[Resenha] Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

Título: Playlist de Hayden
Autor: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288

Ano: 2015
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.


Olá Galerinha! Que saudades de vocês!
Hoje venho trazer a resenha de A Playlist de Hayden que foi um livro muito comentado quando lançado, eu esperei passar o "buummm" do lançamento e ler com calma para poder contar pra vocês. 





Como você se sentiria se soubesse que seu melhor amigo guarda segredos de você? E se para piorar tudo isso só viesse à tona após a morte dele? Pois bem, essa é a situação de Sam, que após o suicídio de Hayden, passa a juntar todos os pedaços deixados pelo amigo em busca de saber o que de fato o levou à tal decisão.
Sentindo o peso da perda e uma certa parcela de culpa nos acontecimentos, Sam vagueia pelos corredores da escola, sentindo o peso da ausência de Hayden, até que passa dar mais atenção à playlist deixada pelo amigo. Buscando algum sentindo naquilo tudo, ele escuta música após música tentando vislumbrar melhor aquele outro lado do seu amigo que até então estava oculto para ele.


"Eu tinha escutado aquelas músicas sem parar nos últimos dias, tentando descobrir o que ele quis dizer com aquilo. Ouça. Você vai entender. O que eu deveria entender? Ele se matou e me deixou aqui sozinho para encontrá-lo. Eu tinha certeza absoluta de que era tudo culpa minha".


Abordando temas pesados como o bulling escolar, as dificuldades da adolescência, perdas e muitos outros sentimentos, Michelle Falkoff fez sua grande estreia, mostrando-nos que nem tudo é tão simples quanto parece ser.
Talvez a expectativa em torno do livro tenha sido alta demais e eu tenha me "contaminado" com isso, pois em algumas partes ao longo da narrativa achei que a autora se perdeu, fazendo com o que o mistério, a princípio intrigante, se tornasse algo vago, quase distante do propósito do livro.


"Mesmo enquanto descobria que havia outros motivos que podiam ter contribuído para que Hayden tomasse sua decisão, aquilo parecia ser ainda mais minha culpa."


A leitura foi um pouco arrastada  e não sei ao certo se isso se deve ao tema abordado ou a maneira como a Michelle narrou toda a história. No fundo eu esperava que as músicas da playlist, que aparecem no início de cada capítulo, influenciassem de uma maneira mais significativa na história, o que acabou não ocorrendo.
Para leitores que buscam títulos com essa temática, esse livro sem dúvidas é uma boa sugestão.




Postar um comentário

18 Comentários

  1. Oi Tatiana!
    Nossa..na época do lançamento foi um "buummm" mesmo. Só se via esse livro pela blogosfera, rsrs.
    Eu me interesso pela temática, mas não senti aquela vontade de ler, sabe? Talvez tenha "enjoado" de tanto ver o livro por aí, rsrs
    Muita expectativa às vezes faz isso com uma leitura. Que pena que vc se decepcionou.
    Beijo,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Já li algumas resenhas sobre este livro, mas não me senti ainda atraída pela trama. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi! Esse livro está na minha lista livros a ler, mas sinceramente, não faço ideia de quando vou ler rsrsrs Eu também não gosto de ler um livro quando "é modinha", a expectativa sempre atrapalha a leitura.
    Beijos
    eicarolleia.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu li o livro assim que foi lançado e diferente de você curti muito
    o que encontrei, a maneira que a autora abordou o tema Suicídio e as
    batalhas interiores na vida dos jovens, pra mim foi ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati!
    Eu achei esse livro muito fofo, mas fraco para a temática. Achei que a autora poderia ter se aprofundado muito mais no assunto e me decepcionei com a maneira rasa que ela tratou um assunto tão sério. Mas não é livro ruim, eu gostei de leitura, mas como você, esperava bem mais.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie Tati!

    Estou louca para ler esse livro, apesar de temas bem polêmicos e pesados sei que vou gostar, não é a primeira resenha que leio e em todas falam sempre muito bem dele. Realmente foi um bum no lançamento, mas nunca leio um livro de cara assim, ele esta na lista e espero realmente conseguir ler em breve.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  7. Tati, ainda não li o livro todo, mas sei que quando for ler não irei com muitas expectativas, pois já escutei muita coisa mais ou menos sobre ele.
    Mas eu gostei das músicas e também achei que elas não influenciaram na história.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma curiosidade absurda com esse livro, já li várias resenhas divergentes, de gente que deu uma estrela até gente que deu 5. Isso só aumenta minha curiosidade, mas o bom é que eu acabo não indo com tantas expectativas
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Eu também estava esperando o "buum" do livro passar, mas, agora que li algumas resenhas meio negativas, não sei se o lerei tão cedo. Parece ser uma história bonita e tals, estou com medo de ser uma leitura arrastada para mim como foi para você *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ei, tudo bem?
    Estou curiosa para ler esse livro desde o lançamento, mas fiquei meio decepcionada ao saber que a playlist mesmo não tem relação nenhuma com o mistério do livro. Ainda sim tenho curiosidade de lê-lo, porque são temas bacanas para ser lidos e repassados para as outras pessoas, para quem sabe assim acabar de vez com o bullying.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  11. Oi Tati...
    Eu quero muito ler esse livro, a divulgação me chamou a atenção mesmo tendo várias resenhas contras... Gostei muito do que escreveu e por motivos como o seu citado: leitura arrastada, que eu estou adiando um pouco a leitura

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Eu amo livros sobre bullying leio todos, mas, esse não me atraiu, igualmente com o livro - que esqueci o nome - que a menina se mata e a melhor amiga acha uns e-mails que a fizeram se matar e tenta ir atrás do cara.
    Acho que a mensagem não é essa.
    A mensagem é o que aconteceu em vida e não depois da morte, não importa como os outros ficarão, ninguém se importou quando as pessoas estiveram aqui.
    Mas amei a resenha, curta, clara e objetiva. Palmas.
    Bjs
    Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Tbm no lançamento fiquei doida pra ler, mas até agora nada rsrs.
    Não gosto de leituras arrastadas sempre acabo largando.
    Depois da sua resenha vou pensar se leio ou não
    Adorei a resenha
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu fiquei atraída só por causa da Playlist e já baixei o livro, mas estou sem tempo para ler. Tentarei realizar a leitura nas férias.

    http://loucurasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Não li o livro, mas quero e muito, eu gosto do tema proposto, mas sua resenha foi a unica que achei 100% sincera e por isso assim que tiver a oportunidade d eler, irei sem expectativas, para enfim gostar (torcendo)
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie! Recebi a amostra da editora e gostei bastante do tema, mas a forma como foi abordada só na amostra já me deixou desanimada e acabei nem fazem as primeiras impressões deles.
    Achei lindinho o kit que vem com os parceiros, pena que não fui selecionada.
    Parabéns ela resenha.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  18. Oi

    Comecei a ler esse livro e ainda não terminei, gostei do livro aborda esse tem e outra coisa que gostei bastante nesse livro é a trilha sonora, pretendo terminar de ler pra ver como foi conduzida a história.

    Bjss

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre