[Resenha] A Cidade do Sol - Khaled Hosseini



A Cidade do Sol || Drama , Romance , Ficção || Khaled Hosseini || Globo Livros || 384 || 2017 



Sinopse:
Em homenagem aos 10 anos de publicação, a Globo Livros lança edição comemorativa da obra, que traz prefácio inédito e exclusivo do autor.

1959, Herat. Do relacionamento proibido entre um rico comerciante de uma das maiores cidades do Afeganistão e uma de suas empregadas nasce Mariam, uma jovem marcada pelo ostracismo e a tragédia que, rejeitada pelo pai, vive em um casebre na periferia com a mãe, tendo como único passatempo, além dos afazeres domésticos, observar os mosquitos, as flores e as pedras. Ainda adolescente, perde a mãe e é obrigada a se casar com um desconhecido trinta anos mais velho e cumprir o seu dever como mulher: servir ao marido e lhe dar muitos filhos. O destino, entretanto, parece ter outros planos para Mariam, assim como para seu país.

1993, Cabul. Laila tem catorze anos. Filha de um intelectual, ela cresceu sendo incentivada a estudar, cursar uma universidade, ter uma carreira e só depois, se assim o desejasse, pensar em se casar. Entretanto, quando seus dois irmãos são enviados para lutar contra os soviéticos, a mãe passa a ignorá-la e a se isolar em sua tristeza. Laila se vê então obrigada a assumir as responsabilidades da casa, enquanto tenta manter sua rotina na escola, seus encontros com as amigas e sua paixão secreta pelo vizinho. Laila havia sido criada para ser quem ela quisesse, entretanto, logo a guerra irá lhe mostrar que nem sempre seus desejos podem se tornar realidade.

Mariam e Laila são duas mulheres com idades, trajetórias e origens opostas que acabam unidas pelas tragédias da guerra e as restrições impostas pelo talibã. Seus destinos se cruzam de forma inexorável, e elas, em todas as suas diferenças, se provarão como suas únicas fontes de alegria, amizade e esperança. Ambas representam uma legião de mulheres afegãs que lutam todos os dias pela garantia de seus direitos mais básicos e por pequenos momentos de felicidade.


Mariam 
é uma bastarda, filha de um grande comerciante em Herat com uma aldeã. Ela nunca teve noção da dimensão dos problemas que sua existência representava para o seu pai Jalil. Tinha uma mãe dura, grossa, sofrida, e seu pai sempre tão meigo e carinhoso era seu Porto Seguro, seu sonho de família feliz. 


Mas quando Mariam foge com 15 anos para tentar encontrar o pai que prometeu levá-la ao cinema e não apareceu, aquela pequena liberdade lhe custa muito mais do que ela esta disposta a pagar, naquela noite sua mãe comete suicídio, Mariam é levada a casa do pai, mas permanece por pouco tempo lá, já que as esposas não querem uma bastarda em sua casa, e assim ela é entregue em casamento á Rasheed, um sapateiro 30 anos mais velho que ela. 


" - Aprenda isso agora e aprenda bem, minha filha: assim como a agulha de uma bússola aponta para o norte, o dedo acusador dos homens sempre encontra uma mulher. Sempre. Lembre-se disso Mariam." 

Ela então é arrastada até Cabul, e lá começa uma nova vida, mas quando ela percebe que não poderá dar a Rasheed aquilo pelo que ele anseia, ela se torna um peso e as surras são apenas um lembrete diário de sua nova situação.


Do outro lado da rua em Cabul nasce Laila, uma jovem linda e com uma perspectiva de vida completamente diferente da de Mariam. Com um pai professor, a garota tem a oportunidade de estudar e viver os melhores momentos ao lado de seu amigo/amor Tariq, mas é quando a guerra se inicia e Laila perde tudo, que os caminhos dessas duas mulheres se cruzam, causando mudanças poderosas e esperançosas na vida de ambas. 

Há 10 anos atrás tive a oportunidade de ler essa história, mas naquela época não me apeguei a nada mais que as duas mulheres, e apesar de lembrar que a história é linda, não conseguia juntar as peças e me lembrar de tudo!!! Agora, dez anos depois, eu me pego revivendo essa história é prestando atenção nos pequenos detalhes que não percebi naquela época. 


A Cidade do Sol é muito mais que um romance, é uma linda história de vida entre duas mulheres afegãs! O livro retrata as crueldades sofridas por aquele povo desde a primeira invasão Soviética, mostrando para o leitor muito mais por trás daquilo que apenas vemos nos jornais. 


"(...) Laila meu amor , o único inimigo que um afegão não consegue vencer é a si mesmo."

É uma história sensível, tocante é desesperadora, que mostra a busca de duas mulheres pela felicidade, e o caminho árduo da dor e humilhação passado por inúmeras delas, além de mortes é mais mortes. Khaled é um grande escritor, e apesar de gostar muito de O caçador de Pipas, para mim, A Cidade do Sol é muito melhor e mais intenso, uma história que me marcou por uma década e vai continuar me marcando.


Com uma narrativa em terceira pessoa, o autor nos apresenta as personagens, mas Laila só aparecerá quando Mariam estiver com 29 anos, e assim as histórias vão se cruzando até que as duas estejam debaixo do mesmo teto aguentando as crueldades do mesmo homem.Com uma escrita espetacular e eletrizante, Khaled vai narrando os acontecimentos não só da vida das mulheres, mas também da história do Afeganistão, uma guerra por poder sem precedentes que assolou as terras do país e arrastou milhões de vidas para a morte. 

Se você ainda não conhece essa história, se aventure, se deixe abrir os olhos para a realidade de um país que mesmo depois de 10 anos continua em guerra e na miséria. Uma história que merece ser lida por pessoas de todas as idades, porque nunca se é novo ou velho de mais para se tornar humano perante nossos iguais.


A nova edição feita pela parceira Globo Livros vem com uma capa linda, a capa antiga foi modernizada e mantém o padrão, a edição é comemorativa de 10 anos da história e vem com um prefácio escrito pelo autor, diretamente para os leitores brasileiros, mais que uma honra. Diagramação confortável e revisão no padrão.

Uma releitura que mexeu com meu coração mais do que a primeira vez, estar na hora certa e ter a maturidade certa para entender uma obra fazem toda a diferença.




Postar um comentário

8 Comentários

  1. Confesso que comecei esse livro e o marcador ficou na metade, deixei de lado e nunca mais peguei. Não estava em um bom momento, mas pela sua resenha sei que preciso retomar. Minha edição ainda é a da antiga e é versão econômica, comprei na Avon kkk, mas está valendo.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre tive interesse em ler "O Caçador de Pipas", mas nunca parei para saber mais sobre esse livro. Ao ler sua resenha, fiquei interessado e já vou adicionar na lista de desejados. Parece ser uma história emocionante.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Caramba que livro é esse!? Fiquei impactada lendo suas impressões e com certeza o leitor desse livro sairá diferente após a leitura desse e dos outros enredos do autor. Confesso que não é muito "minha praia" mas entendi seus argumentos, enfim quem sabe um dia!? Valeu pela indicação e parabéns pela releitura!!!

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?!? Eu simplesmente amo os livros desse autor. As vezes vejo as pessoas comentando que não gostam pelas questões reais expostas, mas para mim, é exatamente aí que reside a beleza de suas obras.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. OOOiiiii, sou completamente apaixonada por essa história... Lembro que tive uma boa ressaca literária, passei dias pensando sobre a história e seu desenrolar... Amei a capa nova!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Uma amiga me indicou esse livro, não imaginava a intensidade dessa história. Primeiro que era de uma outra cultura, nunca havia lido nada sobre. E segundo, as protagonistas em si, é um livro que te faz sentir, mexe com seu emocional mesmo! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá.

    Que história linda! Parece ser um livro bem emocionante e intenso. Lendo sua resenha já até fiquei curiosa com a história e espero muito, muito gostar assim como você. Amei sua resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Kelly!
    Eu não conhecia essa história, mas pela sua resenha deu para ver como é impactante e bem reflexiva. Fiquei muito tentada a ler o livro e já vou anotar a sua dica para fazer isso em breve.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre