[Resenha] A Garota que Você Deixou Para Trás - Jojo Moyes


Titulo: A Garota que Você Deixou Para Trás

Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 384


A Garota Que Você Deixou Para Trás - Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.


Olá Galerinha!!!

Quem sempre acompanha o blog percebeu que eu não consegui participar do #TopLeitura desse mês de Junho, o que me deixou imensamente triste. Mas eu não poderia deixar de falar o que achei desse livro e da experiência de ler algo da Jojo, que como a Cah Alkimim diz é "destruidora", rsrsrs. Então, hoje vim falar um pouquinho do que achei, mas não vou me estender muito para não ficar repetitivo, vai ser uma mistura de TopLeitura com Resenha

Bom o primeiro ponto que vou falar sobre A Garota que Você Deixou Para Trás é que achei o livro incrível, a capa é simples e bela, essas partes amareladas nos remete as cartas trocadas por Sophie e Édouard durante a Primeira Guerra Mundial ou a documentos históricos encontrados por Liv e Paul. Os personagens são fortes e muito bem construídos, e os elementos que ligam as duas histórias e a coerência dos fatos com o mistério apresentado no livro, nos destroem e reconstroem durante a leitura, deixando-nos ansiosos pelo desfecho. 

Como a sinopse nos mostra, é contada a história de Sophie e Édouard na primeira parte do livro. Nesse período histórico que foi a Primeira Guerra Mundial, Jojo nos apresenta a luta dos franceses contra a invasão alemã, nos relatando o sofrimento de Sophie por ter seu marido Édouard em combate. Nessa época houve muito sofrimento, as cidades francesas eram invadidas, as casas saqueadas, e crianças e mulheres eram obrigados a obedecer e servir os alemães. É nesse contexto que o quadro de Sophie, pintado por seu marido antes de toda essa confusão acontecer, chama a atenção do novo comandante alemão. Sophie arrisca tudo, a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard.

Já nos tempos atuais Liv é uma jovem viúva que ainda não superou a perda de seu marido. Apegada as lembranças deixada por seu grande amor, o quadro A Garota que Você Deixou Para Trás é a lembrança mais querida, pois foi um presente em sua Lua de Mel. Mas sua vida vira de cabeça para baixo quando os descendentes de Édouard querem a obra de arte de volta, mas Liv está disposta a lutar pelo quadro e desvendar o que aconteceu com Sophie.

– O que isso ensina à gente, Sr. McCafferty, é que na vida há coisas muito mais importantes do que vencer.
"Quando você voltar, Édouard, juro que serei de novo a garota que você pintou."
“Às vezes a vida é uma série de obstáculos, uma questão de colocar um pé na frente do outro. Às vezes, de repente ela se dá conta, é simplesmente uma questão de fé cega.”

Jojo e seu livro A Garota que Você Deixou Para Trás ganharam destaque em minha vida, estou ansiosa para ler outras obras da autora, virei fã. Fui conquistada por seus personagens fortes, seu enredo surpreendente e sem pontos soltos, tudo se interligando deixando o desfecho magnifico. Enfim amei, minha nota é 10 e favoritei.






Postar um comentário

15 Comentários

  1. Oiiie
    Eu ameiiiiiiii a sua resenha. P-E-R-F-E-I-T-A
    Eu nunca li nada da Jojo, e sempre leio resenhas maravilhosas, sempre criticas positivas.
    Amei de verdade.
    bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/07/dica-de-filme-o-destino-de-jupiter.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Que bom que gostou da resenha. Assim que puder leia algum livro da Jojo, você não irá se arrepender!

      bjos

      Excluir
  2. Tati, adorei sua resenha.
    Ainda não li nada da Jojo, mas a cada resenha fico mais encantada e com mais vontade.
    Espero ler em breve e achá-la destruidora! rsrsrs

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vc irá acha-la destruidora! hahaha
      Leia sim algum livro da Jojo, você não irá se arrepender!

      beijinhos <3

      Excluir
  3. Oi Tati, eu nunca tive interesse em ler os livros da Jojo até agora. Eu adorei a premissa desse livro e sua resenha me deixou muito curiosa. Esse é o tipo de história que eu gosto e vou colocar na minha lista agora. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleyse com certeza você não irá se arrepender de ler, essa história é P-E-R-F-E-I-T-A

      Beijos <3

      Excluir
  4. Amiga eu ainda não li os livros da Jojo
    tenho bastante curiosidade, principalmente por conta do filme que tá pra sair.
    Mas adorei tudo que você disse na sua resenha, porque a história me parece ser bastante envolvente e eu como uma Romântica amo ROMANCES. Não poderia ser de outra forma né? hahahahaha...Mas eu vou ver se leio assim que puder, pois tenho todos da autora aqui na minha estante =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-anseio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga leia sim com certeza você não irá se arrepender, essa história é P-E-R-F-E-I-T-A

      Excluir
  5. Comecei a ler "Como eu era antes de você', também da Jojo, e estou amando, fiquei com vontade de conhecer todas as obras dela! E com certeza vou ler 'A garota que você deixou para trás'. Adorei a sua resenha, só reforçou minha meta!
    Beijos,
    Alê | Ale's Dreams

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de ler "A Garota que Você Deixou para Trás" também fiquei com vontade de ler todos os livros dela.

      Beijinhos <3

      Excluir
  6. Oi Tati!
    Eu bem tinha visto mesmo que você não participou do TOP Leitura, haha!
    Adorei a resenha e fiquei SUPER animado para ler esse livro. Eu sou completamente louco para ler algo da Jojo, e acho que começaria por esse.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/2015/07/resenha-lola-and-boy-next-door-por.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Guh, minha vida não ta fácil, to numa correria danada. rsrsrs!
      Leia o livro sim, e depois me conte o que achou, vc vai se apaixonar pela Jojo.

      Beijos <3

      Excluir
  7. Olá flor. Gostei muito da sua resenha e estou muito ansiosa para ler este livro. Ele já está a minha espera a algum tempo e não vejo a hora de ler. Até porque livros que tem o toque de guerras, eu sempre sou atraída. E fiquei mais animada ainda pela nota dada por você!
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Oi. que blog fofo o seu. sua resenha está linda, parabéns!
    Eu tenho esse livro, mas nunca o peguei para ler, acredita? Você fez uma resenha tão encantadora, apaixonada, que deu vontade de devorar agora!

    ResponderExcluir
  9. OI Tati!
    Eu sou suspeitérrima para falar da Jojo e desse livro. Como não amar esse livro, essa autora, essa história linda? Me diz?!
    Não vejo a hora do filme estrear, quero muuuuuito ver como ficou, porque os atores escolhidos são muito parecidos com o que imaginei!! Ai ai (suspiros)
    Fico super feliz que você é a nova fã de Jojo <3
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre