[Resenha] Os 13 Porquês - Jay Asher

Oi oi gente, tudo bem com vocês?

Diferente da maioria das resenhas que costumo fazer aqui, o livro de hoje não se trata de um romance clichê.

Li esse livro já faz um bom tempo, anos se passarem desde então, mas ainda sinto uma conexão inexplicável com ele, e uma louca vontade de fazer com que todo mundo leia.




Título: Os 13 porquês
Autor: Jay Asher
Páginas: 256
Editora: Ática
Ano: 2009



Hannah Baker cometeu suicídio. Um dia ela esta na escola e no outro não estava mais. Nunca mais. E não é como se todo mundo sentisse falta dela.
Clay Jensen sente. E ele não consegue entender o que aconteceu, o que pode ter levado Hannah a acabar com a própria vida. Mas isso não vai durar muito tempo, porque a garota armou uma forma de fazê-lo entender o que houve. Ele e todos os outros envolvidos.
Quando Clay volta da escola, em um dia aparentemente comum, encontra à sua espera um misterioso pacote com sete fitas cassetes com cada lado numerado de 1 a 13. Ao apertar play na número 1 se dá conta que quem está falando é Hannah, e que ela quer compartilhar os motivos que a levaram à morte. 



Você já se perguntou o quanto suas atitudes influenciam na vida de outras pessoas?


Clay Jensen nunca havia parado para pensar nisso, até receber na porta de sua casa um pacote misterioso, contendo 7 fitas k7 que narram os motivos que levaram sua colega de classe, Hanna, a cometer suicídio.

Logo no início descobrimos juntamente com Clay que só receberá essas fitas quem de alguma maneira contribuiu para a morte da garota, e é exatamente a partir daí que toda a trama se desenvolve. Alternando a narrativa entre o presente de Clay e o passado de Hanna é que vamos descobrindo um a um os fatos.

Confesso que em vários momentos me vi com o coração apertado, ansiosa e querendo descobrir logo o que Clay havia feito, o quanto suas atitudes haviam impactado na vida daquela garota. Por outro lado, a minha vontade era de ler bem devagar, para tentar compreender a mente dela, traçando quase que um perfil psicológico de todos os personagens.

Quanto mais fui avançando na leitura, mais me senti angustiada, por Hanna, por Clay e por tudo que poderia ter sido diferente se alguém tivesse compreendido os sinais que a garota vinha emitindo.

Apesar de se tratar de um tema tão pesado, a leitura flui facilmente, e o Jay Asher consegue desenvolver a trama abordando o suicídio com sutileza, o que me levou ás lagrimas em alguns momentos.

Personagens secundários: Entre o ponto de vista de Clay e a história narrada por Hanna nas fitas, vamos conhecendo outros personagens, que foram muito bem construídos, garantindo a trama uma veracidade sem igual. Tais personagens podem ser comparados a muitas das pessoas com quem cruzamos em algum momento de nossa vida.

Capa e diagramação: Simples, misteriosa e condizente com a trama, a capa exibe o desenho de uma fita k7.
A diagramação é simples, com uma fonte confortável e páginas amareladas.

Quotes: 

"Eu queria apertar stop e voltar a conversa inteira deles. Para voltar ao passado e alertá-los. Ou até mesmo impedi-los de se conhecer. Mas não posso. Não podemos reescrever o passado."

"E vocês, repararam nas cicatrizes que deixaram para trás? Não. Provavelmente não. Porque a maioria delas não pode ser vista a olho nu."

"Se você escuta uma canção que te faz chorar quando você já está cansado de lágrimas, não a escuta mais. Mas não dá para fugir de si mesmo. Não dá para tomar a decisão de deixar de se ver para sempre. Não dá para tomar a decisão de desligar aquele ruído dentro da sua cabeça." 

"Preciso que a coisa pare.
– O que precisa parar?
Preciso que tudo pare. As pessoas. A vida."


Comentários: Lidando com temas pesados como o bullying e o suicídio, Os 13 Porquês é o tipo de livro que ao meu ver, deveria ser leitura obrigatória para alunos do ensino médio. Certamente essa leitura causaria algum impacto e conscientização na cabeça dos jovens, lhes ajudando na construção de caráter.
Alguns meses atrás saiu uma nota dizendo que o livro será adaptado para uma série de tevê do Netflix, agora só nos resta aguardar e torcer para que faça jus a esse livro tão impactante.
Por todos esses pontos citados, dei cinco borboletinha e favoritei.


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Oi, Milla! Livros assim me atraem muito.Comecei a ler esse um tempo atrás e por algum motivo que não lembro não terminei. Preciso retomar. Não sabia que vai virar série, gostei!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre