[PROJETO] Tá na estante, não leu? Seu amigo escolheu!





Oi oi gente, tudo bem com vocês?
No mês de setembro fui convidada pela Lu, do blog Lu Martinho a participar do projeto “Tá na estante e não leu? Seu amigo escolheu!”, e hoje venho falar um pouco mais sobre ele e como eu me saí.



O projeto foi criado pela Ju, do blog Literata, e além de gerar maior interação entre os blogueiros, esse projeto tem como objetivo estimular a leitura daquele livro que você adquiriu há um tempo atrás porque estava simplesmente desesperado para ler, mas que por algum motivo acabou ficando parado na sua estante.

O livro escolhido pela Lu dentre as opções que estavam na minha estante foi Anexos, da Rainbow Rowell. 





Título: Anexos
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 366
Ano: 2014


Sinopse: Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder sabem que alguém está monitorando seus e-mails de trabalho. (Todo mundo na redação sabe. É política da empresa.) Mas elas não conseguem levar isso tão a sério, e continuam trocando e-mails intermináveis e infinitamente hilariantes, discutindo cada aspecto de suas vidas.
Enquanto isso, Lincoln O’Neill não consegue acreditar que este é agora o seu trabalho – ler os e-mails de outras pessoas. Quando ele se candidatou para ser “agente de segurança da internet”, se imaginou construindo firewalls e desmascarando hackers – e não escrevendo um relatório toda vez que uma mensagem esportiva vinha acompanhada de uma piada suja. Quando Lincoln se depara com as mensagens de Beth e Jennifer, ele sabe que deveria denunciá-las. Mas ele não consegue deixar de se divertir e se cativar por suas histórias. No momento em que Lincoln percebe que está se apaixonado por Beth, é tarde demais para se apresentar. Afinal, o que ele diria...?


Como eu havia lido há pouco Fangirl e tinha adorado tanto a escrita quanto a história deduzi que com Anexos não seria diferente. Esperava que fosse mais uma leitura leve, fluída e divertida. Grande engano o meu.



Com capítulos curtinhos que se alternam entre o ponto de vista de Lincoln e os e-mails trocados entre Beth e Jennifer, só consigo dizer que o livro é repleto de altos e baixos.

Lincoln é o cara nerd, reservado, com praticamente zero vida social, viciado em vídeo-game. Ele até já foi diferente no passado, quando teve uma namorada e vivia longo das asas de sua mãe, mas agora que aparentemente tudo voltou à estaca zero e ele não sabe que rumo dar à sua vida, um emprego noturno no jornal lhe aparece como a melhor saída.

Tendo como função ler e enviar notificações a todos os funcionários que mandarem e-mails que não sejam estritamente sobre trabalho, ele se vê diante de conversas divertidíssimas entre duas amigas, que ignoram todas as regras e seguem falando de suas vidas. Lincoln passa a acompanhar tais e-mails como quem lê capítulo após capítulo de um livro.

Sem dúvida as melhores partes do livro são as interações entre Beth e Jennifer, que falam de seus relacionamentos, medos, anseios e sonhos. Diversas vezes me peguei sorrindo e me identificando com elas, pois acabam que são muito reais e Rainbow me ganhou nesse ponto.

Por outro lado, ver o quanto Lincoln é indiferente aos outros aspectos de sua vida, me incomodou. É como se ele estivesse à deriva em alto mar e nada pudesse fazer para chegar à terra firme. 
E enquanto sua mãe passa a mão em sua cabeça e tenta trazê-lo para mais perto, sua irmã faz todo o possível para que ele “pegue os remos e dê um rumo ao seu barco”.

Embora pareça errado ler e-mails e esse de fato é o trabalho dele, a coisa toda parece dar uma revira volta quando ele se vê nutrindo uma paixão por Beth, a mulher da qual ele nunca viu o rosto, embora saiba muito de sua vida. 

Vou parara por aqui para não dar spoiler, porque tudo que vocês precisavam saber à respeito da história está ai.
Pode ser que a partir desse meu relato vocês tenham uma opinião diferente da minha e se isso de fato acontecer, espero que vocês leiam o livro e tenham mais sorte do que eu.

Comecei a ler esse livro poucos dias depois que a publicação da Lu foi ao ar e por incrível que pareça, ainda não consegui finalizar a leitura. Embora eu tenha pensado em abandoná-lo muitas vezes, decidi não o fazer, e a única maneira que encontrei de seguir com a leitura, é ir de pouco em pouco, sem forçar, ou a coisa pode desandar.

Por não ter finalizado a leitura, não darei uma pontuação para esse livro, mas espero que ele me surpreenda nas próximas 100 páginas restantes.

Beijos.

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Oi, esse projeto é muito bom, faz tirar o pó da estante. A premissa do livro é ótima, também quero ler mais livros da autora.
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arthur!
      Sem dúvidas a proposta do projeto é ótima, incentiva realmente a ler e um desafio é sempre bom!
      Se quer uma sugestão, comece por Fangirl!
      Bjos

      Excluir
  2. Oláá :D
    A Thati Machado me indicou um livro para ler nesse projeto mas acabei nem lendo :(
    Gostei dos comentários sobre o livro
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elileudo!!
      Mesmo já tendo passado do prazo do desafio, acho válido tentar a leitura. No meu caso não foi bem sucedida, mas vale a intenção.
      Bjos

      Excluir
  3. Oi Milla, te confesso que fiquei cabreira para entrar no projeto, pois tive receio de acabar não conseguindo ler. E que livro difícil foi esse? Até gostei de tudo que você falou sobre ele, mas não sei o que te travou. Espero que ao finalizar suas impressões sejam as melhores. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse!!
      Bom, o que consegui com esse desafio foi riscar uma autora da minha vida. Sei que é triste dizer isso, mas ela e Cecelia não me agradam.
      Depois que tive um spoiler do final do livro abandonei a leitura e desisti de continuar hahahahahah
      Bjos

      Excluir
  4. Oi Milla!
    Eu estou louca para ler um livro da Rainbow!
    Já li um da Meg que era em forma de emails e me apaixonei!
    Acho que eu escolheria este para ser o primeiro da autora. KKK
    Adorei tudo, preciso ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mih!!
      Adoro livros que sejam apresentados com outra forma de linguagem além da narrativa normal, mas esse não foi uma boa.
      Um dos personagens realmente não me agradou, o que tornou todo o resto sem graça, uma pena.
      Minha sugestão é que comece por Fangirl, acho que faz muito mais seu tipo ;)
      Bjos

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre