[Resenha] O Aliciador - D. Carrisi

Título: O Aliciador
Autor: D. Carrisi
Páginas: 433
Ano: 2010
Editora: Record



O criminologista Goran Gavila e a equipe de homicídios enfrentam um caso perturbador: seis braços direitos de meninas entre 9 e 13 anos são desenterrados em um bosque. Cinco das crianças identificadas haviam desaparecido na última semana. Conforme os cadáveres emergem, as esperanças de que a sexta menina esteja viva provocam uma corrida contra o tempo, mas, em vez de levarem a equipe ao culpado, as pistas revelam-se parte de um plano friamente arquitetado pela mente cruel e brilhante do assassino.




Oi oi gente, tudo bem com vocês? Estou de volta trazendo mais uma resenha e dessa vez nada de clichê ou romance água com açúcar. Para sair um pouco da rotina, a resenha de hoje é do livro O Aliciador, um thriller policial que será um verdadeiro prato cheio para os fãs de séries policiais e que tenham curiosidade sobre como funciona a mente de um serial killer.


A história tem início quando acidentalmente dois garotos e um cachorro encontram uma clareira em um bosque. A princípio isso é algo normal, que poderia acontecer com qualquer um, se não fosse pelo fato do cachorro resolver cavar o terreno e encontrar o braço de uma criança enterrado.


Após as autoridades locais serem comunicadas, uma mega operação é montada no local e outros cinco braços são encontrados. Um a um eles vão sendo identificados como de crianças desaparecidas na ultima semana, exceto por um, que foi enterrado recentemente e nada se sabe da menina em questão. Com a possibilidade de a criança ainda estar viva, a equipe de Goran Gavila, juntamente com a detetive Mila, uma especialista em encontrar crianças desaparecidas, passam a correr contra o tempo, tentando chegar o mais perto possível de identificar a criança desaparecida e o serial killer.


O maior desafio que a equipe tem pela frente é solucionar um caso, que tem como alvo um assassino em série, frio e calculista, que executa tudo com perfeição, sem deixar nenhum rastro para trás. Devido à isso, muitas vezes eles se veem caminhando sem sair do lugar.

Conforme vamos avançando na narrativa, acabamos por conhecer intimamente a vida dos personagens secundários, e em muitos pontos isso acaba sendo surpreendente, não necessariamente de forma positiva. Em muitos momentos o autor nos deixa às escuras, assim como os detetives, e isso me estimulou totalmente a continuar a leitura, querendo saber logo o que aconteceria à seguir. A verdade é que quanto mais entramos nesse lugar escuro e conturbado que é a mente de um serial killer, mais surpreendente e sufocante a coisa vai se tornando.

Muitos segredos e informações são revelados ao longo da trama e se você for um leitor atento, vai conseguir sacar logo de cara quem tem “rabo preso”. Confesso que a identidade da garota que eles estão tentando salvar me pegou totalmente de surpresa.
Em mais de um momento julguei saber demais sobre os personagens e também foram muitas às vezes em que o autor me deu uma volta e provou que eu estava errada. Não que eu esteja reclamando, porque a verdade é que gostei de ser surpreendida pelo desenrolar dos fatos, e de mergulhar de cabeça no presente e no passado dos personagens. Isso fez toda a diferença no caso e só fez provar que muitas vezes não conhecemos as pessoas que são próximas a nós.

A cronologia do livro é um pouco variável. Também preciso ressaltar que em alguns pontos recebemos muitas informações sobre a vida de alguns personagens e por mais inútil que isso possa parecer à principio, ela são de suma importância para os leitores que desejam desvendar o mistério antes dos detetives.

Eu poderia passar horas e horas aqui e jamais conseguiria transmitir a vocês toda a intensidade do livro, por isso sugiro que se joguem sem medo e que aceitem ter sua inteligência desafiada, porque isso acontece a todo tempo. Eu adorei o fato de diversas vezes durante a leitura eu me ver ali, junto da equipe, reunindo provas, discutindo possibilidades, e vivendo toda a tensão do momento. Foi quase que um teste de resistência para a pessoa ansiosa que vos escreve hahahaha.

Personagens secundários: Sendo todos muito bem desenvolvidos, eles são imprescindíveis durante toda a trama. Em determinados pontos eu poderia dizer que muitos deles acabam tendo seus momentos de destaque.

Capa e diagramação: A capa é simples, com fundo preto e que tem como destaque um homem cabisbaixo, que me remete ao desespero, arrependimento, vergonha ou o simples fato de sermos capazes de cometer atrocidades e ainda assim ocultarmos nossa identidade nas sombras.

A diagramação é simples e em alguns momentos as informações chegam ao leitor não apenas por diálogos, como também por e-mails e cartas.


Quotes:
"Deus é silencioso. O diabo sussurra..." 
"Nestes casos, mergulhamos nas sombras e quando retornamos, uma parte desta escuridão nos acompanha, como uma sujeira na sola do sapato, da qual não podemos nos desfazer."
" Não se sobrevive a um serial killer. Chorar, desesperar-se, implorar, não adianta nada. Ao contrário, alimenta o prazer sádico do homicida. A fuga é a única possibilidade da presa. Mas o medo, o pânico e a incapacidade de compreender o que está acontecendo joga a favor do predador."
"A gente pensa que sabe tudo sobre as pessoas que nos cercam, mas na verdade, ninguém sabe nada..."

Comentário: Repleto de mistério, tensão e segredos, O Aliciador é leitura indispensável para os fãs do gênero. Não sei se consegui passar toda a intensidade do livro para vocês, mas ele me prendeu da primeira à ultima linha e quanto mais eu lia, mais eu queria ler. Amo quando o livro me prende, quase que literalmente. Por incrível que pareça, dei cinco estrelinhas e minha indicação musical é Breath of life, da Florence and The Machine.
Agora quero saber de vocês, quais são os gêneros mais gostam de ler? Me indiquem um livro, quem sabe ele aparece resenhado por aqui.  ;)



Postar um comentário

34 Comentários

  1. Nossa, que historia incrível.
    Realmente parece ser um daqueles livros em que se você piscar perde algo muito importante.
    Acho que será incrível percorrer junto com os personagens o caminho para descobrir quem é o assassino.
    Fiquei impressionada com esse crime e com a possibilidade de haver uma menina viva.
    Gostei dos personagens secudarios, de ver que foi dado à eles uma importancia na historia.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamires, que bom que gostou!
      Sim, o livro é bem dinâmico e a todo momento surgem novas informações. É simplesmente viciante. Só consegui parar de ler quando chegou ao fim =x hahahahah
      Bjos

      Excluir
  2. Oi Camila!
    Esse é o tipo de livro que eu mais gosto, ainda mais quando tem todos esses personagens secundários bem trabalhados. Acho que um Thriller nunca pode ser só sobre o assassino ou o detetive, sempre acho que o livro precisa de mais personagens e O Aliciador parece que não decepciona. Jà vou adicionar ele aqui no Skoob pra eu não esquecer de procurar ele por ai!
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lumartinho!!
      Confesso que esse não é o meu gênero favorito, embora eu seja apaixonada por séries policiais.
      O livro todo foi muito bem construído e não deixa em nada a desejar. É bom demais! ;)
      bjos

      Excluir
  3. Camila, parece ser um livro bem dinâmico e empolgante, assim como também bem desenvolvido.
    Não nego que a história seja instigante, porém não me despertou vontade de ler, pois não curto policial.
    Mas gostei muito da resenha.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah!! =D
      Poxa, que pena, a história é realmente instigante, mas se não é um gênero que você gosta acaba não sendo uma leitura prazerosa.
      Fico feliz que tenha gostado, obrigada!
      Bjos

      Excluir
  4. Olá Camila, o livro tem uma capa muito diferente, mas não me empolguei com o enredo, a história não me chamou atenção!
    Mas a sua resenha ficou muito bem escrita!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela!
      A capa por si só já diz muito do livro, mas esse foi um dos casos em que não julguei o livro pela capa koakoakoako
      Obrigada, bjos!

      Excluir
  5. Oi Camila, fiquei muito curiosa para ler esse livro, adoro um bom thriller policial, e esse é sobre serial killer? com certeza irei procurar para ler !

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kétrin!!
      siiim, é sobre um serial killer. As vítimas são garotas, com faixa etária entre 9 e 13 anos. Recomendo totalmente o livro ;)
      bjos

      Excluir
  6. Gêneros assim é o que me agrada bastante, principalmente por conter segredos e mistérios! O livro me atraiu exatamente por isso, porque mesmo ele se tratando de uma história cruel, ele prende o leitor por ter esses elementos na leitura, que, para mim, é ótimo. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis, se esse é um gênero que você gosta, só posso sugerir que você se jogue nessa leitura. Já li alguns livros do Sidney Sheldon, que são tão bons quanto. Depois que ler, me conta o que achou ;)
      Obrigada!!
      bjos

      Excluir
  7. AA EU GOSTO DE ROMANCES CLICHÊS RSRS
    Tenho que sair um pouco da rotina tbm sabe e ler mais sobre outros gêneros
    Pra ler esse livro vi que precisa de atenção muito bom saber pq as vezes esses pequenos detalhes deixo escapar
    Adorei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!! =D
      Confesso que também sou uma fanática de clichês, mas como você disse, as vezes é bom variar e esse me tirou completamente da minha zona de conforto literária, embora eu assista muitas séries policiais.
      hahahahaha
      Obrigada! =D
      bjos

      Excluir
  8. Amei a resenha!!!! Esse é meu gênero literário preferido e adoro todas essa sensações que esse tipo de livro nos causa, exatamente como você descreveu. E tudo o que você falou sobre os personagens, o mistério, enfim... me deixaram muito curiosa por essa leitura. Ultimamente, muitos bons autores desse estilo estão surgindo e to adorando descobrir isso. Bjs

    http://territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse, que bom que gostou!! =D
      Se esse é um gênero que te agrada, vá com tudo! O livro é realmente intenso, nunca havia lido algo assim. Foi surpreendente de uma maneira muito positiva. Adoro ver como a cabeça de um serial killer funciona hahahahahah
      Bjos

      Excluir
  9. Olá, Kelly! Tudo bom?
    Acredita se eu disser que nunca li livros desse gênero? Sinto que preciso expandir minhas leituras urgente. Adorei o enredo desse livro. Achei forte! Coisas que envolvem crianças e assassinato acabam me tocando muito, imagino que em emocionaria muito c om esse livro, ao mesmo tempo que ele deve tirar o fôlego do leitor.

    Vou procurá-o para ler.
    Resenha ótima!
    Bjão
    Diego França
    Blog Vida e letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego!!
      Heeey, sempre tem uma primeira vez. Ta ai uma oportunidade para se aventurar por outro gênero literário.
      A caçada em busca da menina que pode estar viva e a perseguição ao assassino é simplesmente fantástica.
      Se arrisque nessa leitura, garanto que não vai se arrepender =)
      Bjos

      Excluir
  10. Nossa, não conhecia o livro, mas depois dessa resenha já sei que preciso dele o quanto antes. Adoro policiais e quando há crianças envolvidas, a carga emocional sempre é muito maior. Espero gostar da leitura tanto quando você. Foi direto para a minha lista.
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecília!! =D
      Acho que esse livro não teve tanta divulgação quando foi lançado. Um dia vi na livraria e achei que seria um bom presente pra sogra hahahahahaha (ela ama ler esse gênero).
      Depois me conta o que achou ;)
      Bjos

      Excluir
  11. Oi Camilla!
    Adorei sua resenha e o livro parece ser muito bom, ms tenho que confessar que esse gênero não é nem de longe o meu preferido. O suspense me angustia um pouco... mas quero dar uma chance para esse livro, quem sabe não mudo de ideia.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha =)
      Aaa esse é um gênero que realmente não agrada todo mundo, mas se está curiosa e disposta a tentar, acho que é um bom livro. Espero que ele te fisgue ;)
      Bjos

      Excluir
  12. Uau que livro intenso,daqueles que dá até um nó no cerebro.Eu não sou acostumada com livros policiais mas os que li até agora todos me surpreenderam,passei o livro todo achando que já tinha resolvido o caso quando na verdade só estava sendo enganada,fico com raiva mas amo quando isso acontece.Eu não conhecia esse livro mas agora já sei o que pedir de presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      Siim, o livro é bem intenso e a trama muito bem desenvolvida. Confesso que teve partes em que eu queria aplaudir o maldito serial killer, o cara é realmente um gênio do mal!
      hahahahah sim, é um pouco frustrante, mas acaba sendo legal.
      Wee, livros sempre são um bom presente ;)
      Bjos

      Excluir
  13. Se a resenha já me instigou dira´o livro.
    Quero vê logo esse aliciador quebrando a cara e se dando mal, porque na.
    Quanta maldade.
    E mesmo que este não seja um daqueles tipos de livros que costumo ler muito, fiquei ansiosa agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liih!!
      É um verdadeiro jogo de gato e rato, um persegue daqui, o outro se esquiva dali, sempre mantendo o leitor pilhado para ver o que acontece a seguir. Fui surpreendida em alguns aspectos por esse livro. Vale a leitura ;)
      Bjos

      Excluir
  14. Minha nossa senhora '-',a primeira impressão é que o livro é meio macabro(pelo menos não foram cabeças,né?).
    Bom,o que me irrita no gênero policial é que as vezes ele consegue ser mais clichê que os romances,na maioria das vezes o meu palpite de quem é o culpado está sempre correto.Não vou fingir que a resenha não me surpreendeu,esperava que o livro fosse mais voltado pro previsível,acho que depois da sua opinião acabe vendo nele um desafio.
    O ultimo policial que eu li foi Os Homens Que Não Amavam As Mulheres,um livro perfeito que eu recomendo com toda certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jayne!!
      olha, foram apenas braços, mas teria sido bem interessante se fossem cabeças hahahahahahaha
      Sim, os políciais podem ser bem clichês, mas garanto que esse não é o caso. É algo completamente inesperado, e olha, a coisa toda vai muito além de do serial killer.
      Caramba, ja vi que temos um gosto muito parecido!! Os homens que não amavam as mulheres e os outros livros que compões a trilogia são os meus favoritos. Se fosse pra eu fazer uma lista com as melhores personagens femininas que já conheci, a Lisbeth sem duvida estaria entre as 3 primeiras!
      =D

      Excluir
  15. Não conhecia o livro, mas pela sua resenha já estou louca para lê-lo!
    Capa linda, na minha opinião.
    História que prende né? kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovanna!!
      Não tem como não ficar tentada a ler, verdade? Acho que você vai se surpreender bastante com as reviravoltas, que não são poucas.
      Sim, a capa é bem intensa.
      Depois conta o que achou ;)

      Excluir
  16. Ah, eu preciso desse livro!
    Esse gênero é exatamente um dos meus preferidos, e essa trama me lembrou todas as minhas séries preferidas. Não consigo resistir a uma investigação e a um bom mistério, então esse livro seria um prato cheio pra mim. Já está na minha listinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, você precisa desse livro hahahahahaha
      Se é fã de séries polícias, você vai simplesmente amar esse livro.
      Espero que ele te surpreenda tanto quanto fez cmg ;)
      Bjos

      Excluir
  17. UAU! NECESSITO DESSE LIVRO, NECESSITO!
    Amo livros policiais, apesar de não ter lido nenhum, hahaha! Adoro qualquer coisa que envolva mistério, e ainda mais quando se ter um serial killer.
    Adorei tudo o que você falou sobre a história, e já até me peguei pensando em personagens que poderiam ter rabo preso, hahaha. Confesso que sou um mestre em descobrir as coisas antes dos detetives, até porque eles se recusam a ver o que estam na frente deles.
    Adorei a resenha e fiquei louco pelo livro.

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo!!
      Confesso que li pouca coisa do gênero, mas tudo que li foi muito bom. Se gostou dessa resenha, acho que você deveria ler também "O Escaravelho do Diabo".
      É um livro muito bom também.
      Depois que ler, venha me contar se conseguiu resolver o caso antes dos detetives ;)

      Excluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre