[Resenha] Suzy e as Águas-Vivas - Ali Benjamin

Título:  Suzy e as Águas-Vivas
Gênero: Romance
Autor: Ali Benjamin 
Editora: Verus 
Páginas: 223
Ano: 2016


Sinopse:
Às vezes, quando nos sentimos mais solitários, o mundo decide se abrir de formas mágicas.Suzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação — uma explicação científica — para que Franny tenha se afogado.
Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga — e pelo momento final e terrível entre elas —, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo... sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo — e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava.
Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz... mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente.

Suzy 
e as Águas-Vivas é um livro que, aparentemente é juvenil e foi com essa certeza que 
comecei a leitura. Mas qual não foi a minha surpresa ao perceber que é uma história forte, muito sensível e comovente, e que de juvenil não tem nada.


Suzy é uma garotinha doce e muito inteligente, mas que enfrenta um dos maiores dramas que uma criança precisa encarar: o luto. Há cinco meses sua melhor amiga morreu afogada e isso foi uma grande surpresa para ela já que Franny era uma excelente nadadora. A última conversa das duas não foi nada boa e a amizade estava estremecida, por isso Suzy sente uma culpa enorme e por causa dessa culpa a garota fica obcecada por entender o que aconteceu e encontrar algo ou alguém que seja mais culpado pela morte de Franny do que ela; e é aí que entram as águas-vivas.

Em uma visita escolar ao Aquário, ela encontra o tanque das águas-vivas e é lá que descobre sobre a irukandji, uma água-viva transparente, mais ou menos do tamanha de uma unha, mas que possui um veneno que está entre os mais perigosos do mundo e que essa espécie rara está aparecendo com cada vez mais frequência no litoral dos Estados Unidos. Ela aprende que, no mundo todo, há 23 picadas de águas-vivas a cada cinco segundos e então tudo fica claro para ela: Franny foi picada por um irukandji e por isso se afogou, e ela precisa provar isso!

“É interessante como não-palavras podem ser melhores do que palavras. O silêncio pode dizer mais que o barulho, da mesma maneira que a ausência de uma pessoa pode ocupar ainda mais espaço do que a sua presença ocupava. ”

Com uma narrativa muito sensível, o livro mostra as dificuldades de uma criança para lidar com o luto. Como não sabe o que fazer com tanta dor, Suzy fica obsessiva para saber o que aconteceu, e nessa busca quase insana ela enfrenta outras questões tão sérias quanto, como a dor de crescer e a solidão.

O livro tem capítulos bem curtos e é narrado pela Suzy, alternando-se entre o presente e as lembranças dela do passado vivido com Franny - nesses momentos ela se dirige à amiga e não ao leitor e isso deu um ar muito intimista à história. Aliás, o livro todo é muito íntimo porque acompanhamos cada devaneio, cada medo, sonho e esperança que Suzy tem e é de cortar o coração ver o sofrimento da menina.

Repleto de metáforas fantásticas, esse romance forte e muito sensível que vai te fazer refletir sobre a vida de diferentes pontos de vista e perceber que recomeçar não precisa ser tão difícil. Eu amei e recomendo o livro sem restrições! 




Postar um comentário

10 Comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Ouvi falar tão bem do livro e me arrisquei a comprar, comprei até dois haha
    Estou com as expectativas lá no alto!
    Adorei a resenha, um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Eu não conhecia o livro, mas gostei muito da premissa. Gosto quando a personagem principal narra a história e intercala lembranças do passado e acontecimentos presentes...
    Caso tenho oportunidade, gostaria muito de ler a história.
    Bjoo

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Não conhecia o livro, mas a história parece ser muito legal. Realmente livros que falam sobre luto são geralmente muito sensíveis e ainda mais se tratando de criança, deve ser uma leitura e tanto. Ah, essa capa é linda !!! Parabéns pela resenha e já ate anotei aqui esse livro na minha pequena grande lista de leituras futuras.

    Beijos !!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Já li diversas resenhas sobre esse livro, e todas falam super bem dele. O que mais me chama atenção é o fato da Suzy procurar por uma razão para a morte da sua amiga. Deve ser uma leitura linda. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oie amore,
    Não canso de entrar nesse blog e ver esse mimo, parabéns pelo capricho.
    Esse livro parece ser um amorzinho, que capa linda!
    Parece se tratar de um livro com muito ensinamento, afinal, lidar com o luto não é nada fácil, ainda mais quando se trata de uma criança ter que lidar com isso.
    Gostei – “...recomeçar não precisa ser tão difícil...”.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  6. que capa mais detalhada e envolvente, parece uma trama bem digamos, dramatica e uma leitura bem tranquila que chega acalmar a mente. parece ser um belo livro. dica anotada

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Esse livro já estava anotado na minha wishlist, mas agora depois de ler sua resenha eu tenho a certeza que preciso conhecer essa história. Achei a premissa super instigante e singular.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Nina,
    Não tem como não amar esse livro não é? A forma linda como Suzy nos mostra os mundo é fascinante e encantadora. Já li essa obra, mas não consegui escrever a resenha, pois não quero compartilhar com o mundo ainda, sabe?
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Bom, não sou muito fã me metáforas, e por isso estou com o pé atrás com esse livro. Mas achei muito legais as reflexões que ele causa, principalmente isso de mostrar que recomeçar não precisa ser tão difícil, é algo que a maior parte das pessoas tem muita dificuldade de fazer. A narrativa deve ser mesmo bem sensível.

    ResponderExcluir
  10. O livro me pareceu ótimo, gostei de conferir suas impressões, ja tinha lido uma resenha desse livro e a sua reforçou minha curiosidade. Espero poder conferir a leitura logo, bjs

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre