[Resenha] Gigantes Adormecidos #01 - Sylvain Neuvel


Gigantes Adormecidos - Livro 01 || Série: Themis Files #01 || Sci-fi , Ficção Cientifica || Sylvain Neuvel || Suma das Letras || 328 || 2016

Sinopse:
Rose passeia de bicicleta pelo bosque perto de casa, quando de repente é engolida por uma cratera no chão. A cena intriga os bombeiros que chegam ao local para resgatá-la: uma menina de onze anos caída na palma de uma gigantesca mão de ferro. Dezessete anos depois, Rose é ph.D em física e a nova responsável por estudar o artefato que encontrou ainda criança. O objeto permanece um mistério, assim como os painéis que cercavam a câmara onde foi deixado. A datação por carbono desafia todas as convenções da ciência e da antropologia, e qualquer teoria razoável é rapidamente descartada. Quando outras partes do enorme corpo começam a surgir em diversos lugares do mundo, a dra. Rose Franklin reúne uma equipe para recuperá-las e montar o que parece ser um robô alienígena gigante quase tão antigo quanto a raça humana. Mas, uma vez montado o quebra-cabeças, ele se transformará em um instrumento para promover a paz ou causar destruição em massa? Parte ficção científica, parte thriller, Gigantes adormecidos é uma história viciante sobre a disputa pelo controle de um poder capaz de engolir todos nós.

G
igantes Adormecidos vem me enganando já tem um tempo, primeiro achei a capa linda, mas quando chegou descobri que nada nela brilhava, depois me prometeram uma história meio Sci-fi, mas o que recebi foi um livro de entrevistas bem complexas e às vezes confusas.

Rose descobriu a primeira peça do gigantes quando tinha 11 anos, caiu na cratera onde a peça, uma mão, estava escondida, depois desse relato o livro salta 17 anos, Rose agora é uma PHd em física e trabalha na universidade de Mishigan, por incrível que pareça depois de tanto tempo sem ver a mão, ela é designada a estudar o artefato desconhecido.

O livro é narrado em entrevistas, alguém desconhecido que acredito ser do Governo dos EUA está entrevistando não só Rose, como também a 3ª Subtenente do Exército Kara Resnik, responsável por descobrir a segunda peça do artefato.

E é nesssas entrevistas que Rose entende o que está revelando as peças, um composto de gás pode ser o responsável por fazer com que as próprias peças se revelem, e assim ela monta uma equipe, contando com a Subtenente Kara e parte em busca das próximas peças, visando montar aquilo que ela acredita ser uma mulher e descobrir como, e porque estavam escondidos na terra.

Quando solicitei o livro imaginava uma história cheia de ação, e apesar de conter um pouco no enredo, nada é como eu esperava, além de passar todas as páginas esperando que o bendito robô gigante fosse montado, a única ação envolvida na história era governamental. Decepção não descreve o que sinto, talvez frustração!

O livro tem um tema interessante e poderia ser ótimo, mas o autor se utilizou das mais de 200 páginas para discutir coisas políticas e governamentais, e no final não passa disso, tratados e mais tratados misturados com tramoias, todos demonstrando a eficácia dos EUA em arquitetar algo e manter protegido.

O tal personagem entrevistador não é identificado em nenhum momento é isso chega a ser frustrante, apesar da forma de narrativa do livro ser diferente, isso não incomoda, até é interessante, mas tirando algumas páginas de diário, falta e muita a interação dos personagens.

Enfim, vou ler o segundo porque houve uma revelação que quero entender. Espero que esse seja só o volume explicativo e que o segundo tenha a tão esperada ação.

Se você gosta de temas políticos e debates de poder acredito que vai gostar de Gigantes Adormecidos.






Deuses Renascidos - Livro 02 

Ainda criança, Rose fez uma descoberta inacreditável: uma gigantesca mão de metal, escondida nas profundezas da Terra. Já adulta, ela dedicou sua brilhante carreira científica a resolver os mistérios que envolviam o artefato. Por que um robô gigante de origem desconhecida estava enterrado em pedaços ao redor do mundo? Anos de investigação renderam respostas intrigantes e perguntas ainda mais complexas. Mas a verdade está mais perto do que nunca, agora que um segundo robô, mais titânico que o primeiro, se materializou na Terra. E, quando outras máquinas colossais pousam no planeta, a humanidade vive seu pior pesadelo. Rose e seu time do Corpo de Defesa da Terra tentam impedir a invasão. É possível virar o jogo, se conseguirem desvendar os últimos segredos de uma avançada tecnologia alienígena. A arma mais poderosa da humanidade é seu conhecimento - e esta é uma batalha de vida ou morte pelo controle da Terra... e talvez até das estrelas.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Adorei sua resenha, seu ponto de vista muito bem construido. A capa tá linda tbm, mas não leria esse livro, creio eu.

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Tudo bom?
    Infelizmente esse tipo de temática não me atrai em nada.
    Vou declinar a dica, pois livros com pop fica me afastam da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Eu achei que era o meu kkkkk, mas também não rolou como eu esperava!

      Excluir
  3. Oi BFF!
    É complicado quando esperamos muito de um livro e ele nos decepciona. Eu também imaginava que essa seria uma super história de Ficção Científica, daquelas que tiram nossa fôlego... uma pena não se assim.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi BFF,
      Pois é ... fui com muita sede ao pote e morri de sede porque ele estava vazio hahahahah .

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre