[Resenha] Rafani - Sinéia Rangel

Fonte: foto do Instagram da Sineia (@sineiarangel)
Rafani || Quando esquecer é uma necessidade. || 446 || Sinéia Rangel. || 2017. || Coerência. 

Sinopse: 
Bon vivant e cafajeste assumido, Sam Allencar cultiva três paixões: mulheres, sexo e vinho. Complicações nunca foram parte da sua vida, tudo o que deseja está ao alcance das suas mãos. Até que o seu caminho se une ao de uma desconhecida.
Uma mulher com um passado marcado por traumas e uma vida construída sobre segredos e mentiras, que aprendeu ainda criança que o sentimento mais confiável é o medo, é ele que a mantém viva.

Ele não sabia o que estava em jogo, até que estivesse irreparavelmente envolvido. Ela não sabia como contar a verdade, até que fosse tarde demais. Incompatíveis desde o início, mas será que o amor pode curar um passado de dor?

CONTÉM CENAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL E PEDOFILIA.
NÃO HÁ ROMANTIZAÇÕES DESTES TEMAS.



Fonte: foto do Instagram da Sineia (@sineiarangel)

E
 sse, com certeza, foi um dos livros mais fortes que li esse ano. Não há meio termo, não há entrelinhas, a autora Sineia Rangel nos mostra a verdade nua e crua da violência sexual, da pedofilia e de como esses atos afetam a vida tanto das vítimas como de quem está em volta.

Falando assim, parece ser um livro intragável para alguns, não é mesmo? A boa notícia é que o livro está longe disso! É um drama, mas também é romântico e nos mostra cena belíssimas de amor. De como o ser humano é resiliente e capaz de superar grandes dores e perdas. No caso da nossa personagem, Rafani, a perda da inocência.

Quem é Rafani, afinal?

Rafani é a mulher brasileira. Ela é guerreira, com suas cicatrizes, segredos, um passado que é, no mínimo, perturbador, mas que é mãe, e que movimenta mundos e fundos por aqueles que ama. Ela representa todas nós, nem que seja um pouquinho, quando estamos vulneráveis, sem saber para onde correr e também quando somos leoas, determinadas a conquistar nosso espaço no mundo.

O romance entre Rafani e Sam


Todo o romance começa com uma aura de mistério e Sam, nosso protagonista, quer saber quem é essa mulher de olhos multicoloridos que mexeu com ele ao ponto de querer uma mulher só.

Sam é a parte do livro em que temos calmaria, momentos alegres, encantadores e tocantes. Apesar de ser 10 anos mais novo que Rafani, ele é muito maduro e faz de tudo para conquistar a mulher que ama e mostrar que é possível manter uma relação saudável, mesmo depois de tudo o que ela passou.


Fonte: foto do Istagram da Sineia (@sineiarangel)


Segredos e mais segredos


Entretanto, a vida de Rafani não foi nem um pouco fácil e de sua filha também não. Por isso, somos apresentados a cada vez mais segredos que ameaçam destruir o relacionamento dos dois. Somos cada vez mais jogados em um turbilhão de emoção e Rafani é pura tempestade. Ler sobre os abusos sofridos por Rafani, entender o que foi sua vida, não é fácil.

Fui verdadeiro com ela desde o início, enquanto ela mentia para mim; não uma simples mentira, algo que muda completamente as nossas vidas.

Mas a sensibilidade com que Sineia conseguiu escrever sobre isso e ainda assim nos contar uma história de amor, é maravilhoso. O livro é dotado de uma sensibilidade que não vemos todo dia por aí. E em um mundo onde essa é a realidade de muitas crianças, meninas e mulheres, temos que abrir nossos olhos para a violência sexual, pedofilia e entender que é possível, sim, superar a dor. Mas, que não é fácil e é preciso de suporte, de compreensão e muito carinho.

Não consegui ler esse livro sem derramar umas boas lágrimas e sentir meu estômago se revirar. Mas, isso é sinal de que a escrita de Sineia Rangel merece espaço em nossa estante.




Postar um comentário

4 Comentários

  1. Oi Duda
    Não conhecia este livro da Sinéia, mas fiquei muito curiosa para ler
    A sinopse é bacana e gosto de livros fortes e bem escritos
    Gostei muito do seu post!
    Ja vai pra lista, gostei da sua indicação
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Que bom que gostou do post, se você gosta de livros fortes e bem escritos, vai adorar Rafani. Depois me diz o que achou! :)

      Beijos!

      Excluir
  2. No geral, precisava de mais informações, inclusive dessa parte do abuso, algo mais substancial, no geral, essa receita de romance romântico com vítimas de violência e o 'cafajeste' não me apetecem muito, de qualquer modo, precisaria entender melhor, acho que só lendo o livro que o farei se tiver oportunidade.

    ResponderExcluir
  3. Quando eu li o aviso eu pensei.... hummm não sei se é pra mim (e olha que eu leio dark e amo!).
    Aí fui lendo sua resenha e a sensação foi de como não conheço esse livro para preciso dele para ontem!!!!
    Uau!!!!
    Com certeza tá na lista!
    Depois volto e te conto o que achei:)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre