[Resenha] A Bússola de Ouro - Philip Pullman


Título: A Bússola de Ouro - Livro 01
Série: Fronteiras do Universo
Autor: Philip Pullman
Editora: Objetiva
Paginas: 365
Ano: 2007

Sinopse:
O primeiro volume da trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, se passa em um mundo muito parecido com o nosso – mas com algumas curiosas diferenças. Ciência e religião se confundem. Todo ser humano possui um "Dimon", um animal inseparável que na infância toma várias formas. E existe um raríssimo objeto que aponta a verdade, mas ninguém sabe fazê-lo funcionar. Lyra é uma menina levada que vive na tranquila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer. E quando seu grande amigo Roger, some, Lyra parte em sua busca, disposta a desafiar seus próprios temores. Na paisagem árida do Norte, onde tenta encontrar Roger, Lyra enfrenta uma terrível conspiração que faz uso de crianças-cobaias em sinistras experiências. Entre ursos usando armadura e bruxas que sobrevoam as sombrias geleiras, Lyra terá que fazer alianças inesperadas se quiser salvar o amigo de seu trágico destino.




Olá!!!!!

Acho que desde que me conheço por gente e descobri o sabor de devorar um livro que desejo ler essa Trilogia... Quem me falou foi uma professora de história que eu adorava na Oitava série (faz teeeeempo... rs). E desde então fiquei esperando o valor ficar um pouco acessível pro meu querido bolso... mas isso nunca aconteceu!

Então fiz outra descoberta mágica: "O SEBO"... Achei a trilogia toda super novinha e em ótimas condições e não pensei duas vezes =).

A história é ótima como eu já esperava e nenhuma pagina me decepcionou...

Lyra é a protagonista do livro... uma menina super esperta e travessa, ela mora na Universidade Jordan e é criadas por Catedráticos, apesar da palavra ser diferente acredite que ao ouvi-la automaticamente se liga a Igreja...

Lyra vive num mundo só dela, dento de uma Universidade enorme onde a cada dia ela faz novas descobertas, mas sua curiosidade a leva a descobrir algo que talvez não devesse e é ai que a coisa começa a ficar emocionante ( Diga-se de passagem já nas primeiras paginas do livro!!!). Com a ajuda de "Paintalamon" seu "Dimon", que aparentemente é um pedaço de sua alma e no seu mundo todo mundo tem metade da sua alma pra fora do corpo, (pelo menos foi o que eu entendi), esses "Dimons" possuem formas de animais que sejam características as personalidades de seus donos, mas durante a infância eles não possuem uma forma exata, ou seja, podem ser o que quiserem, acredito que o autor quis ligar isso a personalidade infantil.. afinal quando somos crianças acreditamos que podemos ser qualquer coisa na nossa santa inocência.

Toda a aventura de Lyra começa, quando seu amigo Roger é sequestrado junto com outras crianças pelos "Gloobers", até então seres desconhecidos.. Lyra arteira e corajosa como é decidi qual vai salvar seu amigo, o que ela não sabe é que tudo é um plano e no final ela a protagonista de uma profecia que e ela sabe que existe...

A questão é que ela tem uma missão, e o que torna a coisa muito boa é que ela não tem noção disso e nem pode ter, Lyra tem que salvar o mundo com sua inocência, ou seja, errando e aprendendo... No decorrer do caminho até Roger, Lyra arruma alguns aliados bem interessantes como os Gypsios e Iorek Barnisson ( o Urso de Armadura) de quem o nome de Lyra Língua Mágica...

Não posso me empolgar ou vai virar Spoiler... E essa não é a intenção, pois quero muito que vocês leiam..

O livro é bom, apesar de criticar a Igreja e sua constituição e regras claramente o livro é muito bom... o autor foi muito criativo, tanto com objetos quanto com representações... o fato do "Dimon'' ser a alma e representar aquilo que a pessoa é no momento foi muito bom, mas no fundo acredito que nem todos vão ver dessa forma.

Os acontecimentos que agora não são importantes se tornam cruciais lá na frente fazendo livro ter uma leitura muito empolgante.

Bom isso foi o que eu achei e acreditem eu recomendo e ja estou me preparando para devorar os próximos e já contar pra vocês..

Bjos e até a próxima....

Gostou???? Comenta... Vou ficar muito feliz... Se sua opinião é diferente?? Conta pra mim!!!!

Postar um comentário

0 Comentários