[Resenha] Apenas um ano - Gayle Forman



Título: Apenas um ano
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 350 

Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.
Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. 

Oi oi gente, tudo bem com vocês?
É com imensa alegria que hoje trago a resenha de Apenas um ano, da nossa editora parceira Novo Conceito, recebido no mês de maio. Assim como em todas as minhas resenhas, não pretendo soltar spoilers, mas se você ainda não leu Apenas um dia, primeiro livro desta trilogia, e gostaria de saber mais sobre Willem e Allyson, você pode encontrar a resenha aqui

Que toda história tem duas versões isso é um fato. No primeiro livro fomos apresentados à história pelo ponto de vista da Allyson, onde conhecemos não apenas a garota que viveu um dia maravilhoso em Paris ao lado de um estranho, como também a garota cheia de conflitos, como uma pessoa normal.
Agora conhecemos a história a partir do ponto de vista de Willem, contando não exatamente sobre o dia vivido na cidade luz ao lado da garota que parece uma estrela do cinema mudo, mas o quanto aquele único dia influenciou e modificou sua vida dali em diante.
O livro se inicia com um Willem desnorteado, completamente perdido e meio inconsciente, incapaz de assimilar o que se passa a sua volta, mas isso não dura muito e logo Willem se dá conta de que está em um hospital.
Com a memória ligeiramente afetada por conta das pancadas que levou, e que lhe causaram os ferimentos que insistem em doer, Willem sabe que precisa voltar para algum lugar, onde alguém o espera, mas é só, isso é tudo que ele é capaz de se lembrar. Enquanto permanece em observação e passa por alguns exames, Willem recobra lentamente sua memória e quando Lulu surge em sua mente, nada nem ninguém é capaz de mantê-lo no hospital, e é a partir daí que a busca incessante se inicia.
Determinado a encontrar Lulu, Willem segue pelas ruas de Paris um tanto incerto, guiado por seus instintos, um rabisco em sua caderneta e uma vaga lembrança do dia anterior. Como é de se imaginar as coisas não saem como ele gostaria e por fim ele segue o que era o plano original antes de Lulu cruzar seu caminho e retorna à Holanda.
É a partir daí, quando Willem está no que costumava ser seu habitat natural até dois anos atrás, antes de tudo mudar, é que passamos a conhecer mais sobre o jovem viajante, que teve motivos significativos para cair na estrada sem se preocupar com o amanhã.
Nessa nova jornada muitas coisas acontecem, e quanto mais o destino parece afastar Willem de seu objetivo inicial, mais ele o traz para perto de si. Em “Apenas um ano” veremos Willem buscar não apenas uma garota, mas a si mesmo, nos lugares mais distintos e improváveis. Veremos Willem ter sua fé renovada, bem como seu conhecimento e seu modo de enxergar as coisas modificados, afinal de contas, seria tudo realmente movido ao acaso? 
Se encerrando no mesmo ponto em que anterior, Gayle deixa o leitor em meio a um pico de adrenalina, desesperado por saber o que de fato acontecerá a partir dali na vida de nossos personagens.

Personagens secundários: Mais uma vez Gayle vem com personagens secundários que são de extrema importância para história. Eles fazem toda diferença na vida de Willem e influenciam quase que diretamente nas decisões que ele toma. O ajudam a crescer e ampliar os horizontes. 

Capa e diagramação: A capa é maravilhosa! Seguindo a mesma linha de “Se eu ficar”, a capa de “Apenas um ano” é toda feita em recortes, com elementos marcantes da história. Simplesmente linda.
A diagramação está impecável, não encontrei um erro sequer e segue o mesmo padrão do livro anterior, com folhas amarelas e uma florzinha desenhada no inicio de cada capítulo e nas transições de tempo. 

Quotes:
- A tradução é mais ou menos “acorde!”.
- Acorde?
Ela me olha por um segundo, e, apesar de termos os mesmos olhos, eu realmente não faço ideia do que ela vê.
- No mantra, não é a tradução que importa. É a intenção – ela explica. – E é isso que se diz quando deseja um novo começo. 

- Willem? – ela chama – Me diga por que está perdido.
É chocante ouvir as palavras dela, minhas palavras. Das quais ela se lembrou.
Mas como posso responder? Como posso responder quando tudo o que fiz foi estar perdido nos últimos três anos? Muito mais do que imaginei. 

- Ei, mãe. Como era o mantra? Aquele do templo de Ganesha?
- Om Gam Ganapataye Namaha.
Eu repito.
- Om Gam Ganapataye Namaha. – Paro quando o som se espalha pelo carro.
-Estou atrás disso. Recomeços. 

- Deveria contar a ele – ela sugere, apontado para a livraria. – O cara que lhe vendeu o livro e lhe falou sobre a peça. Se conseguir, deveria contar que ele tem parte nisso.
(...)
- Você não ia gostar de saber? – Marina continua – Que, mesmo que só um pouquinho, aleatoriamente, você teve impacto na vida de alguém? (...) 

-É muito cedo? – pergunto.
- Não, não é muito cedo – ela responde. – E estou muito agradecida por não ser tarde demais. 

Comentários: Wow. Foi exatamente isso que pensei quando li a ultima linha. Gayle mais uma vez me surpreende de maneira positiva e agora eu só consigo pensar que eu adoraria ler até mesmo a lista de compras dela! Hahahahahaha.
Foi realmente bom acompanhar os passos do Willem, entender seus conflitos, medos e inseguranças. Foi muito divertido acompanhar sua jornada, principalmente durante o período que ele esteve na Índia, um lugar que eu particularmente tenho curiosidade de conhecer desde que li “a saga dos tigres”.
Acabei levando tempo demais nessa leitura porque não queria chegar no fim. Agora tudo que me resta é torcer para que a Novo Conceito lance logo o livro intitulado "Just One Night", que ao meu ver seria o epílogo que nenhum dos dois livros tiveram.
Assim como no anterior dei 4 estrelinhas, mas poderia facilmente ter dado 5, acho que estou guardando a nota alta para o ultimo, tomara né!? 
Minhas sugestões de música para essa leitura são: 







Postar um comentário

12 Comentários

  1. Oi Milla, eu não li o livro anterior, pois a história não me atraiu. Mas gostei da sua resenha, pois vi que mudou um pouco a perspectiva da história que do ponto de vista do Willem, outros aspectos parecem surgir na história, né?! A autora foi feliz na escolha dessa forma de continuar a história. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse!!
      Eu sou suspeita pra falar, adoro a escrita da Gayle, adorei o primeiro livro e esse não quebrou o encanto (ainda bem) hahahaha
      Sim, nesse livro conhecemos o passado do Willem, que acaba por explicar muitas coisas e interferir diretamente nas escolhas dele.
      É ótimo!

      Bjos

      Excluir
  2. Oi Camila!
    Gostei muito da Gayle Forman, mas ainda não li Apenas um Dia. Quer ler logo para poder ler Apenas um Ano, sua resenha me fez ficar com muita vontade de ler os dois.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina!!
      Gayle é diva neh!? O mulher pra escrever bem!! hahahaha
      Leeeia, acho que você vai adorar, e depois venha me contar o que achou ;)

      Bjos

      Excluir
  3. Milla, adorei o leria até a lista de compras da Gayle. hahahah
    Acredita que não li nada da autora ainda e sua resenha me faz achar que estou perdendo uma grande escrita.
    Espero ler assim que possível.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deby!
      hahahahahaha juuro que leria, ela escreve bem de mais e sim, arrisco dizer que você está perdendo muito!
      Tanto por esses livros que são mais leve quanto por "se eu ficar", que é mais dramático. Todos muito bons ;)
      Bjos

      Excluir
  4. Oi Milla!!
    Eu demorei, mas eu vim. Eu disse que viria, não disse? hahahah
    Bom, eu comprei Apenas um Dia porque é Gayle e Gayle é amor, mas me decepcionei um pouco com as escolhas da personagem, talvez por ela fazer uma doidera que eu, virginiana doida e assumida, jamais faria. Só que tenho certeza que vou gostar de Apenas um Ano, acho que protagonistas meninos são melhores e menos mimizentos!!
    Eu espero que, quando eu leia, dê muitas estrelas pra ele... Ain, gayle é tão maravilhosa na escrita que eu não aguento, me emociono em quase todos os livros dela e outra... Fico feliz que você gostou do livro! *-----* Eu posso ficar comentando por horas, mas vou parar por aqui te dando parabéns pela resenha, muito amor <3
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!!!
      Que bom que veio hahahahahahah
      Jura que se decepcionou? Olha, em alguns momentos também discordei das atitudes da Allyson, mas no fim acho que foi tudo meio que justificado. Gostei do crescimento dela, assim como o Willem. Em ambos os livros senti vontade de dar na cara dos personagens, mas logo eles se redimiam muito bem <3 hahahahahah
      Não me entenda mal e não leve ao pé da letra, mas esse livro tem uma pegada mais "espiritual". Não sei se é pelo tempo que ele passou na Índia e por eu me interessar tanto por esse cenário, mas sim, como você disse, ele mexe com coisas dentro da gente que faz aquela lágrima teimosa escorrer do cantinho do olho :P
      Também poderia passar horas falando do livro, mas é melhor parar aqui ahhahahaha
      Obrigada Lu, agradeço a visita!
      Bjos

      Excluir
  5. Eu tenho muitas dúvidas quanto a escrita da Gayle... Ainda não sei se gostei de Se eu ficar e Pra onde ela foi - as vezes acho que sim, as vezes acho que não...Deve ter sido a expectativa que criei antes do livro.
    Não li Apenas um dia - e a Fabi leu para o blog e não curtiu muito, tanto que nem solicitamos esse para a NC.
    Agora, depois de ler sua resenha estou na maior dúvida achando que deveria dar uma chance e ler esses dois livros... Viu, olha eu em dúvida com a Gayle...hahahaha

    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lica!! =D
      hahahahahah sério que você tem dúvidas? Pra mim é muito amor! quase nem deu pra perceber né!? hahahahaha
      Então, em "Se eu ficar" a Gayle destruiu meu psicológico, chorei mais que não sei o que, simplesmente amei. Ainda não li "Para onde ela foi", mas me disseram ser mais fraco que o primeiro.
      Com "Apenas um dia" e "Apenas um ano" o amor pela escrita dela se manteve. Super recomendo. Tente ler até a página 100, se não te convencer, pelo menos você tentou, assim não fica arrependida e se remoendo por não ter lido ;)
      Bjos

      Excluir
  6. Olá!
    Não li a resenha porque tenho muita expectativa por essa duologia, e quanto menos eu souber sobre o segundo livro, será melhor a minha leitura do primeiro.
    No geral já ouvi muitos comentários bons sobre esses livros, e espero gostar bastante.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gu!
      Pois então espero você aqui para comentarmos o livro depois que você ler =D
      Quero saber se mais gente se envolveu com a história, como eu fiz.
      Bjos

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre