Comparativo | Kindle x Livro Minha Opinião


E aí galerinha do mau? Tudo bem? Resolvi sair da rota e falar sobre esse aparelhinho que aos poucos vem dominando as bolsas e a vida das pessoas.. contar minha história e minha opinião, e quem sabe assim ajudar você leitor do Paraíso que ainda está na dúvida sobre comprar ou não comprar um Kindle.

O que é um kindle?

O kindle é um dispositivo e-reader produzido e vendido pela Amazon, a grosso modo ele possui a aparência parecida com um tablet, pode ser encontrado na cor branca ou preta e com ou sem Wi-fi. Conforme o kindle foi ganhando espaço no mundo literário, a Amazon foi desenvolvendo novos modelos para sanar as necessidades de um maior número de leitores, eu tenho o paperwhite e é sobre ele que vamos falar.

Qual a utilidade de um kindle?

Um kindle possui inúmeras utilidades, e aí você vai me olhar e pensar: Ué, mas não é só pra ler? 
Sim querido leitor, porém o kindle pode ser utilizado de diversas formas, além de ler aquele seu livro de forma prática e apaixonante, você também pode usá-lo como um pendrive de documentos ambulantes, calma que eu explico.
Apesar do kindle ter como arquivo padrão o MOBI, um tipo de arquivo compacto que ocupa pouquissímo espaço, o mesmo pode guardar e abrir documentos como word, Pdf e por aí vai. Já pensou aquela apostila enoooorme da faculdade? Você pode carregá-la no kindle, pode lê-la nele e ainda por cima marcar os trechos importantes e deixar notas no decorrer do documento, além de contar com um dicionário e um tradutor embutido no bichinho.



A minha experiência:

Eu ganhei meu kindle de presente de aniversário do marido, na época ele queria a todo custo me convencer de não guardar meus livros de papeis, o que me fez já olha pro meu kindle com rancor ... até colocar as mãos nele e ler meu primeiro livro.

O Kindle têm inúmeras utilidades como as já citadas acima, mas o que me encanta neçe é poder levar mais de 800 livros pra onde eu vou, isso porque o arquivo mobi, ocupa um espaço mínimo e o kindle paperwhite vem com 4Gb de memória, além disso ele é super leve. Galera de São Paulo, sabe aquele sufoco para ler no busão lotado e no metrô entupido? Kindle te ajuda, ele é muito leve e super compacto, cabe em qualquer bolsa ou mochila, e não pesa nas costas.

Ou seja, o kindle te possibilita carregar vários calhamaços, tipo a série Martin inteira sem esforço hahahah, além disso o meu modelo possui luz interna, o que me ajuda muito naquela noite de insônia sabe? Quando eu não era casada a maior briga era quando eu queria ler no quarto e minha mãe queria dormir, alguém deve passar ou já passou por isso, o kindle não incomoda, eu dou minha palavra.

Além disso, não tem luz do Sol (na praia) ou vento (no ponto de ônibus) que te atrapalhe, leia em qualquer lugar e a qualquer hora. 

Porque me deixei levar pelo Kindle?

Quando comecei a cogitar a hipotese de adquirir um Kindle, eu recebia muito e-book de autor, lia os abençoados no celular e depois ficava vesga, aí pensei: Vou comprar um tablet fuleiro e colocar o app do kindle nele, confesso que funcionou por um tempo, mas a iluminação do tablet não faz bem de forma alguma, independente do quão baixa você deixa. 
Quando ganhei o kindle fiquei com receio também, mas garanto que a tecnologia desenvolvida na iluminação do kindle nem de longe agride a vista como o tablet, então se você usa óculos ou não, fique tranquila a leitura é bem confortável.



Pontos Negativos

Eu tenho um kindle branco, assim que ele chegou enfiei ele em uma capinha, mas ainda sim às vezes aparece um sujeirinha hahahaha, não tenho problemas com a bateria, e como revezo entre os físicos e ele, ela dura bastante. A única coisa que vejo como negativa nele são os valores excessivos que algumas editoras insistem em cobrar nos e-books. Acredito que a ideia inicial de e-reader seja facilitar e baratear o custo, porém vejo por aí editoras cobrando R$ 49,90 no livro físico e 39,90 no e-book... WTF!!!! Esse é realmente o ponto negativo pra mim, os físicos possuem todo um processo e demanda de mão-de-obra que justificam os valores, mas e o e-book? Se manca né Brasil!

Ebook ou Físico?

Jamais vou dizer aqui que um é melhor que o outro, eu amo livros de papel, tenho três estantes cheias e apesar de me desapegar de alguns e de ter me tornado mais flexível, tem outros que estão lá e vão ficar pro resto da vida, nada se iguala a sensação do toque e o cheiro do livro. Porém o Kindle facilita demais a vida, e confesso que muitas vezes prefiro ler o e-book ao livro. E não sei se com todo mundo é assim, mas comigo parece que a leitura por ele é bem mais rápida. 

Eu amo os dois, leio muito livro de papel, mas quando são volumosos opto sempre pelo kindle, além de ler em qualquer lugar sem correr o risco de estragar o livro.

Existem vários tipos de leitor E-reader, cada um com suas especificações e seus pontos positivos e negativos. A amazon memo, possui alguns modelos de kindle, o meu é o paperwhite 8ª geração com luz e Wi-fi, se quiser conhecer os outros pode acessar o site da amazon e ver qual se adapta melhor as suas necessidades e gostos.

Acesse: Amazon e encontre seu kindle!

Espero que esse post tenha ajudado você que está em cima do muro, e espero sinceramente que se optou por comprar se sinta feliz com a decisão quando seu pequeno chegar! Kindle é vida porque kindle disponibiliza a leitura da melhor forma, e ler é sempre garantia de uma vida repleta de magia!!

Ficou com dúvidas? Deixa aí nos comentários que eu te respondo!!!


Postar um comentário

6 Comentários

  1. Então Kelly amei a dica.
    Como autora independente eu uso a Amazon direto e sim eu queria muito ter meu Kindle - ainda terei!
    AMEI O post! Obrigada! 😀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,
      que bom que gostou da dica, eu tinha muito preconceito, mas hoje amo meu kindle e muitas vezes deixo de ler o físico para ler o e-boook pela praticidade. Tenha sim, você não vai se arrepender.

      Beijokas

      Excluir
  2. Sou suspeita pra falar aqui, eu tenho um kindle e amo ele de paixao! É um aparelho super útil, leve, não ocupa espaço e nem pesa. Mesmo lendo a maioria dos meus livros no kindle, nao perco o habito do bom e velho livro na estante e aquele cheiro de livro. Eu uso o meu quando tô na rua, em casa prefiro os físicos.

    Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pegasus,
      Também sou suspeita, amo os dois igualmente!!!

      Excluir
  3. Que legal seu post! Acho que jamais vou abandonar livros fisicos mas o Kindle me parece uma excelente ferramenta principalmente para viagens ne? Meu sonho de princesa hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Day,
      De forma alguma a gente abandona, mas com certeza ler durante a viagem ou antes de formir ganha um prazer renovado com o kindle.

      Beijokas

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre