[Resenha] O Farol e a Libélula - Jean E. Pendziwol

O Farol e a Libélula || Romance , Drama || Jean E. Pendziwol || 274 || 2017 || HarperCollins 


Sinopse:
O inusitado encontro entre uma jovem em busca de futuro e uma idosa redescobrindo seu passado.
Morgan, uma órfã com problemas de comportamento, precisa cumprir pena prestando serviço comunitário em um lar para idosos. Ali ela conhece Elizabeth Livingstone, uma senhora que não pode mais contar com os olhos, mas que possui uma memória tão vívida quanto as histórias que guarda. Essas histórias aos poucos são reveladas quando, com a ajuda de Morgan, Elizabeth descobre os diários do falecido pai.
À medida que as palavras do diário tomam forma e são recriadas pelas lembranças, Elizabeth e Morgan percebem que seus destinos estão profundamente ligados à isolada ilha de formas nunca imaginadas. Enquanto Morgan descobre laços da própria família, os diários revelam mais perguntas que Elizabeth poderia responder, transformando sua percepção da realidade.

S
 abe aquele livro que te encanta no primeiro olhar? O Farol e a Libélula já estava na lista de leituras há algum tempo, mas só agora, com a parceria com a editora consegui tirar ele da lista, e só posso dizer que foi uma leitura surpreendente.

Guerra e morte pode silenciar o mais forte dos homens.

Morgan é uma jovem rebelde, desbocada e desacreditada, desde muito jovem ela vem morando em lares adotivos, e agora começou a se meter com pessoas linha dura. Ela não sabe muito do passado, quase nada da sua história, só se recorda do avó de quem ela sente imensa falta, seu último parente antes das longas jornadas a lares provisórios.

Morgan foi desafiada por Derick e sua turma a grafitar a cerca do lar de idosos, na ânsia de ser aceita e admirada ela aceitou, mas quando a policia chegou apenas Morgan ficou para pagar o pato, seu castigo, repintar a cerca, e é assim que ela conhece Elizabeth Livingstone, uma das moradoras do asilo.

Elisabeth já foi jovem e bonita, hoje esta cansada e sem visão, seu passatempo; adivinhar obras descritas por seu amigo Marty, o zelador do asilo, quando o irmão mais velho de Elizabeth sofre um acidente, a policia a procura em busca de respostas, mas ela não as tem, afinal faz anos que não se falam. Mas a policia lhe entrega diários, diários que foram de seu pai e que podem revelar coisas do passado dela que fizeram com que sua vida fosse alterada. Aproveitando sua curiosidade com Morgan, Liz pede que ela a ajude lendo esses diários, e o que elas vão encontrar nas páginas pode alterar para sempre a vida das duas.

O Farol e a Libélula possui uma história surpreendente, Morgan não conhece seu passado, além do seu avó que lhe deixou como herança um violino e o desenho de uma libélula, ela não sabe de mais nada, mas quando ela adentra o quarto da sra. cega e encontra lá a mesma gravura da libélula, sua curiosidade faz com que ela fique e ajude Elizabeth com a leitura do diário no desespero de descobrir quem é e qual sua ligação com aquele mundo.

O amor não é cego como dizem, Morgan. O amor nos cega. É um ladrão.

A trama é intensa, e no decorrer da leitura acompanharemos duas histórias, a de Morgan e Elizabeth, e a do passado que levou elas aquele determinado momento. Cada página do diário é uma viagem profunda há um passado memorável e existente, o livro possui uma pesquisa profunda e um contexto histórico instigante, que carrega o leitor para uma época longínqua e desconhecida.

A obra de Jean fala de amor, família e abnegação, daquilo que somos capazes de abrir mão pelo que amamos, trata com um tato extraordinário uma doença que pela descrição acredito ser autismo, Emily a irmã gêmea de Elizabeth é uma personagem encantadora e linda em seu silêncio, com seu dom extraordinário, vivendo em um mundo colorido onde ninguém mais é bem-vindo, uma protagonista silenciosa e delicada.

— A certa altura, todos nos perguntamos "Quem sou eu?". O fato não se trata de quem você é ou de quem você foi, mas de quem você pode ser.(...)

O farol e o a libélula é um livro que me surpreendeu muito, mesmo quando acreditei que sabia o que ia acontecer fui enganada, e quando enfim descobri o segredo que unia Elizabeth e Morgan fiquei sem ar e perplexa!! Uma trama muito bem desenvolvida, que merece e deve ser lida por todos que gostam de livros tocantes e misteriosos.


Postar um comentário

14 Comentários

  1. Oiii tudo bem??

    Esperava outra coisa da história, e o enredo me surpreendeu, ele estava na minha lista de desejados e acredito que vou passar na frente de alguns outros, fiquei realmente interessada.
    Achava que ia ser alguma fantasia e saber que a história é bem mais complexa me deixou bem mais interessada.
    Adorei a resenha,
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa,
      Também não esperava hahaha, achei a capa linda e desde então estou namorando livro e desejando ler, quando apareceu a oportunidade pedi na Harper e fui surpreendida pelo enredo, é uma história bem fofa.

      Excluir
  2. Oiee Kelly ^^
    Acho que já tinha visto esse livro antes, mas não sabia do que ele tratava. Saber que você gostou tanto e que é um livro tão surpreendente e bem escrito assim me deixou muito curiosa. É bem o tipo de livro que eu ando querendo ler mesmo ♥ Estou curiosa para saber esse segredo...haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dhry,
      Gostei muito, se joga na leitura e depois me conta o que achou, espeo que goste tanto quanto eu.

      Excluir
  3. Não conhecia o lindo, mas amei a capa e o o título, então saber que além disso ele trás uma história surpreendente é animador. Fiquei curiosa para conhecer o dom de Elizabeth, por isso anoto essa recomendação, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Que bom que gostou da dica, espero que goste da leitura.

      Excluir
  4. Oi, Kelly.
    Ainda não conhecia esse livro, mas agora fiquei bem curiosa!
    Vou colocá-lo na minha lista de desejos!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis,
      Já tinha visto ele no skoob acho hahahaha, acho que você vai gostar da leitura! Depois me conta.

      Excluir
  5. Olá.

    Adorei a resenha! Não tinha lido nenhuma desse livro até agora.
    Confesso que adoro livros que surpreende; que nos faz acreditar em uma coisa e depois acontece totalmente o oposto. Gosto de ser trouxa hahahaha
    Já quero ler <3

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, acho que também gosto de ser trouxa, ser surpreendida é a melhor forma do livro me ganhar hahahaha, então você vai gostar desse, porque a autora com certeza me fez de trouxa hahah

      Excluir
  6. Deve ser uma história linda, eu fiquei super curiosa para conhecer as duas personagens só de ler seu post. Achei maravilhosa a forma como a autora uniu duas personagens tão diferentes.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,
      É incrível a junção delas, e acompanhar as duas se conhecendo aos poucos e desvendando as próprias histórias também é lindo demais.

      Excluir
  7. Boa noite
    Juro q so pensei numa história de fantasia quando vi o título, realmente me surpreendeu o tipo de trama abordada. Ver os dois pontos de vista deve ser bastante revelador ao leitor, dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julio,
      Normal, também pensei que era, e acho que foi isso que contou mais na hora de colocar nos desejados, mas no final foi um drama bem intenso e surpreendente. Espero que goste da leitura.

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre