[Resenha] O Demonologista - Andrew Pyper

O Demonologista || Suspense e Mistério , Terror || Andrew Pyper || 328 || 2015 || Darkside Books 

Sinopse:
O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.
Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.
Este é um daqueles livros que você não consegue largar até acabar a última página, ainda que vá precisar de muita coragem para seguir em frente. O Demonologista ganhou o Prêmio de Melhor Romance do International Thriller Writers Award (2014), concorrendo com autores como Stephen King. Entrou em diversas listas de melhores livros de 2013, foi finalista do Shirley Jackson Award (2013) e do Sunburst Award (2014), chegou ao topo da lista dos mais vendidos do jornal canadense Globe and Mail e foi publicado em mais de uma dezena de países.

S
 abe quando sua estante esta abarrotada de livros e você precisa urgentemente reduzir isso? Ano passado eu adquiri vários exemplares da Darkside Books, e esse ano estou lendo todos na medida que posso, ou seja, vem muita Darkside por aí. Mas apesar disso, o Demonologista foi uma indicação da Nana, e confesso que imaginei que me depararia com um livro de arrancar o sono, e apesar disso, posso garantir que essa leitura foi uma grata surpresa e uma intensa lição de amor, vou explicar porque.

Quando se perde o que eu perdi, você se agarra a qualquer coisa que tenha ficado.

David Ullman, possui todos os quesitos necessários para ser considerado a maior fraude do mundo dos estudos, ele é um professor renomado no estudo da figura literária do Diabo, Daniel sabe tudo sobre demônios, possessões e tudo ligado ao famoso inferno, mas apesar de todo seu conhecimento ele não acredita nem por um segundo que tudo aquilo que ele ensina exista. Ateu de coração, nem mesmo ele sabe, como, entre todas as possibilidades de estudos, ele foi parar nessa área, mas essa é a mesma que o sustenta. Mas todo seu conhecimento e sua fé serão colocados em teste.

Quando Daniel é procurado por uma estranha mulher, lhe oferecendo um serviço sem pé nem cabeça, sua primeira opção é recusar, ele não acredita no que prega, então não existe sentido em ir até a Itália testemunhar um fenômeno desconhecido e dar sua opinião sobre isso, mas sua vida esta de pernas para o ar. Sua mulher o traiu e agora quer o divórcio, não existe mais possibilidade de salvar essa união, mas ele ainda tem sua filha, aquela por quem ele vive e respira, visando levar a filha para longe de toda essa confusão ele aceita a proposta da estranha e parte para a Itália.

O problema é que o renomado professor se perde em um problema ainda maior, depois de se deparar com um estranho caso de possessão, Daniel perde a filha, após a mesma se jogar do terraço do hotel, a questão é que ele acredita que ela não esta morta, e terá que usar todo seu conhecimento para salvá-la daquilo que ele acreditava não existir, o inferno.

Mover-se assim, sem rumo, é o mais perto que os vivos podem chegar dos mortos. 

Como disse no inicio da resenha, quando iniciei a leitura desse livro acreditava estar me envolvendo em uma leitura de terror, cheia de demônios e possessões e que com certeza ficaria sem dormir, mas acredite, apesar de haver sim, demônios, Andrew trata muito mais de amor e conhecimento do que do paranormal.

Quando Daniel se depara com o demônio e perde sua filha, ele se vê imerso em um mundo que até então era inexistente para ele, demônios eram casos fictícios que pagavam as suas contas, até a Itália .... Agora Daniel precisa aprender a acreditar e achar sua fé, lutar contra o mal para salvar sua filha das garras do inimigo que anda e cerca o mundo desde seu nascimento.

A narrativa é intensa, Andrew tem um poder de coesão nas palavras que prende o leitor e o mantém refém ao seu enredo, logo de inicio o protagonista já cativa o leitor, os momentos de terror são intensos, nada que um bom fã de terror não consiga lidar, mas é o amor e a fé que fazem com que o leitor se sinta tocado e torça para que o professor se encontre no mundo e mais do que tudo salve sua filha.

A coisa mais impressionante da leitura toda, e em particular pra mim, mais tocante, é a luta de Dave pela filha, seu amor incontestável. Aquele amor do pai pelo filho falado na Bíblia, e esperado na vida que não vemos todo dia, eu pelo menos nunca vi. Apesar dos momentos de terror serem de arrepiar, sem dúvida alguma não foram eles que me marcaram.

Sentir falta de alguém é como ter fome. Um vazio insaciável no cerne de si próprio. 

O livro é todo baseado no clássico Paraíso Perdido, que teve seu lançamento pela própria Darkside essa semana em formato de Graphic Novel, Dave sabe esse livro de cor e salteado, e é com ele que o demônio guiará o professor até seu fim.

O livro possui ação e mistério, um suspense denso que faz o leitor duvidar da realidade e desconfiar de todos os personagens sem saber qual deles pode ser apenas uma peça do Diabo.

Se você tem curiosidade sobre livros de terror, ou é fã de livros de terror, sugiro que dê uma espiada no querido Andew Pyper e suas obras. Depois de ler O Demonologista e amar a história mesmo odiando algumas coisinhas como o final kkkkk, estou me preparando psicologicamente para embarcar na sua próxima obra, Os Condenados.

Leitura mais que indicada, não só pelas ceninhas aterrorizantes, mas porque uma amor como esse tem de ser conhecido através das gerações. E aí, diz pra mim, até onde você iria por um filho?


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Eu amei a resenha, achei que pode ser interessante a mescla de história de amor de pai e filha com o bom e velho terror, deve funcionar bem!
    Estou ansiosa para ler o livro, haha. Boa sorte, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu até tenho curiosidade para ler essa história, mas não sei se curtiria mesmo, porque é bem diferente do que costumo ler.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou mãe ainda, mas com certeza faria o que fosse preciso por um filho. Não existe amor maior na Terra. Pais de verdade sempre amam seus filhos acima de qualquer coisa.

    Suas resenhas sempre me instigam a ler os livros, o que ainda vai me levar à falência, mas me nego terminantemente a mergulhar tão profundo assim no terror.kkkkk... Eu detesto histórias de terror. Quase esgano minha irmã quando ela decide assistir filmes de terror com o volume no máximo. Tenho pesadelos fortíssimos. Lembro de uma vez quando eu era mais nova e resolvi assistir um filme daquele que mata invadindo os sonhos (me nego a falar o nome dele!). Na verdade, minha irmã (que é mais nova que eu.kkkkkk...) resolveu ver e eu fiquei fazendo companhia na sala. Quando o filme acabou meus olhos estavam arregalados e de madrugada eu fui para a cama da minha irmã, me escondi atrás dela, coloquei o edredom cobrindo todo o meu corpo, mesmo que estivesse calor, pois acreditava que se o "perturbado" do filme não conseguisse me ver não poderia invadir meus sonhos e me matar.kkkkkkkkk... Quando minha mãe acordou de madrugada e não me viu na cama surtou. Chamou minha irmã para dizer que eu tinha desaparecido.kkkkkkkk... Nunca esqueci isso.rs Terror não dá! Não aguento!

    Fiquei tocada pela situação que o protagonista passa com a filha. :( Mas um terror envolvendo demônios e possessões ainda por cima não serve para mim. Só vou até os suspenses, thrillers psicológicos. Não me arrisco além.rs

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro bem interessante.
    Infelizmente não é algo que eu leria agora, então dessa vez passo a dica.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre