[Resenha] O Amor nos Tempos de Ouro #01 - Marina Carvalho


O Amor nos Tempos de Ouro  - Livro 01 ||  Série: O amor nos Tempos de Ouro #01 || Romance Histórico || Marina Carvalho || 328 || 2016 || GloboAlt

Sinopse:
Sabes que nunca me apaixonei, maman, mas se porventura o tivesse feito, seria por alguém como ele?"Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.

É
com muito amor, admiração e honra que hoje trago a resenha de O Amor nos tempos de Ouro.

Todos sabem que sou louca por Romance de época, mas o que poucos sabem é que também sou fã da Marina desde De Repente Ana, leitura que me encantou e através da qual conheci a escrita da Marina, sendo assim quando descobri seu novo livro fiquei eufórica, na minha concepção a união perfeita, uma autora que admiro + um tema que amo. Já estava me preparando para comprar quando recebi a surpresa! Ao pessoal da Editora GloboAlt, meu muito obrigada pelo carinho e dedicação que dispensam a mim e ao blog mesmo não sendo parceiros.

Nossa protagonista Cécile, é uma jovem que acaba de se tornar orfã, após perder toda a família em um trágico acidente a moça terá sua vida e seu futuro entregues nas mãos do asqueroso tio Euzébio, irmão de sua mãe, o velho interessado em lucrar com a herança da sobrinha não pensa duas vezes e arranja um casamento com o velho fazendeiro Sr. Euclides, um velho asqueroso, que possui idade para ser pai da moça, sem escrúpulos e machista.

Como se sua vinda para o Brasil não tivesse sido sofrida o bastante, trazida dentro de um navio em condições precárias, Cécile ainda terá uma longa jornada até Minas Gerais, onde se localiza a fazendo de seu futuro marido. Para isso ela será escoltada por um comboio de homens mau encarados, entre eles escravos comandados pelo imponente Fernão.

Fernão não é do tipo que se encanta, trazido de Portugal pelos pais em busca de uma vida melhor construída nas minas de ouro e logo depois órfão, o rapaz aprendeu a se virar desde cedo sozinho, e tomada a época que viveu, ter escrúpulos não estava na lista de sobrevivência de um homem desafortunado.Acostumado a cumprir ordens em beneficio próprio Fernão não enxerga a possibilidade de não finalizar sua tarefa de entregar a jovem que até então ele acreditava ser uma interesseira, mas os 15 dias que passaram juntos pode mudar sua visão da jovem e fazer com ele se arrependa pela primeira vez de executar um serviço com perfeição.


Não valia a pena se compadecer da má sorte da francesinha de língua afiada e topete alto. Tudo que precisava fazer era completar o serviço.


A viagem será longa e cansativa, e nesses 15 dias teremos o prazer de conhecer não só a personalidade forte e corajosa de Cécile como a de Fernão e de personagens da comitiva que serão importantes no decorrer da história. Apesar de ser rica, e ter tido uma educação requintada, Cécile não diferencia os seres humanos por sua cor ou classe, o que deixa não só Fernão, mas todos os outros homens impressionados, como uma moça tão fina pode ser tão gentil com os menos afortunados? E será sua postura como mulher, diferente de tudo aquilo que Fernão esperava encontrar, que despertará no rapaz um sentimento novo, o que só servirá para aumentar sua culpa após a entrega da francesa, o levando a cometer algo impensável.

A história escrita por Marina, não é só um romance de tirar o fôlego, mas também um livro cheio de cultura, com um aprendizado rico sobre a história da época de colonização do nosso país. É nítida a pesquisa que foi feita pela autora para que tudo acontecesse na mais concreta perfeição dos acontecimentos históricos, tendo sido citados momentos e pessoas de extrema importância para chegarmos ao que somos hoje.

Sem falar em todo o preconceito e abuso dos africanos, tema muito abordado no livro por ter a história acontecendo no auge da escravidão, e me envergonho em perceber que ainda hoje, temos reflexo dessa triste realidade no nosso dia-a-dia.

Cécile e Fernão são dois personagens incríveis, cabeça dura e teimosos sim, mas também com um coração enorme e cheio de ideias revolucionárias para a época, no decorrer da história nossa jovem se meterá em muitas encrencas em defesa daqueles que deveriam ser considerados animais na época.
Todos os personagens foram criados com extrema perfeição, e não há como não se apaixonar por Hasan, Akin, Malikah entre outros coadjuvantes presentes nessa grande aventura.


Vejo-me numa encruzilhada: ou rezo para que a viagem chegue logo ao fim, de modo que a tormenta provocada pela proximidade de Fernão cesse, ou imploro ao tempo que diminua seu ritmo, evitando, assim que eu seja entregue ao meu prometido.


A autora como sempre esta de parabéns, com uma escrita leve e viciante, Marina nos induz há um transe onde se torna impossível sair, antes da virada da última página, uma história emocionante, cheia de altos e baixos, comédia e romance. E quando achei que sairia ilesa da leitura sem me afogar em lágrimas, Marina me surpreende com um acontecimento que me levou aos soluços as 3 da manhã.

Com uma capa incrível, que quem conhece a Fofa da Renata, responsável pela arte, e leu a obra sabe que foi inspirada em um momento marcante do contexto, uma diagramação simples porém na minha opinião perfeita, e uma revisão impecável, O amor nos tempos de Ouro entra para a categoria de um dos nacionais mais perfeitos que li até agora, dividindo espaço com outras queridas que dominam meu coração, ( Cinthia Freire, Barbara Negrão, Camila Pelegrine, Carine Raposo,Taís Cortez, Babi A Sette, Babi Barreto entre outras, a lista é imensa).

No quesito Romance de época, Marina chegou com tudo, uma história bem desenvolvida, com contexto real e educativo, uma relíquia que merece um lugar em muitas estantes.

Favoritadíssimo mil vezes, esse é um livro indicado para quem gosta de um BOM livro!

Aguardando ansiosa a continuação que já esta sendo desenvolvida pela autora! E mais uma vez muito obrigada a autora e a editora por todo o carinho dispensado a mim.




Postar um comentário

22 Comentários

  1. Eu estou louca para ler esse livro desde que vi a votação de capa, votei na outra mas gostei dessa também. Sou apaixonada pelo gênero e parece que o trabalho de pesquisa da autora foi espetacular. Gostei da resenha e não vejo a hora de ler também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia!
      Se você é apaixonada pelo gênero vai amar esse romance, a autora foi espetacular tanto no enredo quanto nos fatos históricos citados!

      Beijocas

      Excluir
  2. Uau! Kelly, eu super curti o enredo.
    Assim como você, sou apaixonada por romances de época.
    Achei muito interessante os temas abordados pela autora, que aliás, eu não conhecia até então.
    E a capa é muito linda.
    Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thami!
      Então vc vai amar esse romance, e se não conhece a Marina esta perdendo varias aventuras incríveis!
      Leia e tenho certeza que vai se apaixonar

      Beijocas

      Excluir
  3. Você gosta mesmo de romance de época, não. E pela sua descrição tão entusiasmada e o roteiro tão fofo deu uma vontade de ler o livro.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!
      Eu amo mesmo jkkkkkk desde os vestidos bufantes até o cortejo, acho tudo lindo!
      O enredo é incrível, da uma chance e tenho certeza que vai adorar

      Beijocas

      Excluir
  4. Oii Kelly, tudo bem?

    Eu já tentei algumas vezes, mas romance não é pra mim, acho que o único que eu realmente gosto é Orgulho e Preconceito. Mas parece ser um livro bem legal pra quem gosta do gênero =D

    PS. Adorei o fato de vocês resenharem vários nacionais <3

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexia!
      Eu sou viciada em romances, principalmente os água com açúcar kkkkkk e confesso que nunca li Orgulho e Preconceito! Vergonhoso :/ resenho muitos nacionais sim, tenho muitos parceiros e apoio 100% a literatura nacional, tem coisas incríveis para serem conhecidas por aqui.

      Beijoca

      Excluir
  5. Você começou por De Repente Ana? Pulou o Simplesmente Ana? Se eu tivesse começado pelo segundo livro com certeza não teria lido mais nada da Marina, porque se tem um livro dela que não curto é esse. Mas felizmente comecei pelo primeiro e virei fã. Gostei muito de O amor nos tempos do ouro, até a parte histórica achei interessante, mesmo não gostando do tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Eu coloquei errado, eu comecei pelo simplesmente Ana e ainda nao consegui ler os outros, mas já estão na fika aguardando! Serio? Fiquei com medi agora kkkkk

      Beijocas

      Excluir
  6. Olá... tudo bem??
    Caramba... nunca pensei que fosse ler um livro da autora, porque infelizmente seus livros anteriores não me despertaram a vontade de ler, mesmo com tanto elogios... só que falando de romance de época, já é outra história... eu fiquei completamente apaixonada pela premissa deste e mesmo com o teor histórico, eu quero ler... porque pelo que percebi de sua resenha empolgante os personagens são bem construídos e a mocinha mesmo com todo o seu refinamento e pomposidade... não distingui as pessoas pela cor e isso por si só já me contagiou... assim que eu tiver a oportunidade vou ler com toda a certeza... Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana!
      Fico feliz que minha resenha tenha gerado a vontade de ler em você! O livro é muito bom, o contexto histórico só colabora com o enredo, e sim a Ciça é um amoede pessoa e te cativa desde o começo do livro

      Beijocas

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?

    Kelly, esse livro é realmente fantástico! Li ele a algumas semanas atrás e fiquei fascinada com seu enredo, e claro, com a escrita espetacular da Marina. Ela dosou romance e contexto histórico em uma trama marcante e emocionante. O livro virou um dos meus favoritos do ano!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dai!
      Que gostoso falar com alguém que também leu e que curtiu o livro tanto quanto eu. Marina realmente deu um show de escrita nesse livro

      Beijocas

      Excluir
  8. Oi,
    Eu ainda não li esse livro, mas desde que vi a capa fiquei louca para ler. mas por falta de tempo, ainda não comprei e não li, Mas pela sua resenha, deu para perceber como tem um enredo fascinante, uma história maravilhosa e com bastante aprendizado. Amooo romance e tenho certeza que vou amar esse contexto histórico da autora
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daya!
      Também ando sem tempo nenhum, mas quando recebi essa cortesia não resisti, furei a fila e não me decepcionei! A leitura vale muito a pena em todos os sentidos

      Beijocas

      Excluir
  9. Oi, Kelly, tenho de ser sincera e dizer que eu sou apaixonada por romances de época brasileiros (sim, detesto os ingleses, mas os daqui adoro!) e a causa é sempre o contexto histórico; tenho maior afinidade com eles. A época da plantação de cana, café e da mineração são contextos belíssimos que têm muito a ser explorado pelos autores. Gostei muito de ver que a autora fez uma boa pesquisa,sendo fiel ao contexto político e social na história, isso é o que me prende! Muito mais do que o romance em si! Entrou pra minha lista com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nu!
      Se gosta do contexto histórico esse livro vai virar favorito! A Marina pesquisou toda a história do Brasil e colocou no livro tornando tudo real e maravilhoso! Tenho certeza que você vai amar

      Beijocas

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?

    Sou uma apaixonada por romances de época, em sua maioria e esse, de fato, chamou a minha atenção. Confesso que nunca li nada da autora, mas a premissa desse romance me cativou, estou super curiosa... Principalmente para saber se acontece o de sempre (eu amo romances de época, mas falo mesmo - risos) e eles ficam juntos ou se esse tal acontecimento que você falou acaba com todo e o final é algo inesperado e que faz sofrer. Enfim, fiquei curiosa mesmo, mas só lendo pra saber, né? XD Entrou pra lista dos almejados. rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!
      Realmente eles sempre acabam igual kkkkkkkkkk mas o mais do mesmo é sempre tão gostoso que não tem como fugir, eu sempre volto para eles!
      Você vai adorar o livro com certeza

      Beijocas

      Excluir
  11. Olá, tenho lido alguns romances de época e gostado bastante. Acho interessante esse tipo de leitura, ainda mais quando os autores se preocupam em investigar os verdadeiros acontecimentos ocorridos na época a qual a história se passa. E se tratando de nacional, eu já gostei e quero ler por esse simples fato...é legal ler um livro e pensar, nossa, eu conheço esse lugar.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel!!!
      O livro possui um contexto histórico muito bom, a autora e atentou a todos os acontecimentos da época pós descobrimento do Brasil, a post que você vai amar!!

      Beijokas

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre