[Resenha] O Livro da Literatura - Vários Autores

O Livro da Literatura Livro 09 || As Grandes ideias de todos os tempos #09 || Almanaque , Artes || Vários Autores || Globo Livros || 352 || 2016 || 

Sinopse:
O mais novo volume da coleção As grandes ideias de todos os tempos é dedicado ao estudo das grandes obras e autores da literatura mundial. O livro da literatura é uma viagem pelas grandes obras da humanidade, desde a Ilíada à Paixão Segundo G. H., e explora os romances, os contos e as poesias mais importantes de cada época. A edição inclui alguns dos principais escritores brasileiros, como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos e Clarice Lispector.
Escrito por professores e pesquisadores, o livro apresenta o contexto, a história e as tradições literárias que influenciaram cada obra de ficção. Os artigos incluem uma minibiografia do escritor e linhas do tempo que contextualizam suas obras de acordo com o momento histórico.
A linguagem simples e o projeto gráfico dinâmico mostram esquemas que explicam a estrutura das obras e outros livros relacionados. Sem complicar, O livro da literatura é uma leitura prazerosa e informativa que vai agradar aos apaixonados por literatura e ajudar os estudantes.Dividido em sete partes, o livro aborda as escolas e correntes literárias desde a Antiguidade, passando pelo Iluminismo, a ascensão do romance até a literatura contemporânea. Quem gosta de ler, irá se surpreender com as sugestões de leitura relacionadas aos seus livros favoritos e descobrirá novos autores.

D
epois de ver vários desses livrões passeando pelas minhas timelines, finalmente encontrei um que despertou minha curiosidade imediatamente, ao ver a capa, fiquei me perguntando o que poderia conter nessa obra de interessante, e após a leitura, a minha resposta é TUDO!!

 O Livro da Literatura é uma ampla coletânea que reúne os maiores clássicos da Literatura Nacional e internacional, mas veja bem, nesse livro você não encontrará os textos das obras, e sim estudos minuciosos em cima dos mesmos, com explicações lógicas que vão ajudar o leitor a compreender melhor obras tão ricas em conteúdo histórico.


O livro é dividido pelas grandes épocas da literatura, e a cada época, os livros mais famosos são avaliados a apresentados ao leitor de forma clara e concisa, apresentando pontos importantes não só da obra, mas da época em que a mesma foi escrita.


O livro é um guia espetacular, não só para estudantes de Literatura, mas para os amantes de livros em geral. Sabe aquele clássico que você queria muito conhecer porque houve todo mundo falar, mas tem receio de não se identificar ou não compreender? No guia você pode não só sanar as suas dúvidas, como encontrar indicações de outras obras semelhantes ou melhores que remontem a mesma época. Se você é fã dos clássicos, também vai encontrar indicações valiosas de novas leituras.

Amei a viagem ao passado e já acrescentei a lista de clássicos vários livros que quero conhecer, e que pude através desse entender o conceito e o porque de seu sucesso. Um livro que vale à pena ter na estante se você assim como eu ama a Literatura e sua história.

Aquele livro de cabeceira que você respeita!!


Postar um comentário

21 Comentários

  1. Quando vi esse livro na livraria não fiquei muito tentada a ler, sei lá, não chamou a atenção. Mas saber que ele faz um estudo das obras nacionais e internacionais me deixou mais curiosa a respeito dele hahaha Sempre tem aquele livro que a gente não entendeu muito bem. E talvez esse livro nos mostre a resposta.
    Obrigada pela indicação ^^

    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Abby,
      Confesso que peguei ele por curiosidade, mas não esperava encontrar algo tão bacana e útil, e sim, têm muitas obras que não entendemos, e as explicações e dicas dele são ótimas.

      Excluir
  2. Comprei esse livro semana retrasada e ele chegou por esses dias! É muito maravilhoso, comprei mais porque faço Letras Ingles, então tenho aula de Literatura (tanto inglesa quanto brasileira) e é muito útil para ajudar em análise de livros, fazer fichas para estudo... estou amando! Só a montagem do livro já fez meu coração palpitar hahaha, melhor aquisição para quem quer dar uma passeada pelo mundo da literatura!!

    https://deitadaemnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carine,
      Lindo né? Também fiquei encantada com a arte e a organização do livro. Uma ótima aquisição.

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?Tenho esse livro na minha estante ,sou professora de literatura,Muito bom, recomendo.
    https://anjinhosdatiacidamarques.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi várias vezes esse livro nas livrarias e sempre tive vontade de levar mas não tinha certeza se valia a pena ou não. Gostei muito da sua resenha e agora sei que vale a pena.
    Beijos,

    Amanda
    Www.amandasoldi.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      Que bom que te ajudei, também sempre via e ficava na dúvida, mas vale muito à pena sim, é maravilhoso!

      Excluir
  5. Olá! Eu fico namorado essa coleção desde sempre, principalmente do da Psicologia, mas não sabia o que tinha no da literatura, é legal ver que não é apenas dicas, mas um aprofundamento de todas as obras que marcaram a sociedade.
    http://www.kammykrysthin.com/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi K,
      Acho que matei sua curiosidade hein ... Sim, ele aprofunda bem os livros e da uma ótima explicação para os clássicos.

      Excluir
  6. Ai, estou tão louca por esse livro! Mas com tantos lançamentos aguardados por mim e tendo gastado mais do que poderia em março (ainda sinto os efeitos da promoção do Dia Internacional da Mulher) terei que aguardar uma baita promoção para adquiri-lo. :(

    As aulas de Literatura eram sempre as minhas preferidas na escola. Eu viajava! Também amava muito História e Língua Portuguesa, mas nas de Literatura podia conhecer mais sobre Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo... pesquisar sobre as obras, entendê-las... Mesmo que eu não fosse muito fã de clássicos na época (exceto por O Morro dos Ventos Uivantes). E também podia aprender mais sobre poesia, algo que sempre amei! Sinto falta. Muita falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Esse ano me comportei muito bem no Dia das Mulheres kkk, um milagre de verdade. Você vai amar o livro com certeza, até porque tem os estudos sobre o seu queridinho nele, é muito bacana poder entender com mais profundidade os livros, isso ajuda a ver certas obras com outros olhos.

      Excluir
  7. Oi, Kelly!
    Não conhecia esse livro, apesar de conhecer a coleção da qual ele faz parte, e que indicação boa! Pensando por alto, eu imaginaria que ele apenas falaria sobre o contexto geral dos livros, mas se inclusive pode ajudar a falar sobre a importância deles e aspectos mais específicos até e ajudar quem não consegue fazê-lo tão fácil, tem mais é que ser indicado mesmo. Eu provavelmente iria precisar se ainda fosse querer cursar Letras, hehe. Valeu a dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammy,
      Eu também pensava que ele fosse uma coisa mais teoria escolar, e fiquei bem surpresa quando percebi que ele abrangia as obras, têm muita gente que não lê clássicos com medo de não compreender linguagem ou o foco do enredo, e achei o livro muito bacana por isso.

      Excluir
  8. Parece muito legal, amo a ideia desses livros e acho o máximo ter tantas informações juntas. Uma ótima dica, com certeza.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,
      Com certeza, facilita muito para quem está buscando a informação. Além de ser lindo de morrer hahahahah

      Excluir
  9. para quem curti esse estilo de livro é uma dica muito bacana em achei o livro uma proposta diferente bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, mas até para quem não curte, mas tem medo de se aventurar nos clássicos da vida, ele ajuda muito!

      Excluir
  10. Oi tudo bem?
    Eu já tinha visto o livro na livraria, mas não havia me interessado muito. Entretanto, agora que vc falou um pouco sobre ele eu fiquei mais interessada na obra e achei bem interessante a forma como ele é organizado por dentro (adorei que vc colocou as fotos, deu p ter uma ideia mto boa do livro).
    bjo

    ResponderExcluir
  11. Oi BFF!
    Já tinha visto esse livro por aí mas não imaginava do que se tratava, lendo sua resenha eu fiquei encantada!!! Preciso desse livro! Parece ser o tipo de livro que você fica horas folheando, consultando e montando wishlist, amei

    ResponderExcluir
  12. Oiii flor!!
    Só escuto falar coisas boas desse livro. Depois dessa sua resenha fiquei com ainda mais vontade de conhecer esse guia.
    Obrigada pela dica! :)

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre