! Eu curto a história do Mandela, apesar de nunca ter lido biografia, me arrisquei nessa para experimentar a leitura e conhecer um pouco mais sobre esse grande homem.

      Beijokas

      Excluir
  14. Olá!
    Gostei de ver você falar sobre o jeito como a mulher mostrou um novo mundo a Mandela. E super concordo que ele é um ícone, seja como pessoa, governante ou líder.
    Todavia, preciso dizer que mesmo depois de todos os seus elogios, eu, ainda assim, não leria Bom dia, sr. Mandela, pois acho que seria uma leitura muito cansativa, pois como tu mesma disseste, requer um tempo maior para ler, e, creio eu, para digerir também.
    Beijos,
    www.entreleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica,
      A leitura se torna cansativa por não ter a magia com a qual estamos acostumados, mas ainda sim super recomendo, é sempre bom entender um pouco do mundo real.

      Beijokas

      Excluir
  15. Olá!
    Não sou muito de ler biografias, mas admiro muito e sempre que leio resenhas fico curiosa pela leitura e para saber mais sobre a pessoas.
    Parece ser um livro muito lindo, ainda mais escrito por uma pessoa que admirou e conviveu ali com ele. Mas não sei se leria!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tahis,
      Sempre achei interessante ese tipo de leitura, e dessa vez resolvi experimentar a leitura e deu certo. Quem sabe não funcione com você?

      Beijokas

      Excluir
  16. Desde quando lançou esse livro eu quero ler ele! A NC ta arrasando nos laçamentos né?!

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miguel,
      A NC sempre arrasa né? Fica cada vez mais dificil selecionar os lançamentos e não passar o mês todo lendo só os livros dela.

      Beijokas

      Excluir
  17. Oie, tudo bom?
    Eu gosto de biografias e gosto da história de vida do Mandela, justamente por isso eu fiquei interessada nesse livro. O Mandela era um cara tão especial que superou muitas barreiras.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá

    Não curto muito biografias ou livros parecidos.
    Mas esse eu leria, até porque o Mandela faz parte da história do mundo e nesse livro você acaba conhecendo um pouco sobre ele, acredito eu.
    Gostei da resenha e dos quotes

    Bjss

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre