[Resenha] Coragem - Rose McGowan

Coragem || Biografia || Rose McGowan || 288 || 2018 || HarperCollins Brasil 

ATENÇÃO: Essa obra contém gatilhos (violência sexual e relacionamentos abusivos)

Sinopse:

ROSE McGOWAN nasceu em um culto e o trocou por outro, mais visível: Hollywood.Rose McGowan se tornou uma das atrizes mais desejadas de Hollywood da noite para o dia quando foi "descoberta" nas ruas de Los Angeles. O estrelato logo se tornou um pesadelo de exposição constante e sexualização. Todos os detalhes de sua vida pessoal se tornaram públicos, e as realidades de uma indústria inerentemente machista emergiam a cada roteiro, papel, aparição pública e capa de revista.Hollywood esperava que Rose ficasse quieta e cooperasse. Em vez disso, ela se rebelou e impôs sua verdadeira identidade e voz.

Ela reemergiu sem roteiros nem desculpas, corajosa, controversa e sempre verdadeira. Liderando o movimento de denúncias de assédio sexual na indústria de entretenimento ao expor os crimes de Harvey Weinstein, Rose é hoje um dos rostos do movimento feminista e não hesita ao disparar verdades inconvenientes e exigir mudanças.CORAGEM é seu livro de memórias em forma de manifesto - um relato sem censura nem piedade da ascensão de um ícone millennial, uma ativista sem medo e uma força de mudança imparável determinada a expor a verdade sobre a indústria do entretenimento, trazer à luz uma indústria multibilionária construída sobre a misoginia sistêmica e empoderar pessoas ao redor do mundo a acordarem e terem CORAGEM.

O
 lá!!! 
Nana Garces aqui para uma resenha muito, mas muito, especial, com aquele ar de Girl Power e muito empoderamento na veia. Hoje falaremos de Coragem, a autobiografia de Rose Mcgowan e já começo dizendo que VOCÊ, sim, VOCÊ, homem, mulher, que está me lendo aqui, já deveria ter lido esse livro. Maaaas, como eu sei que não é de costume de leitores priorizar biografias, vou tentar convencê-los do óbvio (que vocês já deviam ter lido!).

Hollywood vive sob um véu de mistério, mas eu nunca disse que guardaria segredos.

Nesse livro, com um escrita muito pessoal e próxima do leitor, conhecemos a história de Rose Mcgowan, atriz de Hollywood, você pode reconhecê-la em papéis como Paige Matthews de Charmed, a série de TV, ou Cherry Darling de Planet Terror, ou Marique de Conan The Barbarian, esses são apenas alguns dos papéis desenvolvidos por ela, pessoalmente, eu gosto muito dela em Pânico como Tatum Riley.

Rose como Tatum Riley em Pânico.
  
Porém, a história de coragem e desafios de Rose começa muito tempo antes, desde a infância dela, quando precisou se salvar de um culto antes de entrar num muito maior e mais perigoso, Hollywood. Não pense que nesse livro você vai ler uma história de mais uma menina boba, não, Rose Mcgowan conta tantos momentos inimagináveis de sua vida que muitas vezes não é possível acreditar que seja uma história real. 

Ter voz e ser ouvido é um direito humano básico e essa injúria estabeleceu um tipo de padrão em minha vida.

Nesse livro, ela expõe muito mais do que a vida de uma mulher, Rose propõe falar sobre os problemas que rondam ser uma mulher em Hollywood, desde a exposição demasiada, até os abusos por trás das câmeras. 

Esse livro abriu meus olhos de muitas maneiras, ele serviu para mostrar que os monstros estão aí a muito mais tempo e de maneiras tão diversas que deveríamos repensar o que observamos nas telas de cinema, e problematizar muito do que nos é exposto. 

Essa é uma leitura pontual e necessária pra muita gente, e não nego dizer que para todo mundo. Poucas pessoas sabem, mas eu me formei em Serviço Social e tive a oportunidade de trabalhar em projetos que atendiam crianças e adolescentes vítimas de violência, assim como mulheres vítimas de violência. E Coragem mostra muito de ambas as realidades, tem um forte apelo social, é descrito de uma maneira rica, que para você, leitor mais sensível, vai causar um forte impacto em seu estômago. Rose tem a sensibilidade de trazer os assuntos como se estivesse em uma conversa e isso torna a leitura gostosa e deveras interessante. 

Essa é com toda a certeza uma leitura que pretendo repetir em minha vida. Uma biografia que mostra como é importante conhecermos a história dos outros para nos empoderarmos cada dia mais, especialmente questionando a sociedade em que estamos inseridos. E preste atenção a um detalhe, a história dela começa na Itália e termina nos Estados Unidos e ainda assim, tem uma grande relevância mundial, sabe porquê? Estamos falando de Hollywood.

Sejam criativas em tudo o que fizerem. É preciso coragem mas acredito em vocês; sei que têm o poder de serem melhores. Sei que está aí dentro a força para serem corajosas.

Espero muito que vocês tenham a chance que eu tive de ter nas mãos e ler esse livro, ele é um verdadeiro ensino do que aceitar ou não do mundo. E imagino que nem preciso falar que se tornou um dos meus livros favoritos desse ano, mesmo sendo uma biografia, e não é por menos, afinal essa biografia vale muito mais do que muita ficção. Então antes de embarcar em mais uma ficção e um mundo fantasioso pense se não deveria ler um pouco da realidade que nos é contada.

Antes de ir, preciso falar mais uma coisa, a edição da Harper Collins está uma delícia de ler, as letras estão confortáveis, não há censura alguma sobre o palavreado que Rose usa, e a capa expressa muito bem a biografia, você vai entender quando ler. 

Bem é isso ai! Beijos e até a próxima! 

Fui!



Postar um comentário

3 Comentários

  1. Olá, ficou maravilhosa essa resenha. Eu gosto de ler não ficção, e essa autobiografia me parece trazer mensagens e temas muito necessários nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Que resenha maravilhosa menina, me deixou doida pra ler, literalmente a ponto de comprar o livro na próxima volta a Saraiva.
    Eu tinha visto comentarem sobre ele, mas por cima e a capa é mais do que atraente pra nos deixar a procura de mais informações, parabéns pela construção da resenha.
    http://www.kammykrysthin.com/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nanda.
    Apesar de sua resenha ser ótima, não consigo me imaginar lendo esse livro!!
    Definitivamente não é para mim, mas vou guardar e repassar a dica para quem eu sei que ama livros assim!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre