[Projeto Literário] #02 - Tag Novembro Azul, Alerta Azul

Novembro Azul, Alerta azul!



Olá galera? Tudo bem? 
Estamos no fim de novembro e eu achei interessante o tema debatido este mês, sobre o câncer de próstata.
Após o fenômeno A Culpa É Das Estrelas se alastrar pelo mundo, muitas pessoas começaram a repensar seus conceitos sobre câncer, pois os protagonistas possuem câncer – Hazel tem câncer na Tireoide e Gus teve câncer nos ossos, que posteriormente voltou.
Acredito que o tema retratado seja algo muito bom, pois muitas pessoas são vítimas dessa doença maligna e só descobrem quando já esta em estado avançado, por falta de informação. Quer queira ou não, John Green conseguiu passar um tipo de alerta para nós, não só para os tipos de câncer retratados no livro, mas no geral.


O câncer de mama - tema do outubro rosa -, sempre foi algo polêmico, inclusive, por causa das brincadeiras nas redes sociais feitas dentre muitas mulheres, que chegaram até a televisão. Porém, algo que ainda não tem muita repercussão apesar de ter um mês dedicado a ele, é o câncer de próstata e é sobre ele que vamos falar agora.
Muitas vezes por causa do preconceito da sociedade e por machismo mesmo, os homens evitam de fazer tal exame para detectar um possível câncer de próstata e isso precisa mudar radicalmente.
Segundo o INCA, no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Estimativa de novos casos: 68.800 (2014)
Número de mortes: 13.129 (2011 - SIM)
Fonte: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva.

Após ver esses dados alarmantes, acho que é bom os homens repensarem o conceito sobre o exame de próstata, preconceito e correr para fazê-lo. Antes ouvir piadinhas dos amigos sobre “levar dedada” do que correr o risco morrer deste câncer, não é?
O exame é recomendado para homens a partir dos 40 anos, então, mulheres que tiverem maridos, irmãos, amigos, cunhados... enfim, que conhecerem alguém nessa faixa etária, borá arrastar eles para fazer o exame, e homens, bora levantar o traseiro do sofá e ir fazer o exame!
Cuidem-se, amem-se. Vivam!
Beijos e não esqueçam de visitar meus amigos de projeto.


Rosana Carlos - Tudo que Motiva
Lucas Fagundes - Claquete Literária
Anna Evans - Um tanto Agridoce 
Roana - As Chatas de Galocha
Wesley Vieira - Café com Aroma de Livros
Thalita e Allison - Cemitério dos Posts Esquecidos
Irisvanda Bento Vieira - Chuva e Livros
Gabi - Pieces Of Me
EmyLu - Louquinha por Livros

Organizadoras:

Paac - My Little Garden Of Ideias
Thai - Aroma de Livros
Clau - Meia, Cacau e Livros

Até a próxima ♥






Postar um comentário

1 Comentários

  1. To querendo pegar esse livro para ler, a historia e linda. abraços

    ResponderExcluir

Seja bem vindo!
Muito obrigada pelo seu comentário, sua visita é muito importante para o Paraíso!!
Volte sempre