[Resenha] Uma Dobra No Tempo #01 - Madeleine L'Engle


Uma Dobra no Tempo - Livro 01 || Série Viajantes no Tempo || Ficção Cientifica ,  Fantasia , Jovem Adulto || Madeleine L'Engle || 240 || 2017 || HaperCollins Brasil

Sinopse:
Um clássico da fantasia e da ficção científica emerge!Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar.
“Noites loucas são a minha glória”, diz a estranha misteriosa. “Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim.”
O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente... Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço.
Uma dobra no tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e da ficção científica do mundo, agora adaptada para os cinemas pela Disney. Junte-se à família Murray nesta jornada, entre criaturas fantásticas e novos mundos jamais imaginados.


P
ara quem tinha um projeto de iniciar leituras de clássicos e montar uma nova coluna no Blog, comecei bem meu ano, mesmo que no susto, já que só descobri a importância desse livro depois da leitura finalizada, vamos conhecer um pouco mais sobre esse clássico que recebeu uma nova edição para comemorar os seus 50 anos de publicação.

Meg Murry é a típica garota que acha estranha no início da adolescência, com um temperamento nada fácil ela acredita que é um problema para sua família, e o fato de ser explosiva não ajuda em nada quando as pessoas começam a criar teorias nada respeitáveis sobre o desaparecimento de seu pai ou sobre a lerdeza de seu irmão mais novo, Charles.

Mas na verdade Charles não é lerdo, longe disso, Charles é um garoto espetacularmente inteligente para sua idade, 5 anos, a questão é que ele não se abre para todos e deixa que a ignorância alheia cubra sua inteligência, já o pai.. sim ele está desaparecido, e até o momento nada se sabe, há não ser que ele saiu para fazer um serviço em outro país e ainda não voltou, mas enquanto a bela Sra Murry acreditar que ele voltará, ninguém poderá dizer o contrário.

Meg é filha de dois grandes cientistas, e por ter um irmão tão inteligente acredita piamente que ela é o ser lerdo da família, já que até os gêmeos são mais espertos. Mas tudo isso mudará depois de uma noite chuvosa onde toda a família conhecerá a estranha Sra. Quequé, que levará os meninos para uma aventura além mundo para salvar o pai da escuridão.

Meg é apenas uma jovem cheia de defeitos que terá que aprender não só lidar com eles, mas se aceitar do jeito que é, e mesmo com toda a sua imperfeição se tornar uma heroína em uma época em que mulheres não eram nem de longe imaginadas nessa função.

Eu poderia dizer que o livro se resume a isso, ou poderia assumir a minha ignorância em entender varias trechos complexos do livro e dizer que ele não é bom, mas longe disso. Apesar dos termos físicos utilizados na narração, e do fato de que sim, por falta de conhecimento a leitura acabou ficando um pouco confusa e arrastada eu ainda sim afirmo que o livro é uma obra prima, ainda mais se analisarmos a época em que foi escrito, Madeleine sem duvida é uma espécie rara de escritora com uma genialidade admirável.

O contexto básico do livro é que Charles, Meg e Calvin, um amigo conhecido no decorrer da jornada, partirão em uma viagem entre dimensões para salvar o pai, um cientista renomado que acabou se perdendo entre as mesmas estudando o Tesserato, que seria da forma mais leiga a viagem entre dimensões, ou os saltos no tempo.

No decorrer da leitura consegui facilmente ligar o estilo de narrativa da autora em terceira pessoa, com a narrativa empregada em Desventuras em série, e ainda sim o contexto pode te fazer lembrar de livros como Os Gêmeos, Terra de Histórias ou até mesmo A bússola de ouro onde nada é o que parece e tudo pode ter varias interpretações, e quando digo isso posso usar como exemplo a escuridao, que ao passar dos anos recebeu inúmeras interpretações diferentes, algumas religiosas outra políticas, ainda há quem discuta o gênero, infanto juvenil ou Jovem Adulto? Sic-fi ou Fantasia?

O livro possui um contexto complexo, e por conter poucas explicações deixa o enredo aberto para que o leitor chegue a sua própria conclusão com relação não só aos acontecimentos como também aos personagens. Com isso em mente é fácil entender porque o livro fez e ainda faz tanto sucesso.

A série é composta por 5 livros, e pelo que pude entender cada um com uma história diferente relacionadas aos personagens conhecidos nesse primeiro volume, todos serão lançados pela HaperCollins, mas ainda estão sem data prevista.

Com uma edição de dar inveja a muita gente e de com certeza encantar os leitores a HarperCollins Brasil nos traz esse primeiro volume em HardCover e com uma diagramação impecável, no Brasil apenas três volumes foram publicados, tendo sua edição anterior pela Editora Rocco, que não reproduziu os últimos volumes.

E se já não bastasse tudo isso, o clássico ainda ganhará uma adaptação para o cinema que já possui até trailer! Só peço esperar com ansiedade pela série e por sua adaptação que espero, faça jus ao trabalho da querida Madeleine.

Madeleine foi para muitos a incrível J.K Rowling que conhecemos hoje, depois de ter seu material renegado em varias editoras, quando enfim foi publicado vendeu milhões e se tornou uma obra famosa, um clássico vencedor do prêmio Medalha Newbery em 1963, perdurando por anos a fio e ainda sim sendo adaptado para o cinema. 




2 - Um vento à porta
3 - Um planeta em seu giro veloz
4 -Muitas águas 
5 - Um tempo aceitável


Abaixo confira o Trailer da Adaptação feita pelos Studios Disney 





Postar um comentário

22 Comentários

  1. Aí que amor de foto. Eu adorei sua resenha. Estamos todos ansiosos pelo filme. A premissa do livro é complexa e interessante! Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cantinho!!!
      Obrigada kkkk é o Dudu o mascote do blog! Também estou bastante ansiosa para o lançamento do filme, vamos ver o que nos espera.

      Beijokas

      Excluir
  2. Oi! Quanto mais eu leio sobre esse livro, mais me dá vontade de ler. Ultimamente ando vendo muitos livros sobre viagens temporais. Saber que vai ganhar uma adaptação cinematográfica me deixa ainda mais empolgada! Com certeza parece ser um livro maravilhoso e eu como uma fanática por fantasia pre-ci-so ler esse livro! hahaha. Amei sua resenha!
    Beijos,
    Raquel, Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!!
      Peguei ele pra ler no susto, mas confesso que me impressionei bastante! O sci-fi vem ganhando cada vez mais espaço e eu adoro essas viagens!

      Excluir
  3. Gostei da foto. Gostei da resenha e da história também. Eu já havia ouvido falar do título mas ainda não conhecia a história. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Eu sabia que esse nome não me era estranho!!! huahuahahua
    Eu ja ví a adaptação, mas não sabia da série de livros!!!
    Adorei saber!
    Vou anotar essa dica com certeza!!!
    Parabéns pela resenha!!!
    Beijinho!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Sério? Eu só descobri o filme depois que comecei a ler o livro e fui pesquisar sobre ele kkkkkk

      Excluir
  5. Olá! Que gato fofo! Conhecia o livro mas nunca o li. Achei fascinante a premissa, curto demais quando a história é nesse estilo! E amei saber que tem o filme! Dica super anotada, a edição está linda, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su!
      Obrigada, é o Dudu meu garoto propaganda kkkkkkkkk. A edição esta linda mesmo, e a premissa do livro é bem legal. Fui surpreendida pelo livro e adorei.

      Excluir
  6. Adorei a resenha! Não sabia do filme, que máximo!
    A autora é um exemplo de persistência a todos nós, afinal, apesar de tudo, não desistiu de seus sonhos. Gostei muito da dica, já anotei aqui ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,
      Realmente!! A história dela me lembra a Rowling é isso me faz rir porque imagina a raiva daqueles que disseram não pra elas??
      Que bom que gostou da dica!!

      Excluir
  7. Eu gostei bastante da trama do livro, mas a forma como ele foi escrito me irritou um pouco, mesmo assim, adorei a edição e o trabalho que a editora teve com esse livro
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pah,
      Também achei a escrita um pouco complexa, mas no fundo fiquei admirada, afinal a história é bem mais velha que nós e ainda sim se encaixa perfeitamente!!! A edição está linda!!

      Excluir
  8. Oi, BFF!
    Estou louca para ler esse livro, se possível antes do filme. Adoro ficção científica e viagem no tempo, então com certeza vou gostar da leitura mesmo sendo um texto mais complexo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi BFF,
      Apesar do texto ser mais complicado eu acho que esse livro é a sua cara kkkkk e que quando ler vai gostar muito!!! Espero que consiga ler pra gente conversar sobre ele.

      Excluir
  9. Li esse livro recentemente e fiquei apaixonada... Tô super ansiosa para a adaptação nos cinemas...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara,
      Também estou mega ansiosa pelo filma, espero que tenham feito uma adapatção bem parecida com o livro.

      Bjs

      Excluir
  10. Ola Kelly lindona fico feliz que a leitura te agradou bastante, confesso que esses enredos abertos não me agradam, gosto de finais fechados de preferência com finais felizes. Quem sabe em outro momento eu de uma chance ao livro. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,
      O enredo não é aberto, tem um final feliz e concretizado, mas os termos utilizados pela autora possuem aberturar para impor outros papeis... como explicar? O negro pode ser considerado coisas diferentes dependendo da época em que se lê o livro.

      Bjs

      Excluir
  11. Estou surpreso que eu não soubesse da história até que vi o trailer do filme. Sem dúvida, vou ler o livro. O filme é muito bom, adorei. O desempenho de Chris Pine foi muito bom, acho que ele é um excelente ator desde que o vi em Mulher Maravilha. Na minha opinião, foi um dos mehores filmes da dc. que foi lançado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio. É importante mencionar também o grande trabalho do elenco. O filme tem uma direção incrível, narrado de uma forma bem humorada e divertida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina,
      Concordo com a opinião sobre o filme da DC, e com relação a Uma Dobra no Tempo, ainda não consegui assistir, mas o livro é bom, confuso, mas muito bom hahahaha

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre