[Resenha] A Garota que tinha medo - Bruno Melo


Título: A Garota que tinha Medo
Autor: Breno Melo
Editora: Chiado Editora
Páginas: 280
Ano: 2014
Onde comprar:  Chiado Editora


Sinopse:
A Garota que Tinha Medo - Marina é uma jovem que faz tratamento para a síndrome do pânico. Às voltas com o ingresso na universidade, um novo romance e novas experiências, Marina tem seu primeiro ataque de pânico. Sua vida vira de cabeça para baixo no momento mais inapropriado possível e então psiquiatras e psicólogos entram em cena. Acompanhamos suas idas ao psiquiatra e ao psicólogo, o tratamento farmacológico e a psicoterapia. Ao mesmo tempo, conhecemos detalhes de sua vida amorosa e sexual, universitária e profissional, social e familiar na medida em que elas são marcadas pela síndrome. Um tema atual. Uma excelente obra tanto para conhecimento do quadro clínico como entretenimento, narrada com maestria e de uma sensibilidade notável.



"Sob pressão, era exatamente o que eu fazia. Eu era uma chaleira que apitaria cedo ou tarde se ninguém abrandasse o fogo."

Marina é uma adolescente comum, com hábitos comuns, tão comuns que no início da leitura, qualquer um pode, e com certeza vai se identificar com ela.Com 18 anos, ela está em um momento de loucura, que provavelmente a maioria de nós já passamos... estudando pra vestibular e sendo impiedosamente pressionada por sua mãe para entrar em uma boa faculdade, ela não tem mais vida, e provavelmente não terá até que consiga entrar para uma boa faculdade.

Decidida a agradar sua mãe, ela não discute, apenas acata, e cada vez mais vai se desgastando, ao ponto de não dormir, viver de café com cigarro e praticamente não namorar, já que até pra sair com o namorado sua mãe administra seu horário, sua única folga acontece aos domingos quando vai a missa acompanhar acompanha-la, já que a mesma não dirige.

Depois de muito esforço,Marina finalmente passa em várias faculdades, e escolhe a que ela queria, e claro, depois de tanto sacrifício, nada mais justo que um pouco de paz e sossego antes das suas aulas de jornalismo começarem.

Mas é nesse momento de paz que, ela sofre seu primeiro de muitos ataques de pânico que estão por vir. a principio por não conhecer os sintomas e ser leiga nessa área, ela acredita que foi apenas um mau estar e que não irá acontecer de novo, mas ao contrário disso eles começam a acontecer constantemente, fazendo com que ela passe vergonha, e que pessoas que eram especiais pra ela se afastem por acreditarem que ela esta louca.


" Queria ser como os outros seres humanos, mas o fato é que eu não era."

E é em um ataque desses em pleno dia dos namorados em um motel, que ela perde o namorado, que fica assustado e sem saber como reagir acaba se afastando, convencida de que não sabe mais o que fazer e nem como resolver o problema, ela enfim se rende ao tratamento específico, aconselhado por um psiquiatra.

É muito difícil aceitar com 18 anos que você tem uma doença tão estranha e tão sem controle, e isso acontecerá com Marina! As crises de pânico dela vão começar inesperadamente, e até que ela comece seu tratamento psicológico e psiquiátrico, é impossível entender o motivo de tal problema acontecer.


" Mas hoje penso que a síndrome só afastou de mim a pessoas que não me amavam de verdade: precisamente aquelas de quem eu podia abrir mão."

O livro é narrado em primeira pessoa, e a história foi escrita com tamanha veracidade, que não há como não imaginar que Marina é real, e o que livro que se tem em mãos é uma auto-biografia. O autor foi simplesmente perfeito em sua escrita e suas descrições, em pensar que fechei essa parceria e demorei tanto para ler a obra.

Durante a leitura vamos acompanhar toda a trajetória de Marina junto com o desenvolvimento da sua doença, incluindo seu tratamento e sua aparente cura. A história é emocionante, e acredite, é impossível não querer devorar o livro e não se sentir uma amiga íntima de Marina.
A cada página, cada parágrafo, Marina nos ensina uma nova forma de ver o mundo e ver a vida, as perdas necessárias, a força e batalha interna que ela trava contra sua própria doença em busca de paz. O preconceito dos ignorantes e o conforto daqueles que podem entender aquele a quem se ama.E acima de tudo o prazer da vitória!

"Quem supera seus medos é mais corajoso que aquele que nunca os teve ou jamais os enfrentou."

 Em muitos momentos me identifiquei com ela, e juro que cheguei a pensar que a qualquer ataque seu, eu iria junto com ela! Suas descrições são capazes de lhe fazer sentir os sintomas, e no meio de tudo, torcer loucamente pra que ela enfim, encontre a paz que tanta almeja.

Acredito que nunca, tantas perguntas borbulharam na minha cabeça, enquanto lia o livro e me deliciava com o percurso da história, meu cérebro já estava trabalhando loucamente no #BatePapo.com, imaginando e criando várias perguntas para o Breno, e no final a única que consegui uma resposta rápida, foi a de que Marina é um personagem fictício.

Não consegui escrever a resenha antes, porque quando terminei fiquei sem chão! O livro me tocou de tamanha forma, que eu era capaz de sentir os ataques de pânico junto com a protagonista! Ao Breno só devo mil desculpas pela demora e um milhão de obrigadas pela oportunidade de conhecer um livro tão incrível com uma história tão real.

Com relação a diagramação e ortografia, tudo estava perfeito, não localizei erros e as folhas amarelas com letras médias, tornou a leitura muito mais agradável, fazia muito tempo que não lia um livro físico rsrsrsrs, só achei que a capa não passa a beleza da história, apesar de ser uma imagem forte, ainda sim muitos de nós levamos o livro pra casa ao se apaixonar pela capa, e acredito que uma capa mais colorida e impactante poderia transformar essa linda história de superação em um grande sucesso nacional. 

Só posso dizer que ele entrou pro meu favorito Top 10, e que com certeza vocês precisam ler... Não é romance cheio de amor e troca de declarações, é um romance onde o parceiro da protagonista sem dúvida alguma é sua vida, sua liberdade e seu auto controle, onde suas únicas juras de amor eterno, são as de que ela vai lutar até o fim para voltar a ser quem era.

Simplesmente emocionante, essa é uma obra que não pode faltar na sua estante.

Espero muito que tenham gostado, e que minha resenha tenha passado ao menos 1% daquilo que senti durante a leitura!

Super Beijokas e até a próxima!




Para concorrer a esse super livro, cumpra as regras abaixo e torça os dedos! Boa sorte a todos.1 - Faço um comentário coerente, comentários de eu quero, só o email, ou coisas que não sejam pertinentes serão deletados e desclassificados;2 - No final do comentário inclua seu e-mail de contato;3 - Obrigatório residir em território brasileiro;4 - A resenha será valida de hoje até a 00hrs do dia 07/08




Postar um comentário

17 Comentários

  1. Oi Kelly, realmente, essa capa não parece condizer em nada com o que você nos contou em sua resenha. Apesar de não ser do tipo que se atrai pela capa, essa poderia ser mais impactante e talvez conquistasse mais leitores. Eu adorei a premissa, o tema é muito forte e denso, imagino que não seja uma leitura fácil, pelo que você descreveu, as emoções devem ficar a flor da pele, e como certeza, esse é um dos motivos que me apaixono por um livro. Com certeza, vou querer ler essa história e não tenho dúvidas de que irei me apaixonar. Bjs

    Participando: gleysenet@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gley,
      A capa realmente devia ser mais encantadora, mas por incrível que pareça a leitura acontece com muita facilidade, e apesar de passarmos por momentos tensos durante a mesma, você não consegue parar porque você quer saber o final.
      É um livro simplesmente maravilhoso e encantador! Eu tenho certeza que você vai amar!
      Acho até que posso colocar ele no Livro Viajante kkkk

      Beijokas

      Excluir
  2. OI Kelly!!
    Ah, então é esse livro que você falou no grupo? Tinha ficado curiosa quanto a ele e agora vi porque ele mexeu tanto com você. Sindrome do pânico não é nada facil de lidar e que bom que o autor resolveu usar esse tema, só acho que a capa é meio nhé, podia ser bem mais elaborada e nos passar mais sobre o livro.
    Quero ganhar esse pra sentir tudo o que você sentiu também!
    monelala@hotmail.com
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      É ele sim, eu concordo no quesito capa, acho que ela poderia ser mais atraente e forte, mas ainda sim não podemos julgar o livro pela capa não é mesmo? E esse é a prova disso, a história é simplesmente maravilhosa, e me tocou em todos os sentidos!
      Se não ganhar eu te empresto o meu, pq tenho que compartilhar isso com alguém kkkkkkk

      Beijokas

      Excluir
  3. Olá!
    Não conhecia o livro, mas a premissa é bastante interessante e após ler sua resenha, que por sinal está ótima!, tive certeza de que tenho que lê-lo.
    Pelo que pude perceber, a escrita do autor é daquelas que nos levam para dentro da história tamanha a realidade com que ele escreve. Fiquei curiosa para ver como ele desenvolveu um tema tão delicado como esse.

    linefurtado@yahoo.com.br

    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,
      Obrigada, realmente a escrita do autor nos faz sentir como se fossêmos a melhor amiga de Mariana e as vezes ela mesma.
      Leia, você vai adorar!

      Beijokas

      Excluir
  4. Eu estou apaixonada pelas edições da Chiado. E olha que eu só estou vendo cada coisa linda e o leitores falando bem. Estar desestabilizada ao final do livro eu sei bem como é.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Já vi algumas realmente muito boas, mas acho que essa capa podia ser mais atraente, de qualquer forma o livro é lindo e me tirou o chão!

      Beijokas

      Excluir
  5. Amiga eu já tinha visto o pessoal divulgando esse livro e sinceramente não tinha tido muito interesse de fazer a leitura desse livro, porque ele aborda um assunto um pouco pesado que é a sindrome do pânico, apesar que de alguma forma serve para aquelas pessoas que precisam de ajuda e entender como tudo isso acontece. Não sei, não seria um livro que pegaria para ler agora. Até porque estou nos meus momentos de leituras leves sabe? Mas espero poder gostar bastante quando eu adquirir.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-costureira.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sil,
      Ele parece pesado, mas conforme você vai lendo, a leitura vai se tornando leve leve, acredito que apesar do tema é um livro que te conquistaria.

      Beijokas

      Excluir
  6. Oiii!!

    já vi algumas resenhas sobre esse livro e tooooodas sempre elogiosas para a obra.
    Gostei da forma como a obra te tocou como você se sentiu ao ler o livro.
    Acho que o tema é muito interessante e complexo é necessario um estudo pois tratar de uma doença como essa é demanda um conhecimento grande.

    Gostei da resenha e agora eu quero ler.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com


    ResponderExcluir
  7. Olá! A história desse livro parece ser bem tocante e até um pouco pesada, para chegar ao ponto de você como leitora sentir que a angustia da personagem é a sua. Eu, pelo menos, acredito que para chegar a esse ponto a obra realmente precisa de descrições bem detalhadas sobre o que acontece. Achei interessante a premissa e com certeza se tiver uma oportunidade de ler eu não perderia.
    Beijos! silvianecasemiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oii!

    A história parece ser muito boa ^^ Não conhecia o livro, mas parece ser bom e acho que irei ler em breve :) Não gostei muito da capa. Parabéns pela resenha ^^

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Sempre tive vontade de ler esse livro por ele debater um assunto tão importante e atual como a síndrome do pânico. Fico feliz que a leitura tenha te impactado dessa forma e quero ler o livro e ter essa mesma experiência.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ola, normalmente eu não cosumo gostar de livros assim, mas esse está parecendo muito bom, gostei bastante da resenha e me deixou curiosa... quem sabe um dia pego para ler :)

    beijos.
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  11. Kelly, pode ter certeza que sua resenha não passou apenas 1% do que você sentiu ao ler o livro, mas bem mais que isso.
    Estou mega curiosa pela leitura e saber mais sobre os ataques de pânico da Marina.

    Lisossomos

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre