[Resenha] A Lista - Cecelia Ahern


Título: A Lista 
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 384

Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.
Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.
Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.
Oi oi gente, tudo bem com vocês?
A resenha que trago hoje é de um dos livros que a editora Novo Conceito, nossa super parceira nos enviou no mês de maio, A Lista, da Cecelia Ahern.

Nessa nova obra Cecelia nos traz a história de Kitty, uma jornalista que pouco a pouco vê o mundo ruir a sua volta. Meter-se em um escândalo na emissora de tevê em que trabalha foi apenas o começo e como se o fato de ter sido afastada do emprego não fosse o suficiente, a vida lhe mostra que sim, as coisas ainda podem ficar pior, e dessa forma ela acaba perdendo sua amiga Constance.
Decidida a homenagear e terminar algo que sua amiga não pode, Kitty decide levar à diante uma matéria que Constance preparava, mas o desafio começa quando tudo que ela tem diante de si é uma lista contendo cem nomes, e a partir daí começa sua caçada em busca de desvendar os segredos e as histórias que os colocou ali.
O livro nos faz refletir em muitos momentos sobre quem somos, como somos e se é realmente assim que queremos ser. É possível enxergar na personagem falhas que estamos sujeitos a cometer, como também os reflexos que isso nos trará no futuro. Ao longo dessa jornada incessante que é percorrer essa lista, desvendando, ouvindo e até mesmo contando histórias, Kitty amadurece, e acaba passando isso para o leitor.
A ideia envolvida por trás da trama foi muito bem elaborada pela Cecelia, mas assim como em seus outros livros, ela acaba se perdendo e preenchendo páginas e mais páginas com detalhes que não interferem de maneira relevante na história, passando a impressão de que aquilo só está ali para aumentar o volume de páginas. Como iniciei a leitura sem muitas expectativas por já conhecer a escritora, não fiquei tão surpresa/frustrada com a maneira como as coisas terminaram.

Personagens secundários: Se escrever um livro com meia dúzia de personagens já é um desafio e tanto, depois desse preciso aplaudir Cecelia por conseguir ir além. Ela de fato consegue fazer com que você se coloque na situação.

Capa e diagramação: Como sou uma pessoa de capas, achei essa simplesmente linda. Ela passa uma leveza e preciso dizer que foi uma das razões para me fazer ler esse livro.
A diagramação é bonita, com um detalhe floral no início de cada capítulo e uma fonte um pouco diferente.

Quotes:

“O amor faz as pessoas alçarem voo. Para mim, o amor tem poder destruidor. Sou um demônio pronto para defender, proteger, para fazer qualquer coisa pelas pessoas que amo.”

“(...) estava começando a conhecer as pessoas mais a fundo, a camada que todos nós escondemos, o que havia detrás da máscara, da gentileza social, da insegurança. Kitty sentiu que estava começando a chegar à parte mais valiosa de sua lista.”

“Todo indivíduo em qualquer parte do mundo tem uma história para contar. Talvez pensemos que somos pessoas comuns, que nossa vida é entediante (...) Mas a verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes, admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho...”

Comentários: Apesar do meu problema pessoal com a Cecelia o livro é bonito. Claro que poderia ser melhor, com algumas páginas a menos, mas ok, no fundo ainda acho que vale a leitura, mesmo dando apenas duas estrelinhas. E dessa vez não tem playlist pra tornar as coisas melhores ou mais fáceis.

Postar um comentário

18 Comentários

  1. Oi camila!
    Esse livro não aconteceu pra mim. Kitty não é cativante, ela é chata U_U A lista não é tudo aquilo que a gente esperava e nhé... O livro pra mim foi meio nhé! U_U
    Esperava mais dele, esperava que cada nome da lista fosse wow ou tivessem uma ligação, mas apesar de tudo, o livro tem uma lição até que plausivel, mas dispenso!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!!
      Pois é, vejo que compartilhamos da mesma frustração/decepção. Tinha potencial para ser algo bem maior e no final...
      A verdade é que a Cecelia não desperta em mim o que ela faz para a maioria, assim como o John Green.
      Bjos

      Excluir
  2. Eu tenho certa curiosidade quanto a esse livro, mas não crio expectativas muito altas sobre ele. Parece ser uma leitura leve e que apesar de não ser inesquecível, é agradável. Em certos dias gosto de livros assim e por isso ele está na minha lista.
    Quanto aos pontos negativas que ressaltou, acredito que não vão me incomodar tanto.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina!
      É tudo questão de gosto mesmo. Acho que meu santo não bate com o da Cecelia hahahahaha. A leitura é leve, mas assim como em outros livros dela, contém muitas páginas de blá blá blá. Espero que você goste mais do que eu, me conte depois o que achou ;)
      Bjos

      Excluir
  3. Oi Cami,
    A minha opinião sobre a Cecelia é bem oposta a sua. Adoro os livros da autora e principalmente, o toque de mágica que ela coloca em cada um deles. Esse, confesso, não é seu melhor livro. A Lista tem uma boa trama, bom desenvolvimento, mas não é fantástico como alguns de seus anteriores. Apesar disso, continuo amando a narrativa da Cecelia, que apesar de prolixa em alguns momentos, é sempre significativa ao final. Ótima resenha, que pena que o livro não te agradou.

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Meu primeiro contato com livros da Cecelia se deu em "O Presente". Achei a história linda, mas também muito arrastada em alguns aspectos. É uma característica dela, para alguns pode passar despercebido e até agradar, mas infelizmente não é o meu caso. E concordo com você quando diz que a trama é boa. Apesar dos muitos pesares, o livro é bom, só não me agradou 100%.
      Bjos

      Excluir
  4. Milla, que frustante essa leitura.
    Eu só li um livro da autora, P.S. e gostei muito.
    Acho que não vou dar uma segunda chance para a escrita da autora porque a maioria das resenhas são negativas e não dá pra mim essa história dela, não engulo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déby!
      Sim, foi um pouco frustrante... Talvez você deva tentar ler "O Presente". Gostei da história... é bem reflexivo.
      Mas "A Lista" não recomendo não =x hahahahaha
      Bjos

      Excluir
  5. Oi Milla, eu já li outras resenhas desse livro que também não foram tão positivas o que me desanimou muito, pois quando vi a sinopse do livro fiquei super empolgada, mas parece que o livro não rola, pois gosto de leituras que me prenda e esse não parece ser assim. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse!
      Embora eu conheça pouco o seu gosto, sou obrigada a concordar que esse livro não faz muito seu tipo.
      Acho que a Cecelia errou a mão nesse... enfim :P
      Espero que venha outros melhores
      Bjos

      Excluir
  6. Oi oi
    São ótimos os livros que te fazem refletir, mas se a história e o desenvolvimento não se encacharem ai não dá!!
    Não me interessei por esse livro, muitas pessoas também não falam bem dele. Que pena né, pois a capa é linda rsrs

    Beijoos
    blogmaiscafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeh!
      Infelizmente sou uma garota de capas e muitas vezes acabo me frustrando, com esse livro acabou sendo assim. De fato a capa é linda e a premissa é ótima, mas pra mim foi só. =/
      Bjos

      Excluir
  7. Gosto tanto da Cecelia e já quero ler esse livro!! Adorei a resenha. e achei o máximo que os outros livros dela estão sendo lançados aqui. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarice!!
      Que bom que gostou da resenha, mesmo eu não morrendo de amores pelo livro hahahahahah
      Se ler esse, venha me deixar um comentário dizendo o que achou ;)

      Excluir
  8. Oi Milla!
    Eu era uma fã incondicional da Cecelia, mas Simplesmente Acontece foi uma tremenda decepção para mim. Por isso peguei A Lista para ler com os dois pés atras, pois vi muitas resenhas negativas por aí. Ainda não terminei de ler, mas até agora estou achando melhorzinho do que Simplesmente Acontece. Assim que terminar, volto para gente trocar ideia.
    B-jusss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina!
      Nunca consegui "endeusar" Cecelia como a maioria costuma fazer. Esse é o terceiro livro dela que eu leio e em todos percebi uma coisa que é dela, da escrita dela e que me desagrada. Infelizmente isso acontece as vezes.
      E "Simplesmente Acontece" também foi uma decepção pra mim.
      Volta sim, quero saber sua opinião. Bjos

      Excluir
  9. Oi Milla!
    Adoro livros que nos fazem refletir, mas infelizmente esse não seria um livro que eu leria, até porque sou muito influenciável e já vi tantas resenhas negativas desse livro que da até desgosto.
    Não gosto quando a autora se perde em sua própria história, e acho que esse é o motivo principal por eu ficar meio com o pé atrás em relação a esse livro.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gu!
      É simplesmente fantástico quando os livros nos fazem refletir, ainda que de maneira inconsciente. A Cecelia tem muito disso, de passar mensagens e talz, mas de fato ela acaba se perdendo, não sei o que se passa, mas é frustrante.
      Se por um acaso vc acabar lendo, venha me contar o que achou ;)
      Bjos

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre