#BatePapo.com #11 - Carolina Gama


Olá Pessoal!!!
E como já era de se esperar, óbvio que abrirei esse projeto com a ilustre pessoa que iniciou o projeto e que me apresentou a literatura nacional da forma mais divertida possível.

Para quem não conhece, essa é a chance de conhecer a Carol, uma super amiga, super blogueira!!!

Seja bem vinda Carol, a casa é e sempre será sua!!


Porque ser blogueira, e por quanto tempo seguiu essa carreira?

Não sei dizer o que me levou aos blogs, Kell, mas sei que sempre gostei de internet. Eu era do tipo que lia bastante, mas que gostava de comentar sobre os meus hobbies com quem quisesse saber. Então, um belo dia, criei um blog. Não lembro bem a idade que eu tinha no primeiro, que era um diário, mas faço parte das blogueiras que batiam ponto no "Evelyn's Place" e no "Templates By Marina". Desde então, tive quatro blogs, cada um com seu estilo e percebi, ao longo dos dois últimos (um sobre esmaltes, que dividia com as amigas e um de entretenimento), que tinha espaço para tudo. Foi quando dividi o último no "Entre Livros" e no "Textos de Carol" (2011) e me tornei blogueira literária. Hoje só comando o "Ensaiando", uma mistura dos dois últimos que citei, mas espero seguir esse caminho sempre, não penso em parar.

De onde surgiu a ideia da Maratona Setembro Nacional?

O Setembro Nacional veio de uma vontade que eu tinha de abrir espaço para os nacionais no "Entre Livros". Eu estava começando a escrever mais, a ler mais e achei que não era justo ver poucas divulgações de autores nacionais, ainda mais descobrindo alguns tão bacanas. Foi quando uma amiga me deu ainda mais corda e sugeriu que além do mês nacional, eu fizesse uma maratona. Fiquei tensa, achei que não ia dar conta de tanta postagem, mas deu certo.


Qual o aspecto mais positivo desde a criação da Maratona?

O tanto de gente bacana que pude conhecer, entre blogueiros, autores e leitores. Gente que até hoje, com outro blog, me apresenta livros novos, pede dicas e fala do projeto. Você é uma!


Como você vê a Literatura Nacional no nosso país?

Vejo como uma coisa que poderia ir muito mais longe se tivesse mais apoio. Acho que ainda é pouco, apesar da quantidade de editoras abrindo os olhos para os nacionais, ou começando, da quantidade de talentos surgindo, que é bem maior do que quando comecei a "blogar" e apesar dos nomes que já despontaram e despontam hoje no Brasil. Acho que estamos dando um passo muito legal, acho que a ideia de publicar de forma independente ou de explorar nichos como o da leitura digital só agregam, mas falta reconhecimento e falta instigar a leitura.



Como vê a relação entre autores e blogueiros?


Eu não converso tanto com os que conheço em relação a isso, mas sempre penso que assim como um autor precisa de divulgação, um blogueiro precisa de público. Tem que ser uma relação sincera. Um autor não pode exigir uma resenha positiva e um blogueiro não pode exigir um livro para sortear, sabe. Acho que tudo parte do respeito e da famosa troca. Se um pode e quer ajudar o outro, ok. Se só um pode e quer ajudar, vai do outro aceitar ou não. Acho que um não pode tirar o outro pelo que prefere ou não em relação ao seu meio de trabalho.


E entre blogueiros e editoras?


Acho que as editoras têm aliados nos blogueiros. Não acho que devem sair presenteando cada um com um catálogo inteiro, não é isso, elas têm regras, mas acho que podem valorizar mais os blogueiros investem nelas. Lembrar deles, citá-los. É óbvio que administrar 500 blogs parceiros é difícil e não é algo rápido, mas é uma troca. Acho que precisam reparar mais na qualidade, enquanto os blogueiros precisam dar maior atenção ao que leem e pensar que ser blogueiro também requer compromisso, é como um trabalho qualquer.


Qual livro te despertou para a Literatura Nacional?

"Sob A Luz dos Seus Olhos", da Chris Melo.



Quem te acompanha sabe que por N motivos você acabou fechando o blog, pretende voltar?



Não digo nunca para nada, Kell, não agora que aprendi, mas não pretendo voltar com o "Entre Livros" porque é como se ele ainda estivesse lá, só que sob um nome diferente, um layout diferente e uma política nova. Quando resolvi começar o "Ensaiando", eu sabia que sacrificaria bastante, ainda mais por querer começar sem parceria alguma e não querer aproveitar seguidores e curtidas do blog anterior, embora ele não fosse grande como tantos que curto. Mas achei que era hora de definir o conteúdo que eu tinha e direcionar as coisas, até porque eu escrevia pouco, queria escrever mais e sabia que não ia sossegar e me sentir em paz se não fizesse alguma coisa. Corri um risco, né, agora é não ter medo do zero.



Quais as maiores dificuldades que você enfrentou como blogueira?



A falta de tempo, fato! Muita gente acha que blogueiro só vive para o blog, seja do que for, mas não é assim. Dividir um blog com curso, faculdade, trabalho, academia e vida social faz de você alguém que troca a vida social pelas facilidades da internet. Chega uma hora que não é saudável. Fora que eu queria dar atenção maior aos parceiros e cumprir com o que eu mesma sugeria para o blog e não conseguia, mesmo contando com amigas no processo. Eu sou chata e meio perfeccionista em relação a isso, então um vira-tempo teria sido perfeito...



Cite três blogs que você considera um exemplo para os iniciantes.



Ai, Deus, vou numa tacada só: Di Moça, Magia Literária e Livros & Fuxicos.



Vamos brincar de Ping Literatura? !!!

Vamossss! :D

Um autor:
- J.K. Rowling

Um Livro:
- A Última Chance, de Karen Bringsbury

Uma Editora:
- Novo Conceito

Um gênero literário:
- Romance! Emoji

Ser blogueira é:
- Perder a hora de qualquer coisa lendo e ainda assim ficar satisfeito (a). rs

Um quote que marcou sua vida:

- "Naturalmente está acontecendo dentro da sua cabeça, mas por que é que isto deveria significar que não é verdadeiro?" - Alvo Dumbledore.

Kell, muito obrigada pela entrevista e pela homenagem! Você não sabe como fico contente de ver que o que eu tentei realmente valeu a pena. Beijos e sucesso!!!

Carol, eu que agradeço! Agradeço pela linda ideia que me aproximou da Literatura Nacional, agradeço sua amizade, sua parceria e sua paciência, sempre me ensinando várias coisinhas novas, quando o Paraíso era apenas um cantinho desconhecido, é uma honra abrir esse projeto com um #BatePapo.com com você!!!

Sucesso sempre flor..

Postar um comentário

32 Comentários

  1. Muito boa mesmo sua entrevista Kelly :D
    Não tenho tanta facilidade pra realizar perguntas, admiro quem o tem...
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tico!
      Pra mim algumas vezes flui fácil, mas só quando tenho muito contato com pessoas.

      Beijokas

      Excluir
  2. Nem quer emocionar a pessoa, né? Adorei, adorei participar e conte comigo sempre! Beijos gigantes, Kell. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre quer Carol kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu que agradeço amr, e pode deixar que ou gritar sim e isso também serve pra você viu?

      Beijokas

      Excluir
  3. Oii, tudo bem?
    Gostei muito da resposta da quinta pergunta, realmente é pura verdade, está de parabéns pelas perguntas, realmente arrasou haha a Novo Conceito é um amor né <3
    Beijos
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda!
      Todas as perguntas estão com ótimas respostas, e siiiiiim a NC é tudo de bom sempre.

      Beijokas

      Excluir
  4. Que simpatia de gente, rs. Não cheguei a conhecer nenhum de seus blog, mas posso te dizer que eu vou lá te dar uma visita. Assim como você, já tive muitos blogs de gêneros diferentes e hoje em dia eu percebo que independente do que eu for abordar o importante é fazer de todo o coração. Ou seja, não paro mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor,
      Esse é meu primeiro e como você apesar da correria e das dificuldades que são imensas, eu não abandonaria por nada esse prazer de escrever e conhecer novas pessoas.

      beijokas

      Excluir
  5. Olá!
    Adorei conhecer a Carolina um pouco. Penso como ela sobre a maior dificuldade dos blogueiros, a falta de tempo. É realmente complicado administrar tudo e ainda tem gente que acha que vivemos para o blog.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,
      Nem me fale em tempo, não sei o que é isso a muito tempo! É muita coisa pra administrar, as vezes da vontade de jogar tudo pro alto e tirar férias kkkkkkk

      Beijokas

      Excluir
  6. Kelly!
    Parabéns pela entrevista! Ficou demais!! Você é muito boa com essas coisas e Setembro Nacional vai ser um sucesso!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu!!!!
      Deu um trabalhinho viu? Kkkkkkkkk
      Espero que seja sim, para todos nós e principalmente para os autores!!!

      Beijokas

      Excluir
  7. Gostei muito da entrevista e do projeto da maratona, infelizmente não poderei participar porque tenho outros compromissos, quem sabe ano que vem ^^

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dani!!!
      Fico feliz que tenha gostado e sei bem como é isso, nós do paraíso ja estavamos com isso programado a algum tempo!!!
      Ano q cem concerteza vc estara com a gente nesse projeto!

      Beijokas

      Excluir
  8. Oi oiii!
    Adorei a entrevista, principalmente as respostas da Carol, concordo com quase tudo que ela falou sobre blog e parceria.
    Ainda não estava sabendo da maratona e curti bastante o projeto, mas não vou poder participar :(
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gabi!!
      Fico feliz que tenha gostado da entrevista, e não se preocupe, vamos nos organizar para promover a mesma todos os anos!!

      Beijokas

      Excluir
  9. Adorei conhecer a Carolina e entender um pouco mais sobre o trabalho de uma blogueira literária. Acredito que muitas editoras, principalmente as pequenas que estão abrindo seus leques literários estão perdendo por não fazer parceria com blogueiros. Parabéns a vocês que trabalham pela literatura nacional e amam o que fazem. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Chellote!!!
      Nossa vida de blogueira não é facil, mas fazemos de tudo por esse trabalho qie amamos tanto, e concordo com você, muitas editoras perdem nosso apoio por não nos dar oportunidade e algumas perdem por preferirem numeros!!!

      Beijokas

      Excluir
  10. Oie! Não conhecia a utora, mas achei incrível essa entrevista. Deus para conhecer um pouquinho do seu trabalho.

    Beijos,

    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Daiane,
      A carol além de autora é blogueira tb!!
      Fico feliz que tenha gostado!

      Beijokas

      Excluir
  11. Amiga linda, tudo bem?
    Estou morrendo de saudades de você. Espero que esteja tudo bem.
    Eu sinceramente não conhecia a autora, mas gostei bastante da sua entrevista, porque assim soube um pouco dela e também de seu trabalho que é o que mais me interessa. Espero poder ter a oportunidade de ler sua obra. Adorei as perguntas e as respostas que vocês fizeram. Ficou muito legal.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-paradoxo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil,
      A Carol é um amor de pessoa, e mais uma blogueira que vira autora!! A obra dela esta disponível no Amazon, lê sim

      Beijokas

      Excluir
  12. Oii!

    Não conhecia a Carol, mas achei ela super simpática! Gente! Amo esse quote que ela escolheu! Na verdade amo todas as sábias frases do Dumbledore <3
    Amei essa entrevista ^^

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ka,
      Fico feliz que tenha gostado, essa foi a forma que encontramos para homenageá-la

      Beijokas

      Excluir
  13. Olá!
    Adorei a entrevista! Acho que a maioria das blogueiras que acabaram sendo blogueiras literárias tiveram 3843984523 blogs antes hahahah
    Bem legal essa ideia da maratona nacional!
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jess,
      Vou te contar que o paraíso foi meu primeiro e unico até agora kkkkkkkkkkkkk

      Beijokas

      Excluir
  14. Kelly, muito bacana você começa a maratona entrevistando quem idealizou.
    Gostei de conhecer mais sobre ela, o que ela acha da relação bogueiros e editoras, que concordo demais.
    Que a nossa literatura cresça mais ainda.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Que bacaa essa entrevista. Gostei do que ela disse sobre a relação blogueiroxeditora e também da falta de tempo para blogar. Adoro ler sobre esses assuntos e curti a entrevista.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Obrigada, meninas! Fico feliz que tenham gostado e que pensem como eu em algumas coisas. Eu também acho que a Kell caprichou! Beijos e muito sucesso, Kell. A edição foi dez!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Muito legal a entrevista e muito bom saber mais sobre a blogueira. O projeto parece ser maravilhoso, esse ano uma das minha metas literárias é ler mais nacionais, e vistando blogs conheci muito livros bons que já estão na minha lista de desejados, porém só irei realizar a leitura no próximo ano. Concordo com você em relação as editoras, vejo alguns blogueiros que tem parceira e de alguma forma parece que vivem para tal editora e elas não valorizam o trabalho do blogueiro. Como você mesmo disse é uma troca.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre