[Resenha] Surpreendente - Maurício Gomyde


Título: Surpreendente!
Gênero: Drama | Romance | Literatura Nacional
Autora: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Ano: 2015


Sinopse:

Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.





Olá, 
tudo bem?
É com muito carinho que trago hoje a resenha de mais um livro do ilustre Maurício Gomyde, como já conversei com ele, os livros dele sempre me marcam profundamente, e me arrancam muitas lágrimas e suspiros, e claro que, com esse livro não poderia ser diferente né ? E saiba que o nome do livro não é a toa, pois ele realmente é SURPREENDENTE!

"Se você passar toda a vida sem fazer algo excepcional por alguém, viver não terá valido à pena."


Pedro é um jovem apaixonado pela arte do cinema, para ele o cinema, a música e a literatura fazem parte da Santíssima Trindade que irá salvar o ser humano.

"Como assim? - O Pai é a musica, O Filho, a Literatura e o Espirito Santo tem uma câmera na mão e uma ideia na cabeça"

Sua maior missão era fazer a diferença na vida das pessoas. Pedro foi diagnosticado com uma deficiência em seus olhos, a doença era incurável e ele ficaria cego conforme o passar dos anos, mas como tudo em sua vida era diferente, aconteceu um milagre ou uma nova chance como ele costumava chamar, que fez com que a deficiência se estabilizasse, e agora Pedro tem apenas 70% da sua visão.

Depois que Pedro se formou em audiovisual, ele passou a conciliar algumas atividades profissionais que ao ver dele faziam diferença para as pessoas, ele era mediador de debates de cinema, No Café Cultural e era gerente da Locadora VIP, que ficava em uma região carente da cidade.

"A vida é uma só .. não temos tempo a perder"


E foi no Café Cultural que Pedro conheceu Cristal, uma garota que despertava nele algo diferente, e que ele não conseguia descrever. Cristal é uma linda ruiva, estudante de Física Nuclear, e que tem uma outra visão sobre a vida, e com isso promete apresentar para Pedro o que ela acredita sobre a existência, e aprender com ele o seu ponto de vista também.

"Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Porque não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível? "

Com o passar dos dias Pedro continua lutando para fazer a diferença na vida das pessoas a sua volta, mas parece que tudo conspira contra ele, e acontecem muitas coisas que o faz querer abandonar a vida. Mas para quem conhece os livros do Maurício, sabe que ele sempre vai nos impressionar no final e tirar de nós muitas reflexões e lágrimas.

" A gente precisa correr certos riscos na vida. E lembre-se de que ela é feita de um monte de momentos esquecíveis, alternados por pouquíssimos inesquecíveis"

Conforme falei no começo dessa resenha, esse não é o primeiro livro do Maurício que leio, e com certeza não será o último, porque a cada livro ele tem o dom de me fazer refletir e repensar na minha vida. Costumo dizer que seus livros, são um verdadeiro guia para mim, e sempre que começo a ler, já fico me perguntando, qual é o ponto que vai me tocar, e olha, digo que essa história realmente me surpreendeu, me peguei secando minhas lágrimas várias vezes.

"Mas sempre haverá a chance de você conseguir uma jogada realmente surpreendente, aquela que ninguém jamais tentou. E não se esqueça de que, dependendo do momento, o adversário até pode querer ser surpreendido..."

Os personagens foram muito bem criados, de forma que a leitura se torne leve e rápida, pois quando percebi o livro já estava acabando, e eu já estava sofrendo em saber que essa linda história estava chegando ao fim.

Confesso que meses estava querendo ler esse livro, e quando tive a oportunidade não pensei duas vezes. E digo que não me arrependo nem um pouco, ou melhor, me arrependo por não ter começado essa leitura antes .. muito antes.

Maurício mais uma vez agradeço a você por esse livro.. saiba que me tocou muito, e digo que espero ansiosa por seus próximos livros.

"Por que, de verdade, vocês três resolveram fazer esta viagem comigo?
— Porque somos seus amigos. E se uma pessoa passar toda a existência sem
fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena..."

A mensagem que esse livro passa sobre a amizade é algo que eu quero levar para vida toda, e quero que Deus mantenha e aumente a amizade que tenho com a Kelly Alves e a Débora Bohn.

"Lembre-se de que nenhum homem é um fracasso se tiver amigos"
"Não existe compromisso maior do que a amizade"



Postar um comentário

0 Comentários