[Resenha] Operação Red Sparrow #01 - Jason Matthews


Operação Red Sparrow || subtítulo: Pronta para seduzir treinada para matar || Série: Red Sparrow || Romance , Suspense e Mistério || 452 || 2018 || Arqueiro 


Sinopse:
Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo.Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem.Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR.Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.



D
epois de jogos vorazes, Jennifer Lawrence virou minha queridinha, com uma interpretação bem convincente, ela despertou aos meus olhos. Quando vi o trailer de Red Sparrow, vi unidos em um único contexto, atriz queridinha com trama forte e envolvente, pelo menos o trailer me deixou eufórica, quando descobri se tratar de uma adaptação literária, resolvi me aventurar nas páginas antes da telona.

Em Red Sparrow acompanharemos a história de dois personagens distintos que terão sua histórias ligadas na trama. Visando que o enredo apresenta o mundo dentro da Cia, cada personagem representa uma nação, e como  agentes, eles estarão dispostos a tudo por seu país.

Dominika era uma menina com um dom especial e secreto, desde pequena tudo ao seu redor e visto e representado em cores, emoções, sons sentimentos e palavras, com uma percepção diferente do mundo e da vida, ela se utiliza desse dom para alcançar um sonho, ser uma grande bailarina de Bolshoi. E acredite, ela era maravilhosa, até sofrer um acidente causado pela inveja de uma colega de curso.

Depois de se machucar gravemente e se afastar do seu sonho, Dominika ainda tem que lidar com a perda do pai, o que não só rompe com suas forças como abala a estrutura do seu lar. E é no pior momento da sua vida que seu tio, Vania Ergonorov, se aproxima e se aproveita de sua sensibilidade para fazer uso da beleza de sua sobrinha. A verdade é que tanto o pai quanto o tio de Dominika trabalham para a KGB, serviço secreto da Russia, e agora a menina se vê envolvida nesse mundo de tramas e morte para proteger sua mãe.

Quando a menina se depara com uma cena traumatizante, Vania não vê outra saída há não ser apagar a sobrinha, mas ela tem outros planos, ela quer ser treinada, deseja virar a melhor agente da KGB para enfim aplicar sua vingança. E é com essa visão que Dominika se torna um agente fatal e perfeita, treinada na arte da sedução e espionagem, Dominika se tornou a arma letal da qual Vania necessitava para alcançar a direção da KGB.

Do outro temos o americano Nate Nash, um jovem espião, que tem em suas mãos um informante do mais alto nível, já que ele encontra-se infiltrado dentro do SRV. Quando Vania descobre a relação de Nate com um de seus homens, ele logo destaca a sobrinha para o caso, então Dominika tem em suas mãos o desafio de fazer Nate, um agente mais do que treinado e capacitado, a abrir a boca e entregar a identidade de seu informante.

Apesar de todo treinamento investido nos dois agentes, tanto Dominika quanto Nate não estão preparados para lidar com a forte atração que assola ambos, comprometendo a missão de ambos e tornando tudo ainda mais arriscado e perigoso.

Apesar de conter um romance no meio do enredo, e de os personagens se envolverem de certa forma, não esperem por muito, o romance aqui é apenas uma pitada doce, em um enredo denso e pesado. Eles foram treinados para matar, mentir e enganar, foram treinados para amar o seu país acima de qualquer coisa, e nada pode alterar seus objetivos. 

O enredo é bem detalhado, e isso pode tornar a leitura um tanto quanto cansativa e pesada, com uma história bem complexa e cheia de tramas e segredos, a atenção na leitura é primordial para que nada passe batido.

A mensagem do autor é clara, o perigo do poder, em todas as suas formas, o quanto ele é influenciador na vida das pessoas. Os personagens são bem construídos e possuem personalidades fortes, mas a trama é tão bem enlaçada que em determinados momentos fica difícil saber quem de fato é confiável no enredo.

Apesar de não ser uma das maiores fãs de capas baseadas em filmes, essa esta bem bonita, mas as letras são muito pequenas e confesso que isso dificultou um pouco a leitura, o fato de algumas palavras não terem sido traduzidas também me confundiram um pouco.

Contudo, para quem gosta de leituras intensas com um quê de veracidade vale a leitura, Jason, relata com maestria o mundo da espionagem, nos dando uma visão aberta dos acontecimentos por trás do sigilo.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Eu assisti o trailer e pensei: Espero chegar no NOW ou vale a pena ir ao cinema? Essa resenha só fodeu minha vida, levantando mais uma questão: Leio antes, espero sair no NOW ou vou no cinema? Obrigada Sra. Kelly, vc é uma amiga completa! Palhaçada! Lá vou eu me afundar em mais dívidas e comprar outro livro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ultimamente só assisto filme no NOW tb hahahahah, e foi por causa do trailer que me interessei pelo livro, gostei da ideia de ser uma espiã e não um espião a protagonista.

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de ler esse livro, mas acho que vou acabar assistindo só o filme mesmo, pela falta de tempo de ler os livros...
    Mas adorei sua resenha. Definitivamente atiçou minha curiosidade hahaha


    Bjs, Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  3. Olá, esse livro não me chamou atenção, ele não me parece ser o livro que eu vá amar ou até ter vontade de ler, passo essa dica

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre