[Resenha] Insurgente - Veronica Roth

Titulo: Insurgente - Livro 02
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Paginas: 512
Ano: 2013

Pode conter Spoiler do primeiro Livro

Sinopse:
Insurgente - Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.




Olá Pessoal, olha eu de novo pra falar da série Divergente com vocês!!!
Hoje vou falar do segundo livro que acabei de devorar, e farei uma análise rápida dele com o filme que lançou há algum tempinho e que eu já fui conferir, vamos lá?

"Insurgente. Substantivo. Uma pessoa que age em oposição à autoridade estabelecida, mas que não é necessariamente considerada agressiva."


Encerramos o primeiro livro da série com uma guerra se iniciando, Tris descobre ser Divergente e também descobre que existem muitos mais do que ela imagina, ela e Tobias estão em busca de um refúgio já que foram considerados traidores por destruírem a simulação que Janine da Erudição havia colocado em todos os membros da Aúdacia.



Nesse segundo livro a autora dá uma continuação perfeita na minha humilde opinião, ou seja, o segundo livro se inicia exatamente onde terminou o primeiro volume, sendo assim, para entender o segundo é necessária a leitura do primeiro e não adianta assistir o primeiro filme e achar que esta preparado, porque como já havia citado na resenha anterior o filme apesar de muito bom, sofreu algumas alterações que podem atrapalhar o entendimento até aqui.

Triss e sua turma vão conseguir abrigo na sede da amizade, mas eis que isso não irá durar muito já que junto com ela e Tobias temos o insuportável Peter e Marcus, fato de que onde eles estão terá confusão, sendo assim eles terão que arrumar outro lugar pra ficar, além do fato de que Triss quer vingança contra Janine, ela quer vingar a morte de seus pais e de seu amigo Will. 



Ou seja, muita aventura, muita guerra e muita morte estão por vir, eu particularmente esperava muito mais desse segundo livro e confesso que acabei me decepcionando, e acredito que isso também se deva pelo fato de eu ter assistido o filme antes de ler a obra, mas vou explicar porque, no filme, minha querida Triss é a pessoa mais corajosa e guerreira que já vi na vida, se equiparando até a Katniss, acredito que por isso que gostei tanto dela, mas acontece que quando cheguei no livro, oh doce decepção.... 
Triss esta passando por um momento muito difícil, após perder seus pais e matar seu amigo, ela esta completamente abalada e vai passar o livro todo dando uma de suicida, e ela chega a tal ponto, que Tobias chega a ameaçá-la caso ela não aprenda a ter um pouco de amor pela própria vida, sem falar que em sua maioria as atitudes são tomadas por Tobias e não por ela.

"Não sei o que dizer quando vejo seu lado desequilibrado, e ele está presente agora, borbulhando sob a superfície das suas ações, como às vezes acontece com meu lado cruel. Ambos travamos uma guerra dentro de nós. Às vezes, isso nos mantém vivos. Outras vezes, ameaça nos destruir."


Mas apesar do livro ter sido decepcionante o filme foi maravilhoso e mais uma vez acredito que as alterações feitas foram para melhorar o mesmo, tornando-o mais atrativo aos olhos não só do telespectador, mas também do leitor.

O filme está cheio de efeitos especiais maravilhosos o que contribui muito para a beleza da obra, tornando-o um filme de tirar o fôlego do começo ao fim!!!

Não vou contar muito pois pelo que já percebi, poucos dos leitores do Paraíso já conhecem a obra e não quero revelar spoillers, mas acreditem, se gostaram do filme vale muito a pena ler o livro e ficar por dentro da história inteira, minha dúvida agora é se leio o terceiro e último livro agora ou se espero o filme. O que me sugerem? Kkkk
"Descobri que as pessoas são compostas de camadas e mais camadas de segredos. Você pode achar que as conhece, que as entende, mas seus motivos estão sempre ocultos, enterrados em seus próprios corações."
Vou deixar vocês com o trailer do segundo e um gostinho de quero mais!!!

Beijocas e até a próxima pessoal!!! 



Postar um comentário

16 Comentários

  1. OI Kelly!
    Desculpe antecipadamente por eu não ter lido sua resenha completamente. Quando você disse que ia fazer uma breve análise do livro com o filme, fiquei parada olhando para a resenha e pensei "Leio, não leio, leio, não leio?" e resolvi não ler com medinho.
    Agora, se não tiver Spoiler você me avisa que eu corro aqui, leio e ainda dou minha opinião de entrona que ainda não leu o livro, nem viu o filme hhhaha
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei sua resenha, acho a série ótima mas fiquei triste com o filme, gostaria que fosse mais parecido com o livro.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Kelly!
    Eu gostei bastante do segundo livro, mas entendo sua decepção. A Tris está tentando encontra uma maneira de encarar sua nova vida, sem o pais e sem facção, ou seja, sem tudo o que ela tinha como certo e seguro, por isso ela vacila tanto e faz tanta besteira. Mas para gente que já leu Jogos Vorazes e viu Katniss passar por tudo isso sem vacilar, fica esperando um pouco mais da Tris - mas ela foi criada na Abnegação, enquanto Katniss foi criada aprendendo a sobreviver. Estou escrevendo um tratado de filosofia no lugar deu comentário né? kkkk É que eu adoro distopias e acabo me empolgando um pouco.

    b-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Kelly!
    Já sabia que você iria se decepcionar um pouco com o segundo livro, coisa que não aconteceu comigo, já que é sem dúvidas muito melhor que o primeiro (na minha opinião).
    Entendo o que você disse sobre no filme a Tris parecer super corajosa e no livro ela não ter amor pela vida própria, e isso é uma das mudanças que eu mais odiei no filme, porque eles não conseguiram retratar aquilo que ela sentia por ter matado seu amigo. Eles simplesmente fizeram ela pegar uma arma e sair atirando em todo mundo, o que não acontece no livro.
    Quanto a ler Convergente antes de assistir o filme... Lê o livro. Eu ainda não li Convergente, e mesmo já sabendo do GRANDE spoiler, eu vou ler antes de assistir porque o filme vai ser divido em 2 partes, então não acho que compensa esperar mais duas adaptações para depois assistir o filme.
    Desculpa o comentário enorme, me empolguei, hahaha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Kelly, como falei na resenha anterior da série.
    Eu não li o livro e nunca tinha tido vontade por causa das resenhas que li e a sua tinha mudado minha maneira de pensar e surgiu uma leve vontade.
    Mas aí você disse que o livro caiu nessa e o filme é melhor.
    Não sei se assisto os filmes e vejo se gosto.
    Se começo ler ou o que.
    Acho que vou esperar você escrever a resenha do outro para me decidir.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. adorei sua resenha, tb ja li o livro e amei, pra mim o filme ficou bom nao como uma adaptacao fiel mas ficou mt bom islhsakljh
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, ainda não li essa trilogia, não sei se vou ler, ainda estou indecisa quanto a isso!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Acho que sou uma das poucas pessoas que não conhece essa serie
    hahaha...não consigo ler.
    Eu gosto de ler o livro antes de ver o filme, justamente por na
    maioria das vezes mudar totalmente, faço comparações.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não tenho interesse em ler os livros, mas já vi os dois primeiros filmes e gostei. Conheço gente que já leu Insurgente e odiou o filme! Pois é..

    ResponderExcluir
  10. Li por cima porque ainda não li o primeiro livro e estou conseguindo evitar spoilers (embora já saiba o grandão do final). Bom, eu gostei de Divergente, mas só vi o filme. Já Insurgente eu ainda não assisti, só que vi muita gente falando que não é fiel ao livro e tudo mais. Só que é bem raro as adaptações conseguirem seguir a mesma linha da narrativa, né? Enfim, ainda quero ler a trilogia. Acho que gostarei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eu sugiro que você leia logo e conta tudo pra gente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Brincadeira. Não li os livros nem vi os filmes, ainda. E não foi por falta de vontade, mas de oportunidade mesmo. Logo que conheci a estória imaginei que seria um versão de Jogos Vorazes e ainda não me desvinculei dessa ideia, mas quero muito ler ou assistir e confirmar ou mudar a visão de que tenho de Divergente. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Eu não vejo os filmes por que ainda não li os livros e não leio os livros por que tenho preguiça kkk.E vocé já se decpcionou com esse livro,a maioria se decpciona com o 3,mas eu não sei de nada.Adoro os atores que escolheram pra interpretar o filme e acho que algumas mudanças no roteiro são precisas mesmo.E do jeito que as coisas andam o último filme vai ser lançado e eu não vou nem ter assistido ao primeiro e nem lido os livros.

    ResponderExcluir
  13. Eu vou ver o filme mesmo não tendo lido o livro ainda, ainda mais que você se decepcionou, então nem sei se lerei. As vezes é querendo escrever algo tão esplêndido que acaba fugindo um pouco do que se espera né?! Mas já li resenhas bem positivas a respeito, então estou em cima do muro kkk

    ResponderExcluir
  14. O livro Insurgente parece envolver mais ação que Divergente, e isso é o está me interessando em lê-lo. Além disso, eu amo distopia, então não tem para onde correr hahahah Não sei se você ainda leu Convergente, mesmo sem eu ter lido, eu já adianto que MUITAS pessoas ficaram decepcionadas com o término da história. Então segura firme e vai fundo! hahahah

    ResponderExcluir
  15. Oi *-*
    Estou enrolando pra começar essa trilogia,pensei até em pular o primeiro livro(ainda bem que você avisou pra não fazer isso),ache que por saber o que ia acontecer a leitura seria meio entediante.
    Acho que agora vou ficar só nos filmes mesmo e quem sabe quando minha vontade de ler romances e livros sobre vampiros passar eu acabe lendo.
    Acho que se fosse eu leria o livro primeiro, pra depois me alegrar no filme haha

    ResponderExcluir
  16. Li o primeiro livro dessa trilogia há algum tempo, e eu gostei muito da história. Principalmente do Quatro rs
    Eu gosto muito do gênero, e a trama foi muito bem trabalhada pela autora. Não li Insurgente ainda, mas depois do lançamento do filme vi que estou atrasada e pretendo ler o quanto antes rs

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre