[Resenha] Na Ilha - Tracey Garvis Graves


Titulo: Na Ilha
Autor: Tracey Garvis Graves
Editora: Intrínseca
Páginas: 285

Anna Emerson é uma professora de inglês de 30 anos desesperada por aventura. Cansada do inverno rigoroso de Chicago e de seu relacionamento que não evolui, ela agarra a oportunidade de passar o verão em uma ilha tropical dando aulas particulares para um adolescente. T.J. Callahan não quer ir a lugar algum. Aos 16 anos e com um câncer em remissão, tudo o que ele quer é uma vida normal de novo. Mas seus pais insistem em que ele passe o verão nas Maldivas colocando em dia as aulas que perdeu na escola. Anna e T.J. embarcam rumo à casa de veraneio dos Callahan e, enquanto sobrevoam as 1.200 ilhas das Maldivas, o impensável acontece. O avião cai nas águas infestadas de tubarão do arquipélago. Eles conseguem chegar a uma praia, mas logo descobrem que estão presos em uma ilha desabitada. De início, tudo o que importa é sobreviver. Mas, à medida que os dias se tornam semanas, e então meses, Anna começa a se perguntar se seu maior desafio não será ter de conviver com um garoto que aos poucos torna-se homem.


Oi oi gente!! Hoje eu estou aqui para resenhar um dos livros que mais amo na vida: Na Ilha.
Já faz algum tempo (talvez dois anos) que eu li esse livro e ainda assim ele continua em mim. Tenho um verdadeiro caso de amor com essa história que me tocou tanto, que foi capaz de se fixar em minha alma. Pode ser que muitos de vocês não sintam o mesmo que eu, mas já adianto que Anna e T.J. tem uma linda e surpreendente história a contar.

Anna é uma mulher forte, determinada e sonhadora. Tendo um noivo há tanto tempo, tudo que ela espera é dar o próximo passo, que nunca vem. Cansada de um relacionamento unilateral, ela resolve sair um pouco de sua zona de conforto e tirar um tempo para si, onde ela planeja rever certos aspectos de sua vida.
Quando surge a oportunidade de ar aulas para um garoto de 16 anos durante as férias de verão, em uma ilha nas Maldivas, Anna agarra a oportunidade e vai, sem olhar para trás.
T.J. é um garoto adorável, que sofreu muito com um câncer e agora se encontra no período de remissão. Planejando ter a vida normal de um adolescente, T.J. precisa correr atrás do prejuízo e aprender tudo que deixou de ver enquanto esteve afastado da escola, e isso deveria acontecer com a ajuda de Anna.
Tendo um longo caminho até o paraíso tropical onde passariam as férias junto com a família de T.J, ele e Anna enfim embarcam em uma série de voos e conexões, mas é apenas quando chegam à última que seus mundos viram de cabeça para baixo e tudo que eles tinham de seguro em suas vidas é deixado para trás.
Quando o avião cai, tudo que Anna e T.J precisam fazer é se manterem vivos, mas isso se mostra uma tarefa difícil, principalmente quando se está machucado e sangrando em águas repletas de tubarões. Com a ajuda da maré, ambos conseguem chegar a uma ilha.
Nas primeiras horas após o acontecido, tudo que eles esperam é que um avião ou um helicóptero os encontre e quando isso não acontece, eles veem suas chances de sobrevivência diminuir gradativamente.
Mas ambos são pessoas fortes demais e não se deixam abater, pouco a pouco eles se deixam guiar por seus instintos primitivos e passam a lidar com os desafios que cada novo dia naquela ilha os reserva.
Passado algum tempo, T.J e Anna já não nutrem mais as esperanças que alguém os encontre naquele pequeno paraíso. Suas percepções, suas expectativas e a maneira que cada um enxerga o outro vai mudando e tudo que parecia errado em qualquer outro lugar do mundo é certo para eles.
A maneira como as coisas acontecem ao longo do tempo é muito natural, inclusive uma ou outra revira volta do destino, que mais uma vez os tira de sua zona de conforto, e os faz enfrentar novos desafios.
Narrado no ponto de vista de ambos os personagens, Na Ilha é um livro que fala sobre auto conhecimento, saber lidar novos desafios, o descobrimento do amor, dos valores e do que realmente é importante na vida.

Personagens secundários: Em sua maior parte o livro conta apenas Anna e T.J., mas se fosse para citar um personagem secundários, sem dúvidas seria a ilha, que é tão viva quanto eles. No decorrer da história nos deparamos com a família de ambos, que por diversos momentos me fez odiá-los, mas foram imprescindíveis no amadurecimento deles e do que construíram.

Capa e diagramação: A capa é maravilhosa e a primeira vez que vi, senti uma verdadeira paz. Apesar de não ser muito fã de praia, eu sem duvidas adoraria passar uns dias nesse pequeno paraíso.
A diagramação é simples, em folhas amarelas. 

Quote:
Esperei que ela abrisse os olhos. Eles eram impressionantes , grandes e de um tom escuro azul-acinzentado. Foram a primeira coisa que notei quando a conheci. Ela fora ao nosso apartamento para a entrevista com meus pais, e fiquei constrangido porque ela era linda, e eu era magro e careca, e minha aparência estava uma merda. 

Comentários: Amores, coloquei apenas um quote na resenha, porque se eu colocasse mais eu lhes daria spoilers, e essa não é a minha intenção. Espero ter conseguido passar todo o amor e emoção que esse livro inspirou em mim. A Tracey é simplesmente fantástica e a leitura é mais do que recomendada.
Dei cinco estrelinhas, mas se pudesse, daria muito mais, porque ele realmente vale! Como já faz um tempo que li, não me recordo da musica que ouvi na época, mas indico duas: Dead In The Water, da Ellie Goulding e recomendo também All I’ve Ever Needed, da Nikki Reed.
PS: Há um livro chamado On The Island, que é um spin off de Na Ilha. Ele é contado por um personagem que à principio não aparece no primeiro livro, mas que esclarece algumas dúvidas de Anna e T.J quando à ilha. Espero que seja publicado logo!




Postar um comentário

24 Comentários

  1. Não li o livro, mas desde o lançamento fiquei com ele na cabeça. Logo de início me bateu curiosidade por causa do título. Depois, lendo a sinopse num achei nada de mais mas, lendo as resenhas em seguida, comecei a ficar curiosa de novo. Enfim, não tenho planos de ler o livro, mas se me caísse em mãos certamente o leria. Não faço a mínima ideia sobre se iria curtir, mas penso que seja interessante e com certeza valeria para matar a curiosidade.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!!
      Eu conheci esse livro super por acaso. Primeiro li em ebook, mas o amor foi tanto que acabei comprando o físico. É uma linda história, vale a pena ler lida. Outro dia ele estava em promoção no submarino. Fique de olho, quem sabe isso acaba sendo um motivo à mais para comprara ;)
      Bjos

      Excluir
  2. Oiii.... Gente! Amei e vou procura- lo, quando você citou que eles ficariam presos em uma ilha já me lembrei do filme "A lagoa azul". Fiquei realmente muito interessada. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayse, obrigada!!
      Aaaain Lagoa Azul, que saudades... Assisti tanto na sessão da tarde, quem nunca!? koakoakokoakoakoa
      Procure sim, o livro é ótimo, vale a pena ;)
      Bjos

      Excluir
  3. Mila, adorei a resenha.
    É tão bom quando lemos um livro há um certo tempo e mesmo assim conseguimos falar dele pelo tanto que ele conseguiu mexer com a gente.
    Eu fiquei curiosa pela leitura e saber que sentimentos mais ele despertaria em mim.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, obrigada!! =D
      Aaai, confesso que nem sei explicar o que nele me marcou tanto, mas marcou. É um dos livros que vou levar pra vida e se algum dia eu ficar em uma ilha deserta e só tiver direito à 1 livro, certamente será ele.
      Se você ler, venha me contar depois, adoraria saber sua opinião ;)
      Bjos

      Excluir
  4. Amiga tenho que confessar que gostei bastante da sua resenha sobre esse livro.
    Ainda não o conhecia. Mas achei interessante ambos viajar e depois ficarem presos numa ilha. Nossa, eu acho que colocarei na minha lista de compras. E o engraçado que o negócio só cresce, mas enfim..Muito bacana. Vou ver se leio assim que puder!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-como-ser-popular.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!! Aaai, que alegria, que bom que gostou =D
      Esse livro é lindo, tocante e te faz pensar em muuuitas coisas de uma maneira única. Outro dia vi ele em promoção no submarino, fica de olho, quem sabe você da sorte. Só digo que ele vale muito à pena ;)
      Bjos

      Excluir
  5. Oi Camila!
    Não conhecia o livro, mas já gostei do TJ de cara, logo que você começou a falar dele. E essa coisa de avião caindo e gente e ilha, eu amo demais! tem um filme com o Harrison Ford, não lembro o nome direito, mas eu AMO aquele filme.
    Acho que eu amaria o livro também e obrigada por não dar Spoilers <3
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!!
      Esse livro foi pouco divulgado quando lançado, e acho isso uma pena. Foi cogitado um tempo atrás que ele viraria filme. Meu sonho *-*
      Também gosto bastante disso de ilha. Fiquei fascinada pelo filme "As aventuras de Pi". Achei fantástico.
      Bjos ^^

      Excluir
  6. Oi Camilla!
    É tão bom quando encontramos um livro que nos marca assim. Eu tenho alguns, mas infelizmente, já faz algum tempo que não leio nada que me marque assim... Adorei a resenha, vou procurar esse livro para ler.

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina!! =D
      Acho maravilhosa a sensação que sinto quando um livro toca minha alma e permanece.
      O último que li e que causou esse efeito em mim foi "Se eu ficar". Chorei horrores!
      Procure, não vai se arrepender ;)
      Bjos

      Excluir
  7. Essa capa é maravilhosa mesmo. Já tinha visto esse livro, mas ainda não li. Bom saber que ele te marcou dessa forma, porque já dá para saber que só pode ser uma leitura incrível. E a premissa parece garantir isso mesmo. Foi para a minha lista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecília!!
      Obaaa, que bom que despertei sua curiosidade. Amei tanto esse livro que presenteei duas amigas com ele, ambas amaram, cada uma à sua maneira.
      Apesar desse drama todo de ficar preso em uma ilha, o livro mescla bem os sentimentos e essa capa me da uma sensação de paz.
      Amo, amo e amo!
      hahahahahaha
      bjos

      Excluir
  8. Gente, que estória é essa? Na metade da resenha eu estava de olhos arregalados kkkkk. Não é a toa que você amor esse livro. Adorei a premissa e parece que cada acontecimento, por mais trágico que seja, só melhora a leitura. Já quero!!!! Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Gleyse!!
      Acho que se fosse para definir esse livro em uma palavra, seria "intenso".
      De fato são muuitos acontecimentos, e é fantástico ver como isso afeta a vida deles, tanto de maneira positiva quanto negativa.
      Sim, tem partes que você fica mesmo de olhos arregalados e se ja ficou assim na resenha, só digo que precisa ler o livro. hahahahahahah
      Leia!! É amor a cada página!
      Bjos

      Excluir
  9. Oi, primeira vez que leio algo sobre ele, e me deixou com um pouco de interesse, normalmente não seria um livro que eu leria, mas acho que irei dar uma chance, então ele vai para a minha lista. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda!!
      Esse livro é lindo e infelizmente é pouco conhecido. Que bom que despertou seu interesse. Caso você leia, venha me contar depois o que achou ;)
      Bjos

      Excluir
  10. Oi Milla!
    UAU, que livro hein?
    Não sei se ele funcionaria tanto para mim quanto foi para você, mas aposto que iria amar a história, até porque adoro essa premissa de "perdidos numa ilha", hahaha!
    Parece ser uma estória para nos passar bastante ensinamento e para nos fazer refletir muito.
    Adorei a resenha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/2015/05/resenha-terras-metalicas-por-renato-c.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gu!!
      Sim, sem duvidas esse livro tem muito a ensinar. Falam muito sobre autoconhecimento. É bem interessante e fantástica a maneira como eles vão se mantendo na ilha. Acho que você gostaria bastante das reviravoltas que acontecem ao longo da história. É um livro bem legal!

      Bjos

      Excluir
  11. Oi!
    Que resenha linda e muito legal quando encontramos um livro que acaba nos surpreendendo gostei bastante do historia e parece que a Anna e o T.J vão te que superar vários desafios o livro me cativou e quero ver se consigo ler !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana!
      Obrigada, que bom que gostou da resenha!
      Siiim, acho que é uma das melhores sensações do mundo encontrar um livro que nos marca tanto.
      Desafios é o que Anna e T.J mais encontram, mas eles são personagens fortes. Amo eles!
      Leia e venha me contar o que achou *-*
      Bjos

      Excluir
  12. Aí está um livro que nunca chamou a minha atenção... E de repente, comecei a ler umas resenhas e pensar onde eu estava quando disse que não queria esse livro?
    Repensando em colocar ele na minha lista de leituras, ainda mais depois da sua resenha e de você dizer que daria mais que cinco estrelas...

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lica!
      Isso ja aconteceu comigo algumas vezes e até me senti mal por isso hahahahahah
      Coloque sim, acho que vale a pena, se permita ler ao menos até a página 100, se a história não te prender, pelo menos você tentou ;)
      Eu daria uma constelação inteira!! hahahahhahaha
      Bjos

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre