[Resenha] Roleta Russa - Jason Matthews

Título: Roleta Russa
Autor: Jason Matthews
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Páginas: 426


Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo.
Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR.
Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.


Oi oi gente! Tudo certo?
Hoje trago para vocês a resenha de um livro diferente do que costumo ler. Eu o tenho em minha estante há mais de um ano, mas só agora decidi que era o momento de ler.
Em Roleta Russa somos apresentados há uma verdadeira trama de espionagem. Escrito por um agente da CIA, só consigo pensar que tudo relatado naquelas páginas foi o mais fiel possível à realidade.

Na trama temos duas nações representadas por agentes capacitados, que em muitos casos são levados às últimas consequências para conseguirem o que seus países de origem querem.
Dominika é uma garota especial. Desde muito pequena a sua percepção do mundo é diferente e embora isso a ajude em muitos aspectos, em alguns casos interfere em sua forma de julgamento e discernimento. Após ver seu sonho de atuar no balé Bolshoi ir por água a baixo e em um golpe duro ter que encarar a morte do pai, Dominika é convencida por seu tio, Vania Ergorova, à entrar para o SRV, o serviço secreto da Rússia.
Cedendo à pressão do tio e tentando preservar a mãe tanto quanto possível, Dominika se vê envolvida na teia de espionagem. Usando da beleza da jovem, seu tio a convence à ir para uma escola cujo único objetivo é treinar os agentes e torna-los experts na arte da sedução para fins de espionagem.
Do outro lado da trama temos o americano Nate Nash, um jovem que tem em suas mãos um informante do mais alto nível, já que ele encontra-se infiltrado dentro do SRV. Quando Vania descobre a relação de Nate com um de seus homens, ele logo destaca a sobrinha para o caso, então Dominika tem em suas mãos o desafio de fazer Nate, um agente mais do que treinado e capacitado, abrir a boca e entregar a identidade de seu informante.
Apesar de todo preparo e técnica que ambos sabem, Dominika e Nate se veem atraídos, e isso de certa forma compromete alguns aspectos da missão, tornando tudo mais delicado e secreto do que já era, isso por ambas as partes.
Falando assim, parece que Dominika e Nate vivem um romance tórrido em meio a investigação, mas isso de fato não ocorre. Visto que esse não é o foco da história, o romance acaba ficando em segundo plano, o que me desanimou um pouco, já que eu esperava um pouco mais nesse aspecto.
A história é bem intensa, densa, detalhada e em algumas partes retratada com frieza. Tanto as missões, quanto as execuções e as técnicas de tortura. Em meio às páginas é possível ter ideia do que o poder é capaz de fazer com as pessoas e o quanto ele pode influenciar significativamente na vida de outras.

Personagens secundários: A narrativa conta com uma quantidade relativamente grande de personagens e em alguns momentos me perdi no enredo, principalmente por usarem mais de um nome para a mesma pessoa em questão.
Os personagens são complexos, com personalidade forte e em muitos momentos fazem com que o leitor fique apreensivo, sem sabe se de fato são confiáveis, mas quando isso é retratado por Dominika, tudo fica mais claro.

Capa e diagramação: A capa é linda, misteriosa e retrata muito bem uma passagem do livro. A história é narrada em terceira pessoa e a diagramação é simples.
Com muitas palavras escritas em russo e muitas deles sem uma explicação clara do significado, isso acabou sendo um ponto negativo. Por outro lado, achei bem legal o fato de ao final de cada capítulo ter a receita de um dos pratos consumidos durante o capítulo.

Comentários: Desde já peço que me desculpem por não separar nenhum quote, mas de fato não vi dada em especial que queira destacar. Li o livro há mais ou menos três semanas e ainda estou sem conseguir me expressar muito sobre ele. Acho que criei um pouco de expectativas demais com relação ao romance por conta da premissa e quando o mesmo não foi tudo o que eu esperava, me frustrei.
O livro é bom, mas não é algo que eu gostaria de reler, pelo menos num futuro próximo. Ele não me conquistou da mesma forma que outros romances policiais fizeram, como no caso de “O Aliciador”, também já resenhado por mim.
Apesar de tudo dei três estrelinhas e a musica escolhida para a leitura foi Tiptoe, do Imagine Dragons.

Postar um comentário

16 Comentários

  1. sempre quis ler esse livro, acho a história bem interessante, os personagens são bem construídos, e amo livros que saem do eixo EUA. é sempre bom dar uma variada né. e a Rússia me encanta, com todos esses mistérios, sedução e fidelidade que constrói o mundo da espionagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claorice, nunca tinha lido nenhum livro nessa linha. Gostei bastante, mas como disse, no meu ponto de vista, faltou um algo a mais. Mas vale a leitura, sem duvidas, da pra aprender muita coisa ;)
      Bjos

      Excluir
  2. Gostei da resenha, Camila, retratou muito bem todas as suas emoções durante o livro. Sempre vejo esse livro na biblioteca, mas nunca tomei coragem de pega-lo para ler, porém, mesmo depois de sua resenha, o irei fazer. Mesmo que algumas partes do livro não tenha te agradado, a história me chamou bastante a atenção e espero gostar mais que você. Enfim, parabéns pela resenha!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, obrigada!
      Achei muito válida a leitura, mesmo não tendo me agradado 100%. Se você já tem vontade de ler, acho que deve tentar. Venha me contar depois o que achou ;)
      Bjos

      Excluir
  3. Oi Milla, ao contrário de você, o que mais me fez gostar do livro, a partir da sua resenha, foi o fato de o livro não focar no romance. Adoro romances policiais e achei a premissa muito bem elaborada. Vou inclui-lo na minha lista. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse!
      A questão do romance é que a sinopse faz parecer que foi algo arrasador, que os deixou completamente perdidos de amor à ponto de desafiar a tudo e a todos, mas na verdade a coisa é bem mais contida, por isso fiquei frustrada. Esperei uma coisa e tive só metade do que foi dito...
      O livro é bom, muito bem escrito e se vc se atentar à espionagem, é realmente muuito bom.
      Bjos

      Excluir
  4. Oi oi
    Não li esse livro, mas vi resenhas em que falam bem outras não!
    Vou fazer o contrario de você, não vou criar expectativas antes de ler rsrs
    A premissa é boa e marquei o nome...

    Beijoos
    blogmaiscafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeh!!
      O melhor é isso mesmo, ir sem expectativas, assim você não se frustra hahahahaha
      Bjo, boa leitura!

      Excluir
  5. Milla, adoro isso de você colocar a música da hora da leitura.
    É algo inusitado pra mim, normalmente não consigo ler e ouvir música.
    Eu não leria o livro porque não gosto de romance policial, então esse eu pulo.
    Espero que você embarque numa leitura mais empolgante agora.
    Bjinhos!

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deby!
      Não consigo viver sem trilha sonora, quem dirá ler sem uma hahahahaha
      Agora vou voltar à minha zona de conforto e ler um romance daqueles que acho que vai me tirar o fôlego. Logo trago resenha ;)
      bjos

      Excluir
  6. Oi Mila!
    Eu também tenho esse livro aqui há mais de uma ano, mas ainda não me animei a ler, rsrs. Como vc disse, tenho a impressão de que é um livro que não traga nada de muito especial, então não me sinto motiva por ele.
    B-jusss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina! =D
      Me decepcionei com a leitura pq criei muita expectativa. Comprei pensando que seria uma coisa, mas acabou sendo outra. Gostei do livro, achei legal, mas só. Serviu mais como uma lição de história sobre a espionagem Russa.
      Bjos

      Excluir
  7. Primeira vez que ouço falar desse livro e tenho que dizer que não me despertou muita curiosidade. A história parece ser boa, mas sei lá, sinto que existe tantos outros livros incríveis para eu perder tempo com algo que não me atrai muito.
    Adoro Imagine Dragons e vou correndo ouvir essa música que você indicou.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gu!
      siim, esse livro não seria prioridade na minha lista. Acabei lendo ele nesse momento por sentimento de culpa, ele estava aqui há um tempão. É bem escrito, mas há outros gêneros que me cativam mais.
      Ouça, os caras são foda, acho que vc vai adorar ;)
      Bjos

      Excluir
  8. Oi Mila!!
    Adorei a capa do livro e esperava mais dele, mas sua resenha me deu uma broxadinha!! Achei que o livro seria mais UAL, mas ele não parece ser tudo o que promete, neh!? Vou deixar ele aqui anotadinho pra dar uma olhada depois, mas não vai para o topo da lista não!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Quando vi essa capa e a premissa, criei mil teorias e expectativas, mas acabou que o frio da Rússia me envolveu e o livro não foi isso tudo. Não me entenda mal, a história é boa, mas a premissa romantiza um pouco as coisas e quando você acompanha a história do começo ao fim, vê que a coisa não é bem assim.
      Leia quando tiver a oportunidade, vai que ele te agrada mais do que a mim.
      bjos

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre