[Resenha] Uma Vida Para Sempre - Simone Taietti

Título: Uma Vida Para Sempre
Autor: Simone Taietti
Editora: Novo Século
Páginas: 352
Ano: 2014

Ethel diz estar morrendo. Contudo, não afirma isso apenas em razão de sua doença. Talvez a única certeza de nossa existência seja a morte, o fato de que ela chega para todos. Mas nem por isso deixa de ser a maior incógnita da vida.
Em um hospital, em meio à dor das histórias dos pacientes, Ethel encontrou amigos. Entre passeios em cemitérios, frequentando velórios e enterros de estranhos, ela tenta preparar a si e aqueles que ama, para o que parece estar ali tão próximo, o fim. Entretanto, não esperava enfrentar algumas surpresas que a fizessem duvidar de tal preparação. As estatísticas ruins, a inexorável passagem do tempo. Onde reside a lógica disso que nos arranca pedaços, da súbita inexistência do que outrora era vívido e pulsante? Um corpo que jaz. Palavras que se perdem. A finitude de tudo o que é tão belo talvez seja a maior dor do mundo. Uma vida para sempre é um compilado de desejos, pensamentos e dias. Quanto dura o para sempre? Ethel descobriu.


Olá Galerinha! Tudo bem com vocês?

Hoje trago a resenha de Uma Vida Para Sempre, da queridíssima Simone Taietti, nossa autora parceira, que nos mandou o livro com uma dedicatória linda.
Esse foi o livro da estréia da coluna Li até a página 100, e muitas pessoas me deixaram comentários de que o livro tinha um quê de "A Culpa é da Estrelas", algumas pequenas partes (bem pequenas), lembram, mais Ethel, entra tanto na sua cabeça, você vive suas emoções, suas alegrias, ela é com toda certeza única.

Então quero deixar claro que tudo que eu escrever, não será de perto, suficientes para descrever meu sentimento em relação ao livro, foi um livro LINDO, com lições de vida que te fazem para e pensar em como você esta vivendo. Tive o privilegio de ler esse livro, em um lugar calmo, sem barulhos, ao som de passarinhos, e quanto terminei, estava em lágrimas.
***

O Diário de Ehel começa em 2014; ela conta que sentiu vontade de escrever sobre sua vida, por que ela não seria boa escrevendo sobre qualquer outra coisa.
Ela tem 17 anos e foi adotada com três meses de vida, seu pai sofreu um acidente quando ela tinha oito anos, e a partir dai, sua mãe é a unica pessoa que ela tem no mundo. Ela tem uma doença chamada CIPA, Insensibilidade Congênita à Dor com Anidrose, em resumo, ela não sente dor. Num primeiro momento dá para pensar, nossaa, que máximo! Dor é horrível e ela não sente, mas a partir dos relatos de Ethel, percebe-se o quão horrível é a sua doença.
- É a dor. Eles sentem isso e eu não. De forma alguma faço isso para me vangloriar ou me mostrar superior. Faço isso para não me tornar egoísta, para não achar que sou a pessoa mais infeliz do mundo quando preciso me tocar e me examinar ao menos cinco vezes por dia atrás de ferimentos ou mesmo atrás de sangue. Ou então, quando escuto o barulhinho do despertador do celular me lembrando que preciso ir ao banheiro, simplesmente porque não consigo saber quando estou com vontade ou não. Ou então quando chego ao hospital com uma fatura horrível, que pode até ter sarado de forma errada, pelo simples motivo de eu não ter sentido o osso quebrar como aconteceu quando quebrei o braço dormindo, tão somente porque apoiei todo o peso do meu corpo em cima dele, sem nem perceber.
Intenso néh? Bom, com essa doença, Ethel não tem uma vida muito comum, sua mãe é daquelas super protetoras, não a deixa trabalhar, fazer faculdade e nem mesmo ir sozinha a qualquer lugar, já sua melhor amiga Catarina, está levando sua vida em "total normalidade", festas, garotos, farra, mais esses mundos diferentes começam a distancia-las.
Em função da sua doença, Ethel precisa ir sempre ao hospital, tanto para fazer exames de rotina, quanto para fazer fisioterapia. Nessas visitas, descobrimos que ela tem amigos, ela vai aos quartos de doentes para conversar, para passar o tempo e esses são seus amigos. Em uma dessas visitas, por puro acaso, Ethel conhece Vitor, um cara simpático que está "fugindo" para adiar sua internação.
Sim, Vitor também tem uma doença, e não é só apenas um visitante como Ethel pensou no principio. Vitor tem LMA, Leucemia Mieloide Aguda, e está no hospital para fazer um transplante autólogo de medula óssea. A Amizade entre os dois vai crescendo, Ethel sempre que vai ao hospital, vai visitá-lo, já que foi escolhida por ele para ser sua visitante (no caso de Vitor, as visitas são restritas, ele só recebia visitas dos pais e de Ethel). 
- Só quis dizer que você não pode nem sonhar em não voltar, Ethel. Você tem sido muito importante para mim, para eu continuar aguentando isso. Sinto que, fora meus pais, não posso contar verdadeiramente com mais ninguém a não ser você. 
A amizade é tão forte que é inevitável se transformar em amor, alias, eu acredito que desde o primeiro momento eles se amaram, mais não conseguiam admitir, por medo da morte e fazer o outro sofrer.
A partir desse momento, o livro fica extremamente fofo e amável, os dois passam a viver intensamente o amor, porém sempre com medo da morte. A doença de Vitor está cada vez mais agressiva, e os dois vivem cada dia como se fossem o último.

Com uma diagramação perfeita, uma capa linda, e um enredo forte e intenso, e cheios de reflexão, Um Vida Para Sempre, arrematou meu coração, e está entre os TOPs livros da minha vida. SUPER RECOMENDO essa história que com um final surpreendente nos faz colocar nossa vida na balança e perceber que devemos aproveitar ao máximo a vida! Os minutos passam rápido, então aproveite!

**********


::TRECHOS QUE NOS FAZEM PENSAR::





**********
Nasceu em 1994, ano em que o mundo perdeu Kurt Cobain e Ayrton Senna e em que Nelson Mandela tornou-se o 1º Presidente negro da África do Sul. Descobriu ainda no Ensino Fundamental sua grande paixão: a escrita. Tem preferência pelas histórias palpáveis, a inconstância da vida, aquilo que pode acometer qualquer um. Em 2011, foi uma das ganhadoras do 7° Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, na categoria estudante de Ensino Médio, concorrendo com 3.375 outros textos."Uma vida para sempre" é seu primeiro livro publicado.Vive em Tangará – SC. É acadêmica de Direito na Universidade do Oeste de Santa Catarina. Divide seu tempo livre entre a escrita, leitura, estudos e os seriados de que tanto gosta.
Links: Facebook | Skoob | Facebook da Autora

Beijocas :D

Postar um comentário

34 Comentários

  1. Minha nossa que livro fantástico, eu preciso dele, sempre tive muita curiosidade sobre essa doença. Preciso preciso preciso *________*
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  2. Que livro lindo, Tati.
    Acho que ele não tem tanto de A culpa é das estrelas como estavam pensando. Só que ambos também tem doenças.
    Acho que é o tipo de livro que te faz chorar e eu quero sim ler. ^^

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Deby, o único ponto parecido é que ambos são doentes, mais, tudo difere de ACEDE

      Excluir
  3. Adoro esses livros dramáticos e lindos. <3 E que capa é essa? Muito fofo! Entrou para os desejados, obvio!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  4. Armaria, quero ler não... senão vou chorar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk A história parece realmente linda e tbm acho que tem um "q" de ACDE, mas creio que a narrativa dever ser diferente e nos leva a novos sentimentos com relação a perda de alguém que amamos, imagino! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertou, rsrsrs, Gleyse eu nunca chorei tanto lendo um livro, ate meu noivo estranhou.

      Beijos

      Excluir
  5. Eu já havia visto outros blogs comentando deste livro também e estou muito interessada! Sem dizer esta capa que é muito amor né? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É linda neh??? Muito fofa, eu adorei, leia o sim *-*

      Beijos

      Excluir
  6. Pela resenha deu mesmo pra perceber que se parece com a culpa é das estrelas
    Adoro livros que me fazem chorar e esse com certeza faz
    Doenças e amor junto em um livro é sucesso
    Doida pra ler já

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre muito emocionante neh?? Eu também adoro

      Beijos

      Excluir
  7. Uau, gosto muito de livros desse tipo mas não estou lendo muito :/ fiquem muito curioso sobre o livro adorei a resenha^^
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Arthur, eu estava numa imensa ressaca, o mês de Fevereiro quase não li, esse mês to feliz comigo mesma *-*
      Abraços

      Excluir
  8. Que bacana, hein? Lindo o trecho que fala de fingir não sentir dor para não se mostrar egoísta, muito bonito. www.textododia.com.br Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita, tem vários trechos assim, lindos e inspiradores *-*

      Beijos

      Excluir
  9. Oi Tatii!
    Que livro intenso, hein?!
    Adorei a resenha e não pensei que iria gostar tanto da ideia do livro até ir lendo e lendo a sua resenha. A autora foi fabulosa ao ter essa ideia e juntar esses elementos criando uma história que parece muito linda!
    Beijos

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim , Lu ela foi genial, é lindo, perfeito, amei o livro

      Beijos

      Excluir
  10. Uau ! Adorei os quotes ! Parece ser um livro muito bom, daqueles que você fica pensando na história por um certo tempo (já que estou fazendo isso até mesmo sem ler haha).
    E também é uma prova para aqueles que desacreditam que autores brasileiros escrevem livros bons.
    Com certeza vai para a minha interminável lista. Ansiosa pela leitura.
    Bjs, Rapha
    http://caixinhaderabiscos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapha, concordo com tudo que você escreveu, ha ainda muito preconceito com autores nacionais, mais vamos acabar com isso. Beijos

      Excluir
  11. Olá, adorei conhecer mais o livro, que parece ser muuuuito bom. Me deixou bem curioso apesar de não gostar tanto do gênero, a quotes são ótimas, adorei a mini biografia dela. Ótima resenha.

    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vinicius, há vários quotes lindos, que nos fazem pensar na vida.

      Abraços

      Excluir
  12. Eu não sou a maior fã de sick-lit, mas fico muito contente em ver que a literatura nacional vem surpreendendo e trazendo cada vez mais títulos bacanas e emocionantes.

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom essa evolução da literatura nacional, acredito que é o primeiro passo para uma educação de qualidade.

      Beijos

      Excluir
  13. Oii eu havia visto uma resenha desse livro recentemente e me interessei bastante... a sua resenha só confirmou essa minha vontade. Parece ser uma incrivel historia emocionante ne?

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mayara, é emocionante e linda, eu amei a história e como a autora conduziu a história ;)

      Beijos

      Excluir
  14. Oi Tati!
    Fiquei completamente tocada com sua resenha, esse livro deve ser muito fofo e provavelmente vai me fazer desidratar de tanto chorar se um dia ler.
    Adorei a resenha!

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É simplesmente Maravilhoso, e eu chorei horrores. Amei

      beijos

      Excluir
  15. Não conhecia esse livro
    Mas parece ser muito interessante, gosto bastante de romance
    E quando colocam esse negocio de doença ai que fica bem mais emocionante
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim é muito interessante e emocionante, eu amei.

      beijos

      Excluir
  16. Sócia!!!
    Que linda a resenha, já fiquei super curiosa e morrendo de vontade de ler a obra!!! Já li vários assim com doença e o resultado são sempre litros de lágrimas!!!
    Já me manda hein kkkkkkk
    Parabéns por mais essa conquista!
    I Love You sócia!!! Minha metade

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que eu te mando sim sócia linda!
      I Love You sócia!!! Minha metade

      Beijokas

      Excluir
  17. Um sick-lit? Gosto bastante, não conheço a autora e vou ficar de olho pra poder comprar o livro e lê-lo
    Obrigada pela dica
    Beijos
    Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, compre e leia, acredito que vá adorar.

      Beijos <3

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre