[Resenha] Eu Estive Aqui - Gayle Forman

Título: Eu Estive Aqui
Autor: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Páginas: 204

Ano: 2015


Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?
A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.
Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.



Oi oi gente, tudo bem com vocês?

Preciso confessar que fiquei muito ansiosa para ler esse livro e consequentemente resenha-lo. 


Não é de hoje que declaro amar a escrita da Gayle Forman, portanto, quando vi que Eu Estive Aqui seria publicado fiquei ansiosa, criei expectativas e preciso dizer a todos vocês que nem por um segundo ela me decepcionou.

Abordando um tema delicado como o suicídio, Gayle nos conta a história de Meg e Cody, melhores amigas que se separam quando uma vai para a faculdade e a outra permanece na cidade onde cresceram. Como se essa distância entre elas já não fosse triste o suficiente, Meg acaba por se suicidar, aparentemente sem motivo, deixando Cody sem chão.

Preciso dizer que ao fechar o livro, imediatamente fui invadida por uma sensação de vazio. Durante toda a narrativa eu me vi sentindo o mesmo que a Cody, ansiosa por respostas, tentando entender os motivos da Meg para ir tão longe, quando aos olhos da amiga ela parecia ter uma boa vida. 

No início não sabemos o que (ou quem) influenciou Meg a tomar tal decisão e a trama toda gira em torno disso, Cody seguindo os rastros de Meg, buscando respostas para as muitas perguntas que lhe restaram de companhia agora que a amiga se foi.
Em meio a esse caminho tortuoso que é sua busca, Cody conhece pessoas que conviviam e que conheciam um outro lado de Meg ao qual ela não está familiarizada, e são essas pessoas que a ajudam a seguir em frente, por mais que ela tente afastá-las.
Além do fato de perder sua amiga, Cody ainda tem que lidar com a perda da única “família” que ela chegou a ter um dia. Sue e Joe, pais de Meg sempre a trataram como uma filha, visto que Tricia mais parece sua colega de quarto do que sua mãe, o que acaba fazendo Cody fraquejar e ao mesmo tempo se fortalecer.
Eu poderia passar horas falar mais sobre o livro, mas prefiro que vocês leiam e descubram por si só o efeito que ele causará em você. 
Meg e Cody tinham uma ligação forte, que raras vezes acontece na vida de uma pessoa. Sinto-me afortunada por poder dizer que assim como elas, também tenho algo assim. É difícil transformar em palavras a quantidade de bons sentimentos envolvidos e por isso sei que eu no lugar da Cody faria o mesmo pela minha Meg.

Personagens secundários: Sendo todos bem construídos, no decorrer da história tomamos consciência da importância de cada um. Alguns acabam por se destacar e ter uma importância ou participação maior do que outros, mas tudo se encaixou.

Capa e diagramação: A capa é linda e faz parecer um mural de fotos. Ela segue o mesmo padrão usado para outras capas da Gayle.
A diagramação é simples, em papel amarelo e os capítulos são divididos apenas por números no topo da página.

Quotes:

– Meg era minha melhor amiga e eu achei que nós fôssemos tudo uma para a outra. Achei que contássemos tudo uma para a outra. Mas, no fim das contas, eu não a conhecia nem um pouco.
– Scottie...
– Eu sei que todo mundo quer proteger minha inocência e tudo o mais, mas minha irmã tomou veneno. É meio tarde demais para isso.

Comentários: Acho que já falei demais e deixei bem claro o quanto gostei desse livro, mas se ainda resta dúvidas, faço questão de dizer que dei 5 borboletinhas e favoritei.
Minha sugestão de música para essa leitura é Never Let Me Go, da Florence and The Machine.




Postar um comentário

12 Comentários

  1. Oi, não sei se já visitei seu blog e disse o quanto achei ele fofo, mas se já, repito, seu blog é muito fofo!
    Bom, eu adorei sua resenha, e me fez querer saber mais sobre a história.
    Parabéns e sucesso.
    beijos
    Izabela,
    Beijinhos
    becodoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izabela!! =D
      Se não havia visitado o blog antes, seja bem vinda. Que bom que gostou ^^
      E quanto a resenha, fico muito feliz que tenha gostado e que tenha conseguido despertar sua curiosidade. A intenção era exatamente essa :P
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Mila! Achei seu blog por acaso, mas estou achando tudo muito bom! Ótimo layout, posts super interessantes. Parabéns!
    Eu li Se Eu Ficar, da Gayle Forman, e achei inicialmente uma escrita muito sóbria, mas ao longo da obra fui me apaixonando. E agora estou com muita vontade de ler Eu Estive Aqui. Gostei da sua resenha, aumentou ainda mais minha vontade de ler. hehe
    Beijos! Fica com Deus!
    Jaqueline de Marco
    http://jaquelinedemarco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline, obrigada pelo elogio. Nós da equipe do Paraíso ficamos muito feliz em saber! =D
      Quanto a resenha, acho que a Gayle tem um jeito todo especial de lidar com temas mais difíceis, talvez por isso você achou o início de "Se eu ficar" mais sóbrio.
      Talvez aqui você sinta o mesmo no início, mas acho que é inevitável não se envolver na busca da Cody e em tudo que ela está passando.
      Espero que você possa ler logo e volte para me contar o que achou ;)
      Bjos! =D

      Excluir
  3. Amiga eu gosto bastante da Gayle. É uma das minhas autoras favoritas. Mas eu ainda não li o livro, porque eu não estou naquele momento para ler o gênero sabe? Mas espero gostar bastante quando eu o fizer, porque pela sua resenha me parece ser uma história muito envolvente e interessante. Espero ler assim que puder. Amei tudo que você contou sobre a história e também seu ponto de vista me deixou bastante curiosa para ler o livro. Espero ler em breve.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-coracao-de-pedra-vl1.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      A Gayle também é uma das minhas autoras favoritas, essa mulher me faria ler até bula de remédio hahahahaha.
      A história é linda, tocante e envolvente. Vale muito a pena, por diversos motivos. Espero que você goste.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha =D
      Bjos

      Excluir
  4. Oi Camila, eu sou louca para ler esse livro, amo os livros da Gayle e a sua escrita. Eu gosto desse tipo de livro em que aborda temas mais pesados, acho interessante e sempre chamou minha atenção, parece um livro incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kétrin!!
      Apesar de ser um tema pesado à qual qualquer um está sujeito a viver, a Gayle trata tudo com muito cuidado e delicadeza, o que foi perfeito para o desenvolver da história.
      Realmente fascinante.
      Bjos

      Excluir
  5. Milla, começando do final para o início...
    Adoro essas sugestões de música, apesar de não ler ouvindo música eu acho bem legal.
    Nunca li nada da Gayle Forman e tenho muita curiosidade pra saber se vou me emocionar tanto assim (sou meio difícil com isso).
    O assunto é bem delicado e deve trazer uma história forte.
    E gostei de você dizer que faria o mesmo que a protagonista fez pela amizade.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deby!!
      Eu simplesmente não consigo ler sem musica, e às vezes mergulho tanto na leitura que nem escuto mais a musica, mas se ela para, perco o foco hahahahahahah.
      Meniiina, você precisa ler algo dela. Se acha que ela não vai te comover com esses livros que abordam temas mais intensos e sentimentais demais, tente ler "Apenas um dia" e "Apenas um ano", é um romance leve e delicioso, cheio de lugares à conhecer ;)
      Ah Deby, os amigos são a família que escolhemos ter perto da gente, então acaba sendo meio inevitável não pensar assim, ao menos para mim.
      Bjos!! ^^

      Excluir
  6. Mila!!
    Eu ganhei um mega Spoiler desse livro que estragou tudo pra mim. Nao importa o que digam, apesar de amar a Gayle, o livro foi total mediano pra mim. Mas, ainda acho que ela abordou um assunto seríssimo que as pessoas teimam em ignorar, palmas pra tia Gayle!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!!
      Poooxa, a pior coisa que pode acontecer para um leitor, é receber um spoiler indesejado.
      Me identifiquei e gostei muito facilmente da escrita da Gayle, é uma das melhores para mim.
      A maneira como ela abordou o assunto foi perfeita, sem exagerar ou dramatizar demais a coisa, embora tivesse muitos sentimentos envolvidos.
      Simplesmente demais!
      Bjos

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre