[Resenha] Moletom - Julio Azevedo



Moletom || Romance , LGBT , GLS , HQ , Comics , Manga || Julio Azevedo || 168 || 2017 || Globo Alt 


Sinopse:
Em 'Moletom', Julio Azevedo — o jovem autor da página de mesmo nome do Facebook — mostra, por meio de uma narrativa envolvente e ilustrações poéticas, que não adianta tentar fugir dos problemas: eles nos perseguem até que os encaremos de frente. Seu protagonista, Pedro, está fugindo de algo. Ele acaba de chegar em uma nova cidade, onde ficará hospedado na casa da tia por algum tempo, e essa mudança representa para ele um recomeço, um escape de algo que está causando uma grande angústia. Assim que chega a esse novo ambiente, no entanto, ele conhece Lucas, um garoto que despertará exatamente os sentimentos que ele estava tentando evitar.


N

esse romance sensível e poético, vamos acompanhar alguns dias da vida de Pedro e Lucas, uma casal cativante e tocante de todas as formas.

Pedro acabou de chegar na casa da sua tia, saiu de casa tentando deixar os problemas para trás mesmo sabendo que uma hora será inevitável encará-los, mas naquele momento ele só queria paz. E assim os dias vão correndo até o momento em que o caminho do nosso protagonista cruza com o de Lucas, um barmen simpático de uma cafeteria.

Quando Pedro entrou naquela cafeteria, descabelado e ansioso por café, Lucas só conseguiu imaginar o quão doido e irreverente era aquele rapaz, e de uma tarde despretensiosa nasce a amizade, e da amizade, nasce o amor. Um amor com prazo de validade, já que Pedro voltaria para casa em algum momento, mas nem por isso menos intenso e apaixonante.

Às vezes a vida nos afoga, e tudo que precisamos é de uma mão para nos puxar para fora do mar.

Moletom é um romance poético que abrange um tema muito debatido na atualidade, não só por ser GLBT, além da sexualidade dos nossos personagens, seus dramas pessoais, são assuntos fortes. Convívio com a família, aceitação própria e do próximo, auto estima e amor.

Algumas coisas são deixadas de fora da trama, como onde Pedro está? Quantos anos Pedro tem? É como se autor quisesse passar a ideia de que não importa, não importa onde você esteja ou quantos ano você tenha, preconceito e amor são coisas que estão presentes em todos os lugares e em todas as idades. Mas apesar de tudo isso senti falta de algumas explicações e acho que o livro poderia ter tido mais páginas, não só porque a história é linda e merecia mais, mas porque nós também merecíamos um pouco mais desse casal.

O livro parece incompleto, apesar de poético os personagens são rasos, e a falta de algumas explicações deixa o leitor com um gigantesco sinal de interrogação após a leitura, apesar das informações serem facilmente imagináveis, eu gostaria que tivessem sido explicadas, e acima de tudo gostaria que tivesse durado mais.

Um livro leve, com uma narrativa em primeira pessoa, com capítulos intercalados entre Pedro e Lucas, uma escrita poética que com a ajuda das ilustrações de Azevedo me prenderam do começo ao fim. Uma leitura de horas com um contexto que permanecerá por anos.





Se você gosta de leituras que abrangem temas polêmicos e que estão atualmente em debates, gosta de leituras LGBT e gosta de poesia, em Moletom você encontrará tudo isso e mais um pouco.

O livro é apenas uma mostra da arte do autor que já vem sendo apresentada nas redes sociais. Julio desde cedo faz ilustrações e poemas que utiliza para expor seus sentimentos, e a sua arte se encontra disponível em suas redes sociais, abaixo vou deixar os links para que possam conhecer um pouco mais desse artista incrível.


Acompanhe o trabalho do autor em suas redes sociais:




Postar um comentário

14 Comentários

  1. Saudações literárias! Tudo bem com você? Antes de mais nada, amei suas fotos do post. Ficara incríveis! Logo de cara fui chamado pela capa que adorei e muito! Já vou marcar na minha lista de desejados. Gostei muito da premissa e achei os personagens bem cativantes. Dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!!
      Obrigada, ainda estou me adaptando a essa nova vida de fotógrafa kkkkkk o livro é muito fofo, pena ser tão curto.

      Excluir
  2. Que delicia de resenha menina, lgbt é um gêneros que mais aprecio para ler nos livros e essa sua resenha me instigou a querer adquiri-lo e me envolver nesse enredo! Dica anotada linda.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgs!!!
      Obrigada!! Lê e depois me diz o que achou.

      Beijos

      Excluir
  3. Nossa, é sempre bom ter indicação de livros LGBT, ainda mais um com uma linguagem mais poética (que é a minha favorita). Que pena que o autor não conseguiu trabalhar tão bem os personagens e deixou algumas questões em aberto :( talvez seja mais por estilo do que por falta de "preparo".
    Estou curiosa para conhecer a escrita do Julio, com certeza o livro entrou já para a lista de desejados.
    Ótima resenha.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jasmin!
      Acredito que sim, não tenho costume de ler livros poéticos então não sei como funcionam, mas pela perfeição do trabalho acredito que sim, os fatos que faltaram foi de propósito.

      Beijokas

      Excluir
  4. Olá
    Eu conhecia esse livro, mas essa está sendo a minha primeira resenha que leio sobre a obra. Adorei poder conferir suas impressões sobre a obra. Acho essa capa super fofa e espero poder comprar logo logo.
    Até mais ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel!!
      Obrigada, a capa é linda mesmo! Prefeita para a obra.

      Beijokas

      Excluir
  5. Oiii tudo bem??

    Não é um livro que me chama atenção, e gostei bastante da sua sinceridade.
    É ruim quando o livro é raso, uma pena.
    Gosto de histórias melhor construída.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      É eu achei raso, mas a Jasmin levantou uma questão que me fez pensar, talvez a falta de conclusão seja do próprio tipo de
      Escrita mesmo, por ser poesia.

      Obrigada

      Excluir
  6. Que capa linda. Amei.
    Ainda não conhecia nenhum livro lgbt, mas me encantei por esse e com certeza irei ler.

    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Um amor essa capa né? Esse é gostosinho, se arrisca e depois me diz o que achou!

      Beijokas

      Excluir
  7. Amei o título e capa do livro. O tema também é muito envolvente pois trata-se do dia-a-dia. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deusa,
      Obrigada, a ate está linda né? O livro é muito gostoso de ler.

      Bjs

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre