[Hora de Filmes!] Garota Exemplar


Título: Garota Exemplar – Gone Girl
Diretor: David Fincher
Com: Bem Affleck/ Rosamund Pike
Lançamento: 2 de outubro de 2014
Gênero: Suspense

Sinopse: Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.




Olá, pessoal!


A pouco tempo trouxe pra vocês a resenha  do livro Garota Exemplar, hoje trago a resenha do filme!
O filme é dirigido por David Fincher e a roteirista é Gillian Flynn, sim a autora do livro e não teve como não perceber a diferença que isso teve no resultado final do filme. São poucas adaptações pro cinema que nós realmente podemos dizer que ficaram verdadeiramente boas ou o mais próximo possível do livro, bom, esse é um exemplo. No início do filme eu realmente pensei que o filme teria umas 17 horas! O início, a narrativa inicial de Nick, as primeiras cenas, são praticamente, ou idênticas ao livro! Os diálogos ficaram muito próximos do que havia no livro, ao longo do filme houveram mudanças, é claro, algumas cenas foram cortadas, alguns acontecimentos foram adiantados e em alguns momentos temos a sensação de que tudo aconteceu rápido demais, por mais que o filme tenha mais de duas horas.
O filme tem como protagonistas Ben Affleck e Rosamund Pike e preciso elogiar a atuação de ambos.




Começando por Rosamund que foi nada mais do que brilhante, acho que na resenha do livro falei um pouco sobre a personalidade de Amy, e quando soube do filme fiquei pensando em como a atriz iria representar tudo o que Amy faz. Amy Elliot Dunne é linda, inteligente e com uma mente invejável, ela é brilhante, por mais que em vários momentos ela realmente parece uma louca, psicopata (isso é verdade!), mas nada que eu diga aqui vai fazer com que cada um consiga imaginar como Amy é, o que ela faz durante seu desaparecimento é insano, tudo calculado com uma precisão que beira a loucura. E com uma personagem com tantas facetas Rosamund foi incrível, e quando filme terminou fiquei com vontade de levantar e a aplaudir, mais do que merecida a indicação ao Oscar de melhor atriz, e por mais que eu tenha adorado a atuação, a minha torcida ainda fica com Julianne Moore que me conquistou com sua atuação em Still Alice! Kkkkkk



Voltando ao filme, Ben Affleck, houveram algumas críticas quanto a atuação dele, que ele “não teria expressão”, bom, eu li o livro e montei uma versão de Nick, simplesmente o marido , "descuidado". Mas o fato é que ao longo do livro o que chama atenção da polícia é a aparente despreocupação e o descaso do marido que deveria estar preocupado, essas atitudes ajudam a o incriminar, por isso não consigo ver que a atuação de Ben de uma forma ruim, em alguns momentos ele foi incrível, especialmente nos momentos de fúria, mas em boa parte do filme ele teve que estar cuidadoso com o que fazia e dizia. Tiveram sim pontos negativos, em alguns momentos senti falta de algo, mas nesse caso coloco a culpa novamente no personagem; enquanto Amy estava sempre um passo a frente, Nick estava sempre retraído, uma combinação estranha? Sim. (perfeitos juntos)


Ainda falando sobre as atuações: Carrie Coon, que interpretou a irmã de Nick, Margo Dunne, mais uma ótimo atuação. Talvez na história Go, como é chamada, seja a mais normal, mas sua ligação com o irmão Nick é impressionante. Margo foi a responsável por trazer ótimos diálogos no livro e também ao filme. Ao longo do filme, Go me fez rir várias vezes e em algumas cenas mais tensas a atuação de Carrie chama a atenção, uma das cenas finais quando ela está sentada no chão chorando ainda está em minha mente.

O filme ainda possui todo aquele poder que o livro possui, o mistério se mantém e mesmo já lendo o livro, o suspense e surpresa estavam presentes, mesmo já sabendo tudo que iria acontecer eu ainda estava assustada com o sumiço de Amy, e enquanto eu via o filme aquelas dúvidas que já haviam acabado assim que terminei o livro retornaram quando fui ver o filme.

Algo que me impressionou tanto no livro e depois no livro foram os diálogos, que são fortes, únicos, complexos e as vezes com um traço de humor. Mas poder ver o filme, ouvir os diálogos fez com que isso ganhasse uma proporção maior, ganharam mais força, eu vi o filme legendado, então frases em inglês ficavam ecoando em minha mente, eu estava quase falando em inglês. Kkkkkk

Eu disse na resenha do livro que os capítulos são intercalados; um narrado por Nick e o seguinte por Amy, eles mantiveram isso no filme, uma cena de Nick e logo em seguida uma cena de Amy escrevendo em seu diário, explicando o início de sua relação com Nick e posteriormente as cenas do que aconteceu após seu desaparecimento.
Uma coisa que me manteve muito presa ao filme foi a curiosidade para saber como seria seu final, eu havia lido que haviam algumas alterações no final e de fato elas existem, mas são poucas e que só acrescentaram mais a história, algumas partes também ficaram de fora do final, mas realmente eram detalhes que não iriam mudar a história, ou seja, houve uma adaptação do final. Porém o final manteve aquele sentido um tanto doentio e assustador, muita gente reclamou do final, e como eu disse na resenha do livro, pra mim, simplesmente faz sentido! É doentio, é diferente, o que seria o final feliz de muitas histórias, nesse caso parece a ruína, mas para Amy e Nick não parece exatamente a ruína, ou fim, e sim parece algo que não tem como eles se desviarem, eles sabem que irá acontecer de qualquer forma. Aquele “apelo psicológico” permanece, o filme também é muito ligado a mente dos personagens, o que eles estão pensando e o porquê de suas atitudes.



Bom, eu, particularmente, gostei do filme, gostei de como ele foi adaptado. O enredo se desenvolveu de uma forma incrível, e se manteve muito fiel ao livro, é aquele caso de que se vermos só o filme não deixaremos de entender algo só porque não lemos o livro. Mas, mesmo assim, recomendo que leiam o livro. Ele é um retrato do casamento, talvez de uma forma mais forte e intensa, porém é uma forma de representar essa relação.


Recomendo o filme, assim como recomendo o livro; leiam e assistam!




Espero que tenham gostado da resenha!
Beijos e até o próximo post! <3

Postar um comentário

18 Comentários

  1. Natália,
    adorei sua resenha. Estou muito curiosa para ler o livro e assistir ao filme.
    A história parece ser bem densa e envolvente.
    Estou mega curiosa.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha! Tente ler o livro e ver o filme, a história é maravilhosa, muito envolvente, diferente do que costumamos ver!
      Beijos!

      Excluir
  2. Amiga gostei bastante de tudo que você falou sobre o filme, mas sabe que eu não tive em momento nenhum de ler e nem de assistir o filme também?
    Mas tenho curiosidade pelo menos de ver o filme para ver como é, porque me parece ser bastante interessante.
    Se eu gostar, é capaz sim que eu leia até o livro.
    Adorei tudo que você falou. =]

    Saudades da Kelly, por onde andas???

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-labirinto-de-espelhos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou da resenha.
      Eu sempre falo que é melhor ler o livro primeiro, mas se você quer ter uma noção de como é a história veja o filme primeiro, ele é bastante fiel ao livro, o que me surpreendeu muito! Mas claro, existem coisas que só percebemos quando lemos o livro!
      Beijos!

      Excluir
  3. To super afim de ver esse filme, ainda mais depois de ler algumas resenhas.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja, o filme, é maravilhoso e com ótimas atuações!
      Beijos!

      Excluir
  4. Adorei a resenha do filme. Eu tenho mais curiosidade pelo livro do que pelo filme, mas quem sabe um dia eu não assista né?

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha!
      Eu prefiro o livro ao filme, o que sempre acontece kkkk Mas veja o filme também, é ótimo e ajudar a dar vida a personagens tão incríveis.
      Beijos!

      Excluir
  5. Nossa! Gostei muito da sua resenha. Você conseguiu descrever muito bem e fez uma comparação com o livro de forma que me fez querer ler. Eu só vi o filme e tenho certeza que o livro é melhor, por acho que lendo você consegue assimilar melhor as sensações, pois os personagens, principalmente a Amy é bastante profundo, misterioso e insano. É uma história perturbadora e não sabia que a autora havia escrito o roteiro, muito bom, acho que somente ela conseguiria traçar cada detalhe que foi retratado no filme. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou da resenha!
      E que ótimo que te tenha dado vontade de ler, a história é maravilhosa.
      E sim, o livro é melhor, principalmente se tratando de livros com personagens como esses.
      Sim, concordo com isso, ela criou uma história totalmente diferente e, dessa forma, apenas ela conseguiria passar tudo o que criou para essa adaptação cinematográfica.
      Beijos!

      Excluir
  6. OI Natalia!!
    Não li o livro e AINDA não vi o filme, mas quero ver sim, adoro o Ben e acho que ele é um bom ator, o pessoal que pesa muito na dele. Na verdade, não vejo a hora de vê-lo como Batman.
    Enfim, adorei a sua resenha, saber que o filme foi bem adaptado e é até que fiel ao livro dá até vontade de ver. estou nessa vibe de ver primeiro o filme e depois ler o livro, porque ai não me decepciono e tenho mais detalhes!!
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Eu também gosto do Ben, não só uma grande fã, mas gosto das atuações dele.
      Que bom que adorou a resenha! E sim, o filme foi muito bem adaptado, o que me surpreendeu por ser um livro bem longo, leia livro, é maravilhoso, mais do que o filme!
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá!

    Muito boa sua resenha!! Mas eu só veria o filme depois de ler o livro.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada, que bom que gostou!
      Eu também sou dessas que prefere ver o filme depois que lê o livro, apenas em raros casos, quando estou muito curiosa! kkkk
      Beijos!

      Excluir
  8. Ainda não li o livro nem vi o filme.
    Confesso que comecei o livro mais não me prendeu sabe
    Adoro quando um filme fica bem próximo dos acontecimentos do livro. Acho que primeiro vou ver o filme pra depois
    Quem sabe assim eu engato na leitura rsrs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro me prendeu desde o início e depois fiquei com a história na cabeça vários dias depois que li o livro e vi o filme!
      Acho que todo o leitor gosta quando o filme fica fiel ao livro, né? kkkk Veja o filme primeiro, assim você consegue ter uma noção maior da história.
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Natália!
    Eu ainda não li Garota Exemplar, e decidi que só quero ver o filme depois de ler, senão não leio mais. São sempre tantos elogios, tanto para o livro quanto par ao filme, que estou morrendo de vontade de ler logo. Adorei a resenha, pelo que você escreveu, o filme ficou bem fiel e, na minha opinião, isso é essencial!

    B-jussss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina!
      Eu também sou dessas que só assisti ao filme depois que lê o livro, na maioria das vezes, pelo menos, toda regra tem sua exceção. kkkk
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! E sim, eu também sempre ouvi muitos elogios a história e isso, pra mim, se confirma quando lemos, a história é maravilhosa!
      Beijos!

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre