Mulheres na Luta || Marta Breen e Jenny Jordane

Mulheres na Luta || 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade || Marta Breen e e Jenny Jordahl || Grapic Novel , Quadrinhos , HQs || 128 || 2019 || Seguinte


Sinopse:
Há 150 anos, a vida das mulheres era muito diferente: elas não podiam tomar decisões sobre seu corpo, votar ou ganhar o próprio dinheiro. Quando nasciam, os pais estavam no comando; depois, os maridos. O cenário só começou a mudar quando elas passaram a se organizar e a lutar por liberdade e igualdade.
Neste livro, Marta Breen e Jenny Jordahl destacam batalhas históricas das mulheres — pelo direito à educação, pela participação na política, pelo uso de contraceptivos, por igualdade no mercado de trabalho, entre várias outras —, relacionando-as a diversos movimentos sociais. O resultado é um rico panorama da luta feminista, que mostra o avanço que já foi feito — e tudo o que ainda precisamos conquistar.


Hoje em dia é muito comum ver mulheres se declarando feministas, o termo é muito bonito e representa uma história de luta, perda e dor que perpetua há anos, mas se perguntado a essas mesmas mulheres o que significa o termo ou como essa luta começou, muitas não saberiam dizer, isso porque ao meu ver, muitas lutas dignas estão virando alvo da modinha, o que atrapalha uma batalha cheia de significados.

E isso não se reduz apenas ao feminismo, mas há várias outras lutas de extrema importância para a evolução do ser humano como cidadão em si. Racismo, Feminismo, Homofobia e outras milhares de lutas vem sendo mal vistas ou inferiorizadas por causa de posturas errôneas, e isso tem que ser visto e apontado, depois de tantos anos, não podemos deixar que coisas tão significativas sejam ridicularizadas por causa de meia duzia.

Em Mulheres na Luta, a Graphic Novel da Cia das Letras vamos conhecer grandes mulheres e suas histórias, vamos conhecer o passado e o início dessa luta tão voraz que busca apenas direito e igualdade para uma espécie que a muito vem lutando e que carrega o mundo nas costas.



Através de desenhos repletos de detalhes e com cores vivas, vamos acompanhar mulheres que marcaram a história e seus feitos, vamos entender onde começou nossa luta e como conquistamos parte do direito que temos hoje, como o direito de votar, de trabalhar fora e até mesmo de responder, questionar se pronunciar em um diálogo.

Mulheres na Luta é uma obra linda que deve ser lida e apreciado por mulheres, homens e crianças, a história deve ser repassada e grandes feitos devem ser lembrados! E que forma melhor de lembrar de algo tão importante se não com imagens tão bonitas. Mulheres na luta é uma leitura rápida e repleta de contexto histórico. Conheça nosso passado para dar valor ao nosso presente.



Resenha postada Originalmente no Quem Lê Sabe Porquê

 

Postar um comentário

15 Comentários

  1. Eu tive a oportunidade de folhear esse livro em uma livraria e fiquei tentada em comprá-lo. Adorei a proposta, as ilustrações o formato TUDO. AINDA quero ter uma edição na minha estante <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clyci,
      Você folheou e desistiu de levar? Qur força de vontade hahahahaha, o livro é lindo e precisa mesmo ter na estante!!!

      Excluir
  2. Eu não conhecia essa graphic novel, mas já amei de cara. É realmente uma modinha que pessoas se digam feministas, mas realmente nem sabem o motivo do termo, ou o motivo de existir o movimento. Isso dá muita munição para pessoas falarem contra, que é apenas uma moda passageira e etc. Mas essa é uma forma de mostrar que é algo porque realmente lutar.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna,
      Sim, as pessoas estão queimando movimentos de grande importância pela falta de informação, e isso é muito perigoso, cada luta tem uma história que levou anos para ser construída!!

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro mas já fiquei curiosa, com certeza concordo com você que as mulheres do passado conquistaram muita coisa importante (lendo os livros de romance de época podemos ver como as mulheres não tinha quase nenhum direito etc) e muitos não dão o devido valor. A mulher ainda tem muito que conquistar mas para isso precisa valorizar o que já foi ganho. Enfim amei a dica e suas palavras me deixaram inspirada. Parabéns pela leitura e divulgação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Sim, elas conquistaram muito do que somos hoje, e devemos tudo o que temos a elas que iniciaram toda essa revolução. Que bom que gostou da dica!!

      beijokas

      Excluir
  4. Eu já vi algumas resenhas e todas são incríveis como a sua. Me despertou interesse demais em conhecer a hora e todas as batalhas que nós mulheres temos ao longo de nossas vidas. Adoro mulheres fortes e determinadas! Já estou curiosa para conhecer esse livro.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo incrível!!!
      espero que goste do livro, a leitura é rápida e extremamente inspiradora.

      Beijokas

      Excluir
  5. Oi Kelly.
    Estou com muita vontade de ler esse livro, mas ainda não tive a chance e sua resenha conseguiu despertar interesse para adquiri-lo. Ainda mais descobrindo que a leitura é rápida. Amei sua dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia,
      Que bom que gostou, e sim... Já coloca outro na fila porque vai ser beeeem rápido!!

      Excluir
  6. Olá, tudo bom?
    Eu acho que hoje em dia muitas mulheres se declaram feministas por começarem a entender melhor o movimento, apesar de sempre caber cada vez mais e mais estudo para que se possa conhecer a fundo a origem e a importância real desse movimento.
    Essa HQ é um pontapé inicial excelente para que as pessoas possam entender um pouco mais sobre o feminismo, sua origem, suas ondas e a sua necessidade ainda nos dias de hoje. Muito foi conquistado, mas muito ainda precisa ser. Sem sombra de dúvidas um livro extremamente necessário ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Polly,
      Com certeza é o pontapé, é preciso conhecer uma causa para defendê-la com unhas e dentes, mesmo hoje argumentos são importantes e saber usá-los é essencial.

      Beijokas

      Excluir
  7. Olá!
    Não conhecia esse livro e fiquei interessada. Muitas mulheres hoje estão se identificando com o movimento, algumas com ressalvas, ma também percebo que muitas vão na onde da modinha, quero estar enganada, mas boa parte vai. E esse livro parece ser ótimo para esclarecer e informar de forma bem divertida a origem dessa luta. Adorei conhecer!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que muitas vão na moda porque não entendem 100%, ficam n básico de lutar pelos direitos femininos, mas misturam direitos com regalias e acabam sujando a luta. É preciso estudar e compreender o que é o movimento, e descobrir como ele começou é o primeiro passo.

      Beijokas

      Excluir
  8. Livro extremamente pertinente aos dias atuais! Preciso mto ler!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre