#Batepapo.com #8:Viviane L.Ribeiro

Olá Galerinha!
Quem estava com saudades do BatePapo.com??? o/
Hoje vamos saber um pouquinho mas da simpática Viviane L. Ribeiro autora de Coração Artificial (confira a resenha aqui)

Sou de Belo Horizonte. Amo meus animais, meu marido e minha família. Mas acho que amo ainda mais livros, porque sempre os deixo para ler e escrever. Faço faculdade de Letras, e formo no final do ano que vem. Ultimamente não estou indo muito bem na faculdade, porque quando estou trabalhando numa nova história minha mente nunca para nem mesmo quando estou trabalhando ou quando o professor está falando.Sou colecionadora de trilha sonora de filmes favoritos e sou apaixonada por astronomia, apesar de não entender nada do que os astrônomos falam e não conseguir localizar uma constelação. Além dos livros minha outra paixão é música; eu toco violão e orgão, mas definitivamente amo mais o primeiro.

1- No livro há um grande foco à indústria de órgãos artificiais. Por que você escolheu esse tema e como você buscou desenvolver esse assunto?

Eu fiquei pensando como seria se alguém dependesse de dinheiro para salvar sua vida e não o tivesse, e eu pensei que seria desesperador saber que você tem todo o recurso e não pode salvar todo mundo. Eu pensei que algumas pessoas são abençoadas por certas coisas e são amaldiçoadas pelo mesmo motivo, que o mundo não é receptível para todo mundo. É basicamente isso o que gira em torno do coração artificial retratado no livro.


2- Enquanto eu lia o livro, os sentimentos retratados ali pareciam talvez meio pessoais. O livro contém algo que aconteceu com você ou foi como um desabafo?

Os dois. Foram coisas que eu vivi e coisas que alguns conhecidos viveram, e coisas que eu inventei mas quis que as pessoas soubessem. E elas souberam, mesmo que não fosse todo mundo. As pessoas falam tanto de aceitar o diferente, mas elas ainda não estão prontas para isso.


3- A Alícia pra mim em alguns momentos parece um tanto irreal, ela é simplesmente diferente dos outros personagens. Como foi criar essa personagem?

Eu pensei: vou fazê-la diferente de quem eu sou e de todo mundo que eu conheço. Vou criar alguém que este mundo precisa. E descobri que a vida imita a arte, e descobri que o próprio criador aprende com seus personagens; e eu me tornei ao menos um pouquinho como eu gostaria de ser. Criá-la foi a melhor coisa que já inventei. Foi construtivo e inspirador.


4- O livro possui uma relação complicada entre pai e filho. O que te motivou a desenvolver esse tema na história?

Porque às vezes os pais têm o poder de restringir. Isso acontece, eu tenho visto. Mas a vida passa, e uma hora ou outra a gente aprende a tomar decisões, decisões difíceis que só nós mesmos poderemos tomar, e o primeiro passo é aprender a ser dependente de si mesmo. Acho que enfrentar os pais é um ato de coragem, não no sentido de se revoltar e ser malcriado, mas de poder dizer: “não, papai/mamãe, não é isso o que eu quero para mim.”


5- Mesmo tendo alguns temas mais difíceis de lidar, a narrativa do livro é leve e sutil. Isso foi algo premeditado? O que você buscou trazer para essa narrativa?

Acho que não foi. rs. Acho que é a própria voz do personagem que deixou o livro despretensioso. Para o Gabriel, tudo é menos complicado do que realmente é. Ele é conformado, e por ser conformado ele não tenta convencer ninguém. Se as pessoas concordam com ele ou não, ele não se importa. Ele não força nada.


6- Como você se descobriu escritora? Foi uma forma de desabafo, a vontade de contar uma história ou a vontade de levar as pessoas algum ensinamento?

Os três, definitivamente. rs. Sem algum desses acho que eu não conseguiria ter terminado. Mas começou quando eu pensei nessa história e comecei a escrevê-la, sem pretensão nenhuma, só por escrever; mas quando acabei, quando escrevi o último capítulo, ou até mesmo antes disso, eu quis que outras pessoas o lessem também. E acreditei no que escrevi. Acreditei tanto, que cheguei até aqui.


7- Como foi o processo criativo? Em que você se inspirou para montar a história?

Foi como montar um quebra cabeça, onde eu usei e desusei de ocasiões e muitas outras coisas. Como algumas pessoas têm dito que o livro é clichê (e eu admito que realmente é. rs), acho que inconscientemente me baseei em todos os romances fofos que já li e assisti.


8- Quais foram os maiores empecilhos que você encontrou desde o início da criação da história até finalmente ter o livro?

Da criação, foi definir as personalidades dos personagens sem que eu (autor) dissesse, “fulano é assim”, “siclano é assado”, e fazer com que o próprio leitor os caracterize como “assim” ou “assado”. Eu gosto de autonomia. Do finalmente, foi algumas decepções que eu tive com a edição do livro. Fiquei muito decepcionada quando a editora não se importou o bastante.


9- Como você vê a relação entre autor, resenhistas e blogs? Além da maior divulgação e visualização.

Mesmo não sendo essa a função, são os resenhistas que moldam os escritores, são eles que dizem o que funciona e o que não funciona, e são eles que vão dizer a verdade sobre seu livro, coisa que seus amigos e familiares nunca vão ter coragem de fazer. E eu admiro os que são sinceros consigo mesmo e com seus parceiros. Nunca ouvi falar de que a gente cresce ouvindo só elogios. No final, essa parceria traz ao autor leitores betas e confiáveis.


10- Algum novo projeto após Coração Artificial?

Sim! rs. Estou escrevendo um épico agora. Mas vai demorar para ficar pronto, embora eu esteja acabando de escrevê-lo. A edição é a mais demorada. Então talvez até o final do ano que vem esteja realmente pronto.


11- O que você busca passar aos leitores que lerem esse livro?

Que nós não devemos ser acomodados, e que a gente deve arregaçar as mangas, pegar na enxada e trilhar nosso próprio caminho; e que a gente só tem uma chance para fazer a coisa certa, e que a vida não espera que a gente tome uma atitude. E que ninguém vai acreditar no seu sonho, e o único a lutar por ele é você. E que para ser amor não precisa ser dito, e que pessoas diferentes da maioria são mal compreendidas. E que ninguém nunca vai entender a complexidade que é cada pessoa.

Beijocas



Postar um comentário

15 Comentários

  1. Gostei muito de conhecer mais sobre autora, história e personagens.
    Gostei dessa mescla no tema do livro meio leve e alguns temas mais pesados.
    E que bom que a coluna está voltando. :)

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro essas entrevistas, porque os leitores, tanto do blog quanto do livro, tem um conhecimento maior sobre a autora! O que eu mais gostei na entrevista foi saber que vem outro livro da Viviane por aí, espero que ele faça bastante sucesso! ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Kelly!
    Parabéns pela entrevista, você fez perguntas incrivelmente pertinentes! Foi muito bom ler e conhecer um pouco mais a autora, saber que o que a motivou a escrever Coração Artificial foi algo tão nobre. É bacana também a maneira como ela valoriza os resenhistas e encara bem as críticas.

    B-jussssss! ♥
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Kelly!
    Não conhecia a autora, nem o livro dela, mas gosto do batepapo.com porque sempre me dá chances de conhecer novos autores e livros *----* O que me dá mais esperanças também!
    Adorei as suas perguntas, foram bem completas e a Viviane parece que colocou bastante conflitos familiares e problemas reais no livro dela, deve ser ótimo!
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
  5. Oiii!
    Que bacana a entrevista, não conhecia o livro, mas adorei as respostas dele, e fiquei curiosa para ler!
    A resposta 9 = ♥♥♥
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto algumas coisas sobre esse livro e já estava morrendo de vontade de ver, mas depois desse bate papo, fiquei ainda mais interessada. Parece mesmo ser muito bom. E a autora é muito simpática, né? Adorei!
    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Adorei conhecer a autora, e adorei saber um pouco mais sobre o livro, e achei interessante a forma como ela buscou criar a estória e construir os personagens. Bjs

    http://territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Kelly!
    Adorei o bate papo. E olha essa ultima fala da autora foi linda e me fez refletir muito, pois concordo com ela, nós temos que correr atrás dos nossos sonhos, mesmo que só nós acreditemos nele.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ótima entrevista.
    Já li o livro, é realmente incrível, a historia é linda e forma como a Viviane escreveu, de uma forma tão leve e ao mesmo tempo, forte, passando sua mensagem.
    Ao mesmo tempo que fiquei triste pela Alicia, também entendi o que autora queria.
    Amei o livro.
    Sobre a entrevista, gostei do que a autora disse sobre correr atrás dos nos sonhos, fazer acontecer.
    Já estou ansiosa pra ler o próximo livro da Viviane.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá. adorei conhecer melhor a autora, conhecia o livro mas não sabia muito sobre ela, é muito bom esse tipo de entrevista!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  11. Adoro entrevistas!
    Não conhecia ainda o livro.
    Abs

    ResponderExcluir
  12. Parabéns a escritora e que ela consiga todo o sucesso que merece.Adorei a mensagem que ela quis passar aos leitores sobre correr atrás das coisas que queremos.muito boa a entrevista assim podemos conhecer um pouco mais desses queridos autores

    ResponderExcluir
  13. Legal esse meio tema entre peso e aspectos mais leves, ainda não li livros assim.
    E me interessei muito por este.
    A escritora é uma fofa.
    Adorei a entrevista é sempre muito bom conhecer mais do que esta por tras das maravilhas que lemos.

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Realmente achei muito boa a iniciativa desse bate papo,eu infelizmente ainda não tinha tido a chance de conhecer nem a autora e nem sua obra.
    A mensagem que ela escolheu passar aos leitores já vale por si só, precisamos de mais autores assim por aqui *-*

    ResponderExcluir
  15. Achei bem legal o bate-papo, sempre gosto de coluna desse tipo, porque elas aproximam ainda mais o autor do leitor. Eu gostei muito da sinopse do livro da autora e do tema que ela aborda, vou procurar saber mais sobre ele!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre